fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, agosto 31, 2018

Ovo de Fogo Cap. VII



Tendes medo da morte e da pena de morte ? Pois muito bem nobres senhores , vinde a mim nobres mortais .
Pois ele conhece muito bem os humores destes frades, alcoviteiros e Joanes . Não tenhais medo deste pobre Diabo!
Tudo aconteceu há cerca de quatrocentos e noventa anos .Talvez por isso a Santíssima Inquisição tenha vindo logo a seguir .
Hoje faremos uma viagem no tempo para vos explicar como surgiu o tribunal da Santa Inquisição .
Quem foi afinal Gil Vicente e que obra foi essa em que ele me colocou lá naquele batel infernal ?

Bem , caros turistas do Além ,estamos a 15 de Fevereiro de 2014 e neste momento vocês acabam por morrer de amor …Ah ! Ah ! Ah !
Ou se melhor preferirem Ka, ka , ka !Estamos na fase que o lol acabou … aqui no Inferno não dava para aguentar.
Com todos os diabos dos adolescentes mortos que andavam a partir cadeiras nos meus cornos , como se isso fosse possível !
Eu dei-lhes o lol … foram todos transformados em torresmos!
Ah!Ah ! Ah! Como sou bandido!

Esse senhor Gil Vicente viveu numa época de transição do mundo medieval para o mundo moderno .
No fim do sé culo XV, para os meados do século XVI, a Europa entra definitivamente na fase do capitalismo mercantil : a actividade principal deixa de ser a agricultura e passa a ser o comércio; a troca de produtos aumenta e passa a ser feita através da moeda , o que conduz ao aparecimento de grandes casas financeiras e ao aparecimento das operações bancárias .
No século XVI , intensificam-se os contactos dentro da Europa e procede-se à descoberta e colonização de novos continentes . O comércio é então, desenvolvido à escala europeia e intercontinental .
Em 1517, um clérigo alemão , Martinho Lutero , protesta contra a corrupção dos costumes no interior da Igreja Católica .
O Clero era um grupo social poderoso que acumulava riquezas e levava uma vida de luxo e de ostentação.
Lutero pretendia a reforma da igreja e o regresso aos ideais cristãos de origem: uma fé interiormente vivida, liberta de interesses materiais e do fausto dos rituais religiosos .

A Reforma desencadeia uma crise na Igreja e a criação de um movimento oposto ,a Contra Reforma , que pretendia , que pretendia impedir o avanço das novas correntes de pensamento . Extremamente poderosa na Península Ibérica a Contra Reforma criou um tribunal poderoso ,a Inquisição , que concretiza a repressão ideológica .A Inquisição perseguiu e condenou muitas pessoas e proibiu leitura de múltiplas obras , que figuravam numa espécie de” lista negra “ – O Index . Autores como Gil Vicente , Bernardino Ribeiro , Sá de Miranda e João de Barros viram as suas obras censuradas , isto é . censuradas , isto é , alteradas ,cortadas ou acrescentadas , antes de ser autorizada a sua publicação

Ovo de Fogo Cap. VI

Escureceu de repente . Não sei que caminho seguir . Vejo apenas uma estrela que me acenava . Apesar de levar uma lanterna . Sinto-me cheio de sono e aos poucos o cansaço vence-me . Coloco a minha moxila no chão , procuro o saco cama , e não sei que estou a ser vigiado . Ao longe a estrelas comentam com as outras que eu procuro um tesouro perdido entre as areias que dava acesso à gruta dos tesouros imortais .

Para poder entrar nessa gruta tenho que passar por pássaros de pedra , demónios que deitavam labaredas e serpentes que se transformavam em raparigas . Diziam os peregrinos que todos aqueles que ali entrassem eram obrigados a jogar futebol e que se perdessem a sua cabeça seria transformada na próxima bola de futebol . Dizia-se que o jogador sabia sempre quem era próxima vítima , para tal necessitava de mostrar a cada um deles uma doença chamada Sidroma de Seth . Segundo a lenda no país das pirâmides um deus maléfico chamado Seth colocara os seus males a favor daquele que no futuro quisesse mudar a sua mente e transformar-se num ser insivel ou ser quem ele quisesse . Seth era irmão de Osíris . Invejava os poderes curativos e mágicos do irmão e decidiu matá-lo . Decidiu oferecer-lhe um frasco contendo a poção da fertilidade , riqueza e sabedora . Mentira ! Nada daquilo era verdade , era apenas um meio para que o seu irmão caísse rendondo e se fosse desfazendo aos poucos e se transformar em areia negra …

Eis que o diz o folheto daquele local que esvoassa à minha frente : Sidroma de Seth

Sintomas: Capacidade de se apropriar nas cores das paredes ,transformar-se em setas venenosas ou fazer tempestades de areia , mutação de peles , transformando-se em burro , lobo ou lebre .

História : Segundo uma lenda muito antiga o deus Seth decidiu tomar a cápsula da imortalidade através de um comprimido de papiro por sacerdotes nos templos para interpertar os sonhos dos mortais . No entanto um desses sacerdotes teve um sonho com o próprio deus que lhe daria a capacidade de se defender em caso de guerra , evadir-se ou transformar-se em seta atirando-se contra o seu oponente . Em casos de embuscada , o sacerdote poderia esconder-se sob a forma de diversos animais transformando-se no próprio deus Seth . Recentemente a egiptóloga russa Sachenka Loriosky descobriu um tratado mágico que fala sobre os diversos sonhos descritos pelo sacerdote Ré – Ib onde está a capacidade de transformação daria lugar a uma pandemia ou sidroma de Seth .

Tratamento : Neste local há um antídoto chamado o Beijo de Ísis . Este antídoto deve –se em parte às artes mágicas da deusa Ísis.
O local onde se deveriam recolher seria num local discreto onde o deus Osíris teria sido morto. Talvez eu pudesse ser a pessoa ideal . Estava prestes a entrar na gruta . Eis que um ser enorme , de cabeça de homem e corpo de animal , me olhou:

- Alto lá pequenitates , ao que vens ?
- Ora vejam lá o bicharoco que tem a mania que já fala , quer-me dizer porque razão está aqui e me faz perguntas ?
- Aqui quem faz as perguntas sou pequenitates ! –disse o griffo furioso.
- AH ! Mas quem é você para chamar pequenitates ? Ou avis anormalides ? Tem cabeça de ser humano e patas de animal ? De onde é que você vem ? Do circo Chen ? Ou faz figuração no Você na TV ? Francamente!

- Ah ! Piolho ! Vais jogar futebol ! Vais , vais !
- Não vou , eu nem sequer gosto de futebol. O que quero é falar com Seth …
- Ah ! Queres ficar com o Sídrome de Seth ? –
Mal sabia o passarolho que eu fiz uma pequena baba e disparei contra ele …
Que nojo ! O bicho gritou e desfez-se todo , partiu-se todo . Era chocolate , ou lá aquilo que era . Ah minha frente floresceu uma árvore que me conduziu a uma série de cidades mágicas onde podia fazer o que fizesse , jogar , sonhar , tomar banho , correr , ou esconder-me no meu mundo e ser quem eu quisesse . Agora estava nas minhas sete quintas .

Ovo de Fogo Cap. V

Nem todas as pessoas conhecem a cidade de Lisboa como eu . Fui eu que à cerca de cinco mil anos fundei a cidade de Lisboa .Não é incrível uma cidade ter o nosso nome ? Pois é Lisboa tem o meu nome , Roma foi fundada por Rómulo e Remo os dois irmãos gémeos que se mataram , mas eu não tive que matar ninguém . Apenas tive que inventar um doce , mais , mais ou menos feito com uma espécie de pastel , onde o leite , as natas , massa folhada , margarina , e até mesmo ao cortarmos um pedaço de limão e por fim salpicarmos de canela . Sabem como se chama ? Vocês saberão como é que s e chama esse doce ou se bolo ? Pois bem é um pastel de nata . E fui eu que o criei . N a altura esta cidade era dominada por um grupo de mulheres chamadas Harpias que devoravam qualquer pessoa , e elas eram especialistas nas artes dos pasteis de Belém porque se alimentavam de um sangue muito especial , o dos pasteis de Belém . Mais outra razão , para ser o fundador desta cidade … e de tomar o poder sobre elas . Lisboa, Belém . Basta sentir o cheiro desses pastéis para acordar e partir para a minha cidade . Todos vocês se perguntam como é que eu cheguei ao século XXI com esta aparência de galã , de jovem doce e despreocupado ,como se a vida para continuasse a ser uma eterna juventude ? Pois bem eu sou um vampiro , mas não sou um vampiro qualquer , fui mordido pelas Harpias e que me transformaram num ser imortal.
Ah ! Pensaram vocês ,e le bebe sangue . Não , não bebo , até porque desmaio ao ver sangue . Não posso ver sangue . Tenho pavor a morangos , sangria , tudo o que for vermelho , Me lembra a guerra de Tróia . Mas é do doce que eu gosto mais . Reza a lenda que a Guerra de Tróia não se deu na Grécia . mas na Tróia , sim , numa Terra Portuguesa . na altura aportamos lá , e dizia-se que Helena , a de Helena de Tróia ali num spa havia inventado um doce chamado Pasteis de Belém em honra do libertador das mulheres , chamado Profeta de Belém , pois iria nascer em Belém . Na altura acabei por me rir . E doce com um nome de um profeta pode dar muito azar . Foi daí que se desencadeou tudo , a guerra e avinda de todos os barcos à procura de um deus fenício , chamado Baal , que quer dizer Senhor . Um nome que invocava não a morte dos filhos mas o dia em que todas as doceiras faziam um pastel , com margarina , que vinha de uma vacaria , lhes retiravam leite , e dele se faziam as coisas mais incríveis , leite , margarina e natas , depois amassava-se tudo com uma farinha e zás … saíam do forno os pastéis de Belém ,
Nessa altura eram as crianças que eram sacrificadas para esse Deus e ele soltava umas mulheres com asas negras e tentavam roubar-lhes os pasteis e elas bezuntavam-se com esse creme para se salvarem delas , pois acreditavam ser um repelente . Que excelente estratégia teve este Deus .! Pois foi através disso que as Harpias começaram a alimentar-se de crianças ao serem picadas o seu sangue começou a correr doce e em tom irónico começou a ter o nome da cidade judaica , onde seria uma piada contra aquele homem que morreu na Cruz Cristo . Este era um doce muito perigoso que iria dar uma raça muito forte que os humanos nunca iria saber de nada tornava-os viciados , e o nome mais corrente desse vírus chama-se diabetes . Eu prefiro chamar-lhe o grupo dos Vampiros do Sangue das Harpias .

