fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, outubro 23, 2007

Jornada tertuliana em "El Adelanto de Salamanca"

JORNADA TERTULIANA
HISPANO-PORTUGUESA,
SALAMANCA, 20 DE OUTUBRO DE 2007

Um jornada fraternal...
No cumprimento do programa, iniciaram-se as jornadas pelas 11,30 h com uma visita guiada pelo centro da cidade de Salamanca, oferecida pela Câmara Oficial de Comércio e Industria de Salamanca, com saída do Ateneo de Salamanca, passagem pela Plaza Mayor, Catedral de Salamanca, Casa das Conchas e finalizando com às 13 h, dando lugar à recepção na Câmara Oficial de Comércio e Industria de Salamanca (uma das fotos), depois de almoço deu-se início às 17 h a Tertúlia de Homenagem a Miguel Torga (recorte de imprensa da direita) no Hotel Silken Rona Dalba de Salamanca local habitual de reunião da Tertulia Rona Dalba, contando com a presença dos convidados: o investigador Pedro Miguel Salvado, do poeta Luis Frayle Delgado, do “rapsoda” José María Sánchez Terrones e do poeta Martins Marcelo. Seguiu-se a apresentação do livro de poesia "Os Anjos deixaram por aqui cair as Asas" de Vasco Câmara Pestana, editado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide. O livro foi apresentado pelo próprio autor e no seu seguimento falou o poeta Carlos Baptista, lendo alguns poemas. A tertúlia foi moderada pelo anfitrião Luis Gutiérrez Barrio (Presidente de La Tertulia Rona Dalba) e por Luís Norberto Lourenço (Fundador da Casa Comum das Tertúlias). Palavras de abertura de Augusto Pimenta, Cônsul de Portugal em Salamanca, seguida de Isabel Bernardo, "Consejala de la Cultura del Ayuntamiento de Salamanca" (Vereadora da Cultura de Câmara Municipal de Salamanca). Durante a tertúlia foram distribuídos exemplares por todos os tertulianos do n.º 8 de "Tertuliando - Fanzine da Casa Comum das Tertúlias", ao mesmo tempo que recebiamos o n.º 10 da revista "La Tertulia Rona Dalba". Pelas 19,30 h procedeu-se à inauguração da exposição de pintura “Mulheres da Beira: Resistências de granito e doçura de mel e rosmaninho” da artista portuguesa Gabriela Simões, a qual decorrerá de 20 de Outubro a 14 de Novembro de 2007 no Ateneo de Salamanca, instituição Salamantina a cumprir os seus 50 anos, depois teve lugar pelas 20,30 h no Salón de Actos do Ateneo de Salamanca. O concerto do “Quarteto de Guitarras Aeminium” que cantou fados de Coimbra e baladas de José Afonso, foi do agrado da assistência apesar das diferenças linguísticas. No intervalodo concerto houve lugar à leitura de poemas de Miguel Torga pela “rapsoda” María Ángeles Guerrero. Terminou a jornada pelas 22,15 h num Jantar de confraternização na Hospedería Fonseca que contou com 40 tertulianos, dezanove dos quais portugueses.

Organização:
Tertulia Rona Dalba (Salamanca)
Luís Gutiérrez Barrio (Org.)
Casa Comum das Tertúlias
Luís Norberto Lourenço (Org.)
Ateneo de Salamanca
Apoio:
Câmara Municipal de Castelo Branco
Junta de Freguesia de Castelo Branco
Cámara de Comercio de Salamanca
Hotel Rona DalbaCaja Duero

Etiquetas: , , , ,

segunda-feira, outubro 22, 2007

Tertúlia de Homenagem a Miguel Torga em Salamanca

(da esq. para a dir. : Vasco Câmara Pestana, Pedro Miguel Salvado, Manuel Lopes Marcelo, Luis Frayle Delgado, Luis Gutiérrez Barrio, Luís Norberto Lourenço, José María Sánchez Terrones. Ainda na mesa, não se vendo nesta fotografia: Isabel Bernardo e Augusto Pimenta)

JORNADA TERTULIANA HISPANO-PORTUGUESA
em Salamanca a 20 de Outubro de 2007.

Apresentamos fotografia parcial da mesa da Tertúlia de Homenagem a Miguel Torga, no Hotel Rona Dalba de Salamanca, sede da Tertulia Rona Dalba, organizadora do evento em conjunto com a Casa Comum das Tertúlias e com o Ateneo de Salamanca. Trinta e cinco tertulianos, incluindo-se ainda Carlos Baptista, um dos convidados, o qual se encontrava nesta mesa e Gabriela Simões, a pintora convidada das jornadas.
Pode ler mais na "Tertuliando - Fanzine da Casa Comum das Tertúlias", n.º 9.

