fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

domingo, abril 29, 2012

O livro Manifestos... foi apresentado ontem na BM das Caldas da Rainha

Na mesa: 
Aida Horta (bibliotecária BMCR), Luís Norberto Lourenço (autor) e Rui Correia (apresentador).

No átrio da biblioteca...

Notícia do "Jornal das Caldas" sobre apresentação do livro...

A cidade das Caldas da Rainha recebeu ontem a primeira iniciativa da Casa Comum das Tertúlias no distrito de Leiria.
O livro "Manifestos contra o medo: antologia de uma intervenção cívica", de Luís Norberto Lourenço, com prefácio do Dr. Luís Raposo, editado pela Casa Comum das tertúlias (Castelo Branco, 2011), foi apresentado ontem, dia 28 de Abril, pelas 16h, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, com a presença do autor, estando a apresentação a cargo do Dr. Rui Correia (Professor de História do Ensino Secundário, autor de vários livros e vereador da CMCR eleito pelo PS), presentes no evento, de destacar os vereadores o Dr. Hugo Oliveira (PSD) e o Eng. Delfim Azevedo (PS) da CMCR e uma saudação especial para o Jorge Santos, pela ajuda na promoção desta apresentação no seu blogue e na sua página do Facebook.

A iniciativa contou com o apoio da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, com especial agradecimento  à sua bibliotecária, Dra. Aida Horta.

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, abril 26, 2012

Luís Norberto Lourenço apresenta "Manifestos contra o medo" nas Caldas da Rainha


Cartaz da apresentação do livro, elaborado por Sérgio Pereira.


Luís Norberto Lourenço (o autor), com Luís Raposo (autor do Prefácio), 
por ocasião da apresentação do livro no dia 10 de Março de 2012, na Biblioteca Municipal de Algés.
Fotografia da autoria de Paulo Sanches.  

A Casa Comum das Tertúlias estreia-se com a organização de uma iniciativa no distrito de Leiria, tendo agendado para a Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, no próximo sábado, dia 28 de Abril, pelas 16h, a 4.ª apresentação do livro editado pela Casa Comum das Tertúlias (Castelo Branco, 2011), "Manifestos contra o medo: antologia de uma intervenção cívica", de Luís Norberto Fidalgo da Silva Trindade Lourenço, com Prefácio do Dr. Luís Raposo (Arqueólogo; Director do Museu Nacional de Arqueologia). Este evento tertuliano conta com a presença do autor e o livro será apresentado pelo Dr. Rui Correia (Professor de História do Ensino Secundário nas Caldas da Rainha; vereador da Câmara Municipal local).
Esta iniciativa conta com o apoio da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

Ver destaque na comunicação local: aqui e aqui.

quinta-feira, abril 19, 2012

Tertúlia com Daniel Sampaio na apresentação de "Lições do abismo" em Cas...



Reportagem da tertúlia de apresentação do livro "Lições do abismo" de Daniel Sampaio, editado pela Caminho, na Escola Superior de Educação do IPCB, em Castelo Branco, a 18 de Maio de 2002, pelas 21h 30m. Organização: Tertúlia (futura "Casa Comum das Tertúlias").
Na mesa (da esquerda para a direita): Luís Norberto Lourenço (moderador; organizador), Daniel Sampaio e Manuel Lopes Marcelo (do núcleo fundador da Tertúlia).
Imagens não editadas. Video da autoria de Sérgio Pereira, com entrevista final por Francisco Berjano.

O mais importante do mundo são as crianças

Todos nós temos a noção de que as crianças são o motor da nossa nação . Enchem-se de conversas banais , infantilidades , mas o que é certo é o período mais desprezado a nível educacional e não qualquer investimento dentro das áreas ludicas , ou das duas , estupidifica-se os petizes como resto da população , não se alimenta o espírito criativo e não existindo qualquer programa que mude as mentalidades dos pais de que os meninos devem ter outras actividades para além do computador,ou da sala de jogar ... francamente no meu tempo haviam os berlindes e as arranhadelas . Lewmbro-me de sair à rua para brincar no meio da chuva,enlamiar-me ,de brincar com os outros miúdos,de inventarmos histórias e criarmos as nossas narrativas. Não sei ! Apenas acho que as crianças deixaram de ser aquilo que é de mais importante no mundo, não as vejam como um produto a atingir , mas sim como futuros cidadãos , capazes de pensar e construir universos que nós nunca imaginamos , porque afinal como dizia o outro o melhor do mundo são as crianças .

quarta-feira, abril 18, 2012

A colecção papéis de sexta regressa: novidade editorial tertuliana

Notícia de última hora!

Acabamos de saber...

Novidade editorial tertuliana sexta-feira nas bancas!

A Casa Comum das Tertúlias


lança mais um número da sua
colecção "papéis de sexta".

Estejam atentos.
Num blogue perto de si.

A não perder...

Etiquetas: , ,

sábado, abril 14, 2012

Paulo Sanches canta Fernando Pessoa na Lapa (Lisboa)



O nosso amigo e tertuliano Paulo Sanches canta Fernando Pessoa na Lapa - Estação Cultural, este sábado, 14 de Abril, pelas 21h 30.

