fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, março 19, 2009

Escritas e escritas

Hoje mais do que nunca todos nós deparamo-nos com textos e a forma como devemos escrever textos. E os médicos, professores? Também têm textos de medicina ou aulas criativas Ou porque não falar de presidencia criativa? Desta forma desde que se é pequeno se torce o pequeno. Tinha 12 anos quando me apaixonei pela escrita , eram histórias que revelavam o meu universo, alguma televisão à mistura, ate´que bastou chegar a 1989 e começar a ler outros autores onde as minhas professoras de português falassem no sentido da literatura e da poesia. Falar-se nos assuntos sem tocar neles, penetrar nos universos através das palavras, mas nada se compara ao grande escritor brasileiro que viu a sua escrita imortalizda numa série de televisão: O Sítio do Picapau Amarelo. Aí ele descreve outras histórias que povoam esse universo e que os académicos brailieros falam de realismo mágico para crianças. Como diria os outros "I have a dream..." e essa história era de que os Dentes de Rato de Agustina com este autor se entrelaçassem. Assim podemos ver as escritas das escritas. Sábado espera por vós no café experiemntal e como diria Vasco Santana "Chapéus há muitos (...) Escritas e escritas, escritas há muitas meus senhores, mas aquelas que ficam são as da nossa vida!

Etiquetas:

segunda-feira, março 02, 2009

Deusas maias e outras insinuações históricas

Aproximando-se mais um dia ou aniversário sobre a mulher decidiu-se para breve em Setúbal aprsentermos um dia temático dedicado à história das mulheres. As deusas maias. Antes de mais nada elas têm uma forte presença nesta civilização, não só como parteiras ou ainda como proprietárias de banhos. Neste sentido toda a história julga ser redescobertas para o próximo dia 14 de Março. Digam lá se não vos traz água na boca. Locais como Titchiniza e Iocatán traze um universo mágico e deseprentencioso logo agora que Portugal tem uma nova visão através do seu primeiro investigador e pensar que em Maio a Católica terá um colóquio sobre esta temática. Pensamos nós se não está na altura se mudarmos a forma de fazer história em Portugal. Porque nós também lá estivemos. E se no lugar de pensarmos tanto em Salazar já que agora José Socrates está no poder? Porque não entrar noutra dimensão? História contemporânea e a política nunca estiveram tão próximas e de boa saúde deixomo-las a passear e a fazer compras? Até quem sabe veremos a Fátima Lopes a passear-se com um biquini em ouro com a carinha laroca das partes privadas deste ditador. Gostaram desta ideia? Esperemos que sim ou não será melhor um biqueini em forma de cravos já que estamos perto das comemorações.

Etiquetas: