fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Apresentação do livro "Biblioteca para Todos", pelo Dr. António Regedor (Coord.), Seia

Tertúlia

Apresentação do livro
“Biblioteca para Todos”

Edição do "Centro de Formação das Escolas de Espinho"

pelo Dr. António Regedor (Coordenador)

(Professor na Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação
na Universidade Fernando Pessoa no Porto)

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos
Dr. Abranches Ferrão
Biblioteca Escolar
Seia

2 de Fevereiro de 2005
14h 30m

Objectivos desta iniciativa:
• Demonstrar a importância da biblioteca escolar no sucesso educativo;
• Promover a leitura nas suas várias variantes;
• Comprometer todos os elementos da comunidade educativa na defesa dumabiblioteca bem apetrechada, à luz do “Manifesto da Biblioteca EscolarIFLA/UNESCO”;
• Provar que uma “Biblioteca para Todos” não é uma utopia.
Decorrerá na Biblioteca Escolar da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr.Abranches Ferrão de Seia, no dia 2 de Fevereiro de 2005, pelas 14h 30m, a apresentação do livro “Biblioteca para Todos”, obra coordenada pelo Dr. AntónioRegedor.Este livro é o resultado duma reflexão realizada num Círculo de Estudosorganizada pelo Centro de Formação das Escolas de Espinho, iniciando aColecção “Águas Mil” daquele centro de formação.
«Começamos com um número sobre Bibliotecas, porque desde o início de funções daactual direcção do Centro de Formação das Escolas de Espinho, assumimos que aLeitura é um domínio que consideramos fundamental explorar e desenvolver, sejamquais forem as formas por que se apresente e os lugares onde se encontre.» Carminda F. Moura e Hermínia M. Lima (Nota do editor)
«As transformações necessárias nas escolas, para as dotar de bibliotecas comcondições físicas e humanas exigidas actualmente, são possíveis e nalguns casossem grandes custos. Para ilustrar esta afirmação apresentamos um projecto deadaptação a biblioteca de um espaço que, até ao momento, não tem tidoutilidade.» António Regedor (Introdução)
Alguns dos temas abordados no livro: “As Bibliotecas Escolares: Funções,Objectivos e sua importância no processo de ensino – aprendizagem”, “ASociedade da Informação e Conhecimento” e “Projecto de biblioteca para umaescola EB1”.O Dr. António José Borges Regedor, é Licenciado em Filosofia pela Universidadedo Porto, Pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade do Porto epossui o Diploma de Estudos Avançados - Suficiência Investigadora pelaUniversidade de Salamanca. Foi elemento do Programa PAB-PORTUGAL (Programa deAnálise de Bibliotecas) em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian eFundación Bertelsmann – Catalunha. Possui o Certificado de Formador peloConselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a área da Organizaçãode Bibliotecas Escolares, com o nº de registo CCPFC/RFO – 11108/00. Tem feitoformação a Professores e a técnicos de biblioteca. É Professor na Pós-graduaçãoem Ciências da Informação e da Documentação na Universidade Fernando Pessoa noPorto, onde lecciona: Indexação I, Indexação II e Análise e Avaliação deCentros de Documentação. Tem experiência de trabalho em Biblioteca,nomeadamente, foi Director e Bibliotecário da Biblioteca Municipal de Espinho.

Organização
Biblioteca Escolar/Prof. Luís Norberto Lourenço

P.S.
Mais informações, contactar:
Agrupamento de Escolas Abranches FerrãoEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos
Dr. Abranches Ferrão – Seia
Tel. 238310680Fax. 238310684
E-mail: info@eb-23-dr-abranches-ferrao.rcts.pt
Conselho Executivo
Prof. Liliana Melo (Biblioteca Escolar)
Prof. Luís Norberto Lourenço (Tlm. 966417233)

Ver em:
http://cctertulias.blogs.sapo.pt
http://republicalaica.blogspot.com
http://ratodebiblioteca.blogspot.com/2005/01/biblioteca-para-todos-uma-excelente.html
http://www.dapp.min-edu.pt/rbe/

Tertúlia sobre os medicamentos genéricos

Casa Comum das Tertúlias
Tertúlia sobre OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS
com a presença de:
Dr. Carlos Almeida, enfermeiro
Dr. António Bento, médico
Casa Comum das Tertúlias
Penamacor
6 de Fevereiro de 2005
15h

No próximo dia 6 de Fevereiro de 2005, pelas 15h, na Casa Comum das Tertúlias(CCT), em Penamacor, organizamos a nossa 118ª iniciativa, a TERTÚLIA SOBRE OSMEDICAMENTOS GENÉRICOS, com a presença de: Dr. Carlos Almeida, enfermeiro, Dr.António Bento, médico, entre outros médicos e enfermeiros, bem comofarmacêuticos e outros tertulianos com outras actividades profissionais.Em cima da mesa estarão: O estado da questão em Portugal, a fraca prescriçãodestes medicamento, face aos de marca...
Decorreram no dia 23 de Janeiro de 2005 mais duas actividades da CCT, na suasede em Penamacor: pelas 15h, a Apresentação do livro de poesia “Se na AlmaHouver”, de António Salvado, Editado pela Palavra em Mutação, feita por AntónioTeixeira e Castro (texto que será disponibilizado brevemente nos nossos blogs eenviado para os vários órgãos da Com. Social), poeta, Director darevista “Palavra em Mutação” e responsável da editora como o mesmo nome. Atertúlia em que se apresentou o livro contou com 30 tertulianos, entre eles:António Salvado (AS), A.T.C., a pintora Sónia Honório que elaborou a capa dolivro e que expôs recentemente na CCT e Jolon. Na tertúlia falou-se do livro,da poesia de AS e leram-se poemas deste seu último livro e doutros.Seguiu-se, pelas 16h 30m, a inauguração da EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “Apanhados”de Jolon, exposição que termina a 27 de Fevereiro de 2005. Durante as duasiniciativas e nessa noite, visitaram a CCT, mais de 50 pessoas. O que significao nosso maior êxito em Penamacor e ao mesmo tempo duas das nossas maisimportantes iniciativas, pela grande participação e entusiasmo manifestado.
Os 31 anos do 25 de Abril de 1974 serão celebrados, como temos vindo a habituaros nossos tertulianos, com várias iniciativas. Desta vez em três ocasiões, a 24e 25 de Abril e 1 de Maio de 2005, em Castelo Branco, Penamacor e Sabugal. Oprograma completo será divulgado oportunamente.
Pode ler na CCT: A revista “Textos e Pretextos”, do Centro de EstudosComparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os nºs 2 (“OEspelho”), 3 (“Maria Velho da Costa”), 4 (“O Silêncio”) e 5. Sendo que o últimofoi dedicado a Eugénio de Andrade. A Directora da revista é Margarida Gil dosReis.
A Casa Comum das Tertúlias, com sede em Penamacor, é um espaço democrático,plural, de Cidadania, de reflexão e intervenção: cultural, social e política, asemear Cultura desde 5 de Outubro de 2001, em: Castelo Branco, Cidade Rodrigo,Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão,Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Seia…
A CCT é feita de e para Homens livres, procuramos o debate são e sincero, adiscussão cordial e sincera, o esclarecimento e não a propagação dos boatos,semeamos o espírito de tertúlia. Não acredita? Participe!
Organização
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
Lg. D.ª Bárbara Tavares da Silva, n.º 11, 6090-509
Penamacor
Tlm. 966417233