Ouçam o Paulo Sanches aqui.

Memória tertuliana:

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, abril 03, 2012

Manuel Rodrigues Coelho

Manuel Rodrigues Coelho (c. 1555 - 1633) foi um organista e compositor português, proveniente de Elvas.

É tido como o mais importante dos compositores da primeira metade do séc. XVII em Portugal. Depois de trabalhar nas catedrais de Badajoz e Elvas, tornou-se, em 1603, no organista da catedral de Lisboa e membro da Capela Real.

Ocupou em Lisboa, de 1603 a 1633, o cargo de Primeiro Organista da Capela Real de Lisboa, e é principalmente recordado por em 1620 ter editado o primeiro documento musical impresso em Portugal: Flores de Música (hoje na Biblioteca nacional).

De grande erudição musical, deixou-nos peças para tecla que são obras-primas de grande qualidade que ilustram bem um género muito específico da produção musical portuguesa na época do domínio castelhano. De entre outros compositores, Manuel Rodrigues Coelho conhecia a música Orlando di Lasso, e na sua obra Flores de Música faz quatro variações de uma das suas chansons.

Etiquetas: , , ,

Manoel Caetanus Portucalensis

Manoel Caetanus Portucalensis (c. 1712 - 1767) foi um compositor e organista português nascido em Trancoso e que viveu em Coimbra, Lisboa e Portalegre, tendo sido um compositor quase desconhecido entre nós, pois como organista nunca ocupou o cargo de Primeiro Organista em nenhuma capela, tendo percorrido por períodos curtos várias capelas do país, entre as quais a de Salzedas e a de Arronches. A sua notoriedade deveu-se ao célebre Alleluya e a um Magnificat Secundi Toni (compostos para coro polifónico) de que apenas se conhecem algumas peças, combinadas nos estilos alemão e italiano. Compôs música litúrgica e assistiu alguns dos mais importantes organistas, tendo imitado o estilo italiano de Carlos Seixas. Dele também se conheceu a obra Stabat Mater, reunida no conjunto das suas obras Operae Poliphonicae que desapareceram no terramoto de 1755, restando partituras avulsas da sua obra. Partiu para Itália em 1748 e lá aprendeu a técnica contrapontística ao gosto italiano. Em Portugal nunca sobressaiu, optando por apoiar a composição de outros organistas. Morreu de um ataque apopléctico a 27 de Janeiro de 1767 em Évora.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, abril 02, 2012

Demónios Egípcios e Mesopotâmicos: Precisam-se

Apesar da enorme revitalização da história antiga nas suas diversas especilidades. Até agora não foi possível fazer um estudo que possibilitasse uma história da demonologia no Antigo Egipto e da Mesopotâmia em Portugal.

Tanto mais que aqueles que nos acompanham devem estar recordados das crónicas e pesquisas feitas nos últimos dois anos sobre os Sonhos no Antigo Egipto. Os maiores especialistas destas áreas são sem dúvida Edda Brescianni ("La porta dei sogni. Interpreti e sognatori nell´Egitto Antico")e Kasia Spzakoska. Durante esta pesquisa encontrei elementos de uma divindade demoníaca chamada Tabutu (um demónio femenino que surge em sonhos a Setna (conto demótico),que seduz a personagem deste conto e o incita a matar a família em troca de prazer e sexo,para além de ter todas as riquezas. Estas frases faz-nos recordar o episódio de Cristo e o Demónio no alto das montanhas."Tudo isto será tem s eprostado me adorares".Daqui até encontrar vestígios de pesadelos até entrar a uma comparação entre morte e sonho foi um instante. Se nestas mitologias existiam demónios eles conviviam com os deuses e seres humanos, nada mais natural de que se pensasse numa investigação sobre a demonologia. Daqui até à concretização do mesmo projecto foi um passo, tanto mais que eles nos cheguem de Nova Iorque, Grécia e Swansea, respectivamente Kasia Szpakoska, Rita Lucarelli e Panagiotis Kousilis.

É neste sentido que hoje vos venho falar deste projecto inovador que tanto faz falta ao nosso panorama universitário que nos poderia ligar a outras universidades e mais noutros campos. É de louvar um projecto desta envergadura que aqui e ali nos surpreende que o medo e o terror sempre esteve presente ao longo da história do Egipto,Apopis, Amnuit. Ainda no ano passado no IV Curso Livre da Faculdade de Letras de Lisboa o professor Luís Manuel Araújo apresentou um seminário sobre os monstros. Já em Fevereiro deste ano o Professor Doutor Pascal Vernus apresentou alguns contornos destas entidades, e mais recentemente a descoberta na crença destes monstros. Esperemos que um dos nossos egiptólogos portugueses possa traçar o seu percurso na longa viagem de Ré lutando durante os próximos anos contra os monstros orçamentais que se avizinham nos próximos anos. Parabéns a Kasia, Rita e Kousilis que o vosso projecto de frutos e possa trazer diálogo entre as diversas escolas portuguesas.