Etiquetas: , , , , , ,

sexta-feira, outubro 19, 2007

Caso de Segura manchete de Tertuliando - Fanzine da CCT


(capa de "Tertuliando - Fanzine da Casa Comum das Tertúlias", n.º 8, Outubro de 2007)

Começará a ser distribuido a partir de hoje mais uma edição da "Tertuliando - Fanzine da casa Comum das Tertúlias".
É o n.º 8, relativo a Outubro de 2007. Número com o qual se comemoram dois aniversários.
A propósito do caso que motivou a capa, o "atentado" patrimonial contra a Ponte Romana de Segura, caso sobre o qual os jornais da nossa região ficaram pelas fotos de arquivo, em vez de irem ao local, a Casa Comum das Tertúlias dá o exemplo, fazendo a comparação.

Etiquetas: , , , , , ,

quarta-feira, outubro 17, 2007

Revista Arkeos apresentada em Castelo Branco

Arkeos: perspectivas em diáologo. Revista do Centro Europeu de Investigação da Pré-História do Alto Ribatejo (CEHIPAR) do Instituto Politécnico de Tomar. Direcção de Ana Cruz e Luis Oosterbeek.
Esta revista de arqueologia será apresentada em Castelo Branco, no dia 24 de Novembro de 2007, pelas 15h, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior. A ARKEOS será apresentada pelo Prof. Dr. Luiz Oosterbeek.
A organização do evento está a cargo da Casa Comum das Tertúlias.

Etiquetas: , , , , ,

terça-feira, outubro 16, 2007

Alfredo Pérez de Alencart [artigo de "El Adelanto de Salamanca"]*

Alfredo Pérez de Alencart convida-vos para jornada tertuliana.
O que uns ignoram outros destacam…critérios!
Depois de duas notícias no mesmo jornal que destacaram a “Jornada tertuliana hispano-portuguesa” (ver: http://casacomumdastertulias.blogspot.com/) que agendámos para 20 de Outubro de 2007, em Salamanca, agora é um artigo de opinião que aborda o tema.
Transcrevemos na íntegra o artigo de opinião de Alfredo Pérez Alencart, publicado na sua coluna “Sembradío”, na secção de “Cultura” do diário “El Adelanto de Salamanca”, de 16 de Outubro de 2007, a sítio do jornal: http://www.eladelanto.com/
As notas em [] são nossas:

Cultura [Secção]
SEMBRADÍO [Coluna]
Portugueses y salmantinos [Título]
Por: ALFREDO PÉREZ ALENCART* [Autor]

Bajo el filo de este tiempo nuevo no basta decir que somos vecinos si lo nuestro es pasar sin sentir, sin percibir, sin impregnarnos del espíritu de esos otros ibéricos con los que ahora compartimos "raya" y no frontera, ciudadanía europea y no extranjería. También más América que nadie, lazos nunca neutros porque están retozando vivos en la memoria indeleble de los pueblos que hablan castellano y portugués.
Ahora no cabe el desdén ni se debe escanciar, por ambos lados, aquel zumo de lejanas afrentas. Las relaciones entre portugueses y salmantinos tienen que estar más allá de los fuegos de artificio de muchos de los actos a que, por lo general, nos acostumbran nuestros políticos. Y es la cultura la relación más estrecha, la que logrará hacernos sentir unidos de verdad, con nuestras lógicas diferencias pero con una tradición cultural que mana de fuentes similares.
Luis Gutiérrez, infatigable coordinador de la tertulia que se reúne en el hotel Rona Dalva [Dalba], ha confeccionado un encuentro de intercambio con artistas, cantantes y poetas de A casa común das tertulias, de la ciudad de Penamacor [Castelo Branco]. Será la tarde de este sábado 20 de octubre, en dicho hotel y en el Ateneo de Salamanca.
Bien sabe cómo siento no poder estar con ellos. Pero extiendo invitación a los salmantinos, para que vean la pintura de Gabriela Simões, bajo el bello título Mulheres da Beira: Resistências de granito e doçura de mel e rosmaninho. También a deleitarse con los fados y baladas del Quarteto Aeminium o con las voces de poetas, rapsodas y ensayistas en homenaje a Miguel Torga: Vasco Pestana, Carlos Batista, Manuel Lopes Marcelo, Pedro Miguel Salvado, Luis Frayle, Luis Norberto Lourenço, José María Sánchez Terrones y María Ángeles Guerrero.
Un Torga que del vasco-salmantino decía: "D. Miguel…/ Hacía palomas blancas de papel/ Y Guardaba la más pura en la solapa". También yo guardaré vuestras sensibilidades, fraternos amigos portugueses.
O nosso obrigado a Alfredo Pérez de Alencart.
*Por: Luís Norberto Lourenço

Etiquetas:

terça-feira, outubro 09, 2007

Jornadas de Estudo Medicina da Beira Interior - da Pré-História ao século XXI

(capa do folheto)
Estão convocadas as
"XIX Jornadas de Estudo Medicina da Beira Interior - da Pré-História ao século XXI".
Já são 19 jornadas e 21 cadernos publicados, onde são publicadas as comunicações das jornadas.
Auditório do Cyber Centro
Castelo Branco
9 e 10 de Novembro de 2007
Inscrições:
Comissão Executiva e Secretariado
Qta. Dr. Beirão, 27, 2.ª E
6000 Castelo Branco (Portugal)
Tlf. 272 342 042 / 272 342 570
Tlm. 969 003 242
Inscrições dos comunicantes até 5 de Novembro de 2007.
Participantes pagam 30 €.
Outras sites de interesse:

Etiquetas: , , , ,

segunda-feira, outubro 08, 2007

JORNADA TERTULIANA HISPANO-PORTUGUESA

JORNADA TERTULIANA HISPANO-PORTUGUESA
20 DE OUTUBRO DE 2007
SALAMANCA
Uma jornada ibérica, sem iberismos nem discursos ocos, alicerçada numa fraternal amizade, numa total comunhão: na defesa dos valores democráticos, no exercício duma cidadania plena e na divulgação da cultura, com partilha de experiências, troca de ideias e um debate frontal, numa sã convivência ibérica, sempre com respeito mútuo. Esta quinta iniciativa conjunta (depois de CiudadRodrigo, Castelo Branco, Penamacor e Salamanca), numa história que começou em 2004, pretende, também, consolidar, esta relação tertuliana, ao mesmo tempo que se divulga a Cultura Portuguesa em Espanha.
PROGRAMA:
11,30 h - Visita guiada pela cidade de Salamanca
13,00 h – Recepção na Cámara de Comercio de Salamanca (Plaza de los Sexmeros, 2)
17,00 h – Hotel Rona Dalba(Plaza de San Juan Bautista, 12)
Tertúlia de homenagem a Miguel Torga
Augusto Pimenta, Cônsul de Portugal em Salamanca, inaugurará a Jornada
· Apresentação de fanzine “Cadernos Ultra-Periféricos” (n.º 8)
Participam: Vasco Câmara Pestana (editor), Carlos Batista (poeta), LopesMarcelo, Pedro Salvado, Luis Frayle Delgado e José María Sánchez Terrones
Apresentado por:
Luís Norberto Lourenço (Fundador da Casa Comum das Tertúlias)Luis Gutiérrez Barrio (Presidente de La Tertulia Rona Dalba)
19,30 h – Ateneo de Salamanca(C/ Zamora, 64)
· Inauguração da exposição de pintura de Gabriela Simões“Mulheres da Beira: Resistências de granito e doçura de mel e rosmaninho” De 20 de Outubro a 14 de Novembro de 2007
20,30 h – Salón de Actos do Ateneo de Salamanca
· Concerto do “Quarteto Aeminium” (Fados de Coimbra e baladas de José Afonso)
· Leitura de poemas de Miguel Torga por María Ángeles Guerrero
ENTRADA LIVRE
22,15 h – Jantar de confraternização na Hospedería Fonseca

A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco,pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por umaDemocracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelo desenvolvimentodo nosso Interior.Fazem parte do nosso roteiro tertuliano: Castelo Branco, Cidade Rodrigo,Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão,Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Salamanca, Seia, Setúbal…
Editamos “Tertuliando – Fanzine da Casa Comum das Tertúlias”, desde 5 de Outubrode 2005. Oito números editados até hoje.

Organização:
Tertulia Rona Dalba (Salamanca)
Luís Gutiérrez Barrio (Org.)
Sítio: http://mitertulia.com/
E-mail: luguba@ono.com
Casa Comum das Tertúlias
Luís Norberto Lourenço (Org.)
Blog: http://casacomumdastertulias.blogspot.com/
E-mail: luis.lourenco@portugalmail.pt
Ateneo de Salamanca
http://www.nodo50.org/ateneosalamanca

Apoio:
Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Cámara de Comercio de Salamanca, Hotel Rona Dalba, Caja Duero

Etiquetas: , , , , , , , ,

quarta-feira, outubro 03, 2007

Novo livro de Vasco da Câmara Pestana

"Os Anjos deixaram por aqui cair as Asas", novo livro de Vasco da Câmara Pestana vai ser apresentado em Castelo de Vide.
Acabámos de receber o convite...
Arquitecto, poeta, pintor, fotógrafo, editor da fanzine "Cadernos Periféricos" e de "Cadernos Ultra-Periféricos", tertuliano habitual da Casa Comum das Tertúlias, um "homem das Arábias"... Vasco Câmara Pestana, apresenta novo livro "Os Anjos deixaram por aqui cair as Asas" e inaugura exposição, no dia 5 de Outubro de 2007 pelas 18h, no Atrium dos Paços do Concelho da Câmara Municpal de Castelo de Vide.
Voltará a ser um dos convidados da Casa Comum das Tertúlias, neste mês de Outubro.

Etiquetas: , , ,