Depois de ter experimentado esse doce , viciei-me nele e necessitando de novos seguidores da causa dos pasteis de Belém Criei eu nesta cidade lisboeta Baptizada com o nome de Odisseu . Disses-lhes que se provassem aquele doce se tornariam imortais , só nãolhes disse que se eles os comessem seriam visitados pelas harpias durante a noite e que seriam mordidos seguir-me-iam , só não lhes disse que eu iria viver para sempre !
Belém e Lisboa os meus locais favoritos . Nunca ninguém soube , mas eu estou lá sempre , em todas as festas , todas as fotografias importantes . Hoje dia de nevoeiro , tenho um nome muito maisestranho , senti o cheiro dos pasteis de Belém . Saí do Museu Nacional de Arqueologia e próximo de umas inscrições que me fazia viver ao olhar para as pedras onde estavam escritas em grego e latim da receita dos pasteis de Belém . Eu . Ulisseis , o rei de Itaca ,vivera para sempre , mas para nós seres imortais , Bebedores do Sangue das Harpias não prescindimos dos famosos pastéis de Belém E eu sendo um deles acordei com esse cheiro , transformando-me num ser humano por algumas horas . Valia bem esforço , comer novamente aqueles deliciosos pastéis de Belém . Até estou a ficar com água na boca . Até breve . Vocês têm muita sorte em não estarem aqui a gora se viciarem neste delicioso pastel de nata . Ou será que já estão ? Se não,  levantem-se  dessas mesas e sigam-me seus preguiçosos !

quinta-feira, agosto 30, 2018

OVO de fogo Capítulo IV




A noite do Halloween faz-nos lembrar com cada coisa … Não é que me fui lembrar da história da Penélope , Telemaco e Ulisses ? Oh , meu Deus , não devo estar nada bem !
Ainda por cima , com este trabalho que tenho que fazer … Senti uma brisa estranha , as folhas das árvores esvoassavam , tocando-me asperamente como se fosse a língua de um gato .
-Não temas , disse a voz . Eu sou a deusa Minerva . Aquela que estava presente nas acções mentais dos homens . Sou mais velha que todos os teus familiares juntos …
Não podia acreditar naquilo que estava a viver , seria pelas histórias cheias de fantasia , das partidas que me faziam , ou seria “uma pegadinha “como dizem os brasileiros
“Vou pagar p’ra ver “, pensei . Até que tive uma ideia maravilhosa … já que ela era mais velha como dizem os brasileiros . Será que ela me podia contar a história de Ulisses antes de a escrever para a escola?
Imaginar o passado é tão estranho …
- Ah ! Não queres imaginar …? Isso é mau … -disse-me a deusa .
- Então ? –perguntei morto de curiosidade .
De um momento para o outro vi –me numa praia e aí olhei um homem dando à costa .
- Quem sou eu ? Onde estou ? –perguntou o homem de cabelos compridos e barba …
- Fala –disse-me a deusa . Agora falarás por mim , mas quando acordares não te irás recordar de nada , pensarás que foi apenas um sonho .
- Estás vivo , Ulisses –disse eu .
- Tu estás vivo , estás em casa , depois de viajares durante dez anos . Estarás tu preparado …para enfrentar a realidade ?
- Porquê ? Muita coisa mudou , Ulisses.O teu reino,a tua mulher é seduzida conquistada diariamente , e não é só pelos seus lindos olhos, mas também pela posição social …
- Ah ! Vou vingar-me deles , um a um e vou desfazê-los…
- Nada disso, vais disfarçar-te e eu faço tudo isso …
- Senhor…
Pouco tempo depois Ulisses estava irreconhecível e graças a mim , eu era um deus , um bruxo, aquilo que quiserem pensar de mim , mas estava agir de acordo a minha consciência … Parecia um daqueles mendigos , um vagabundo ! Estava uma lástima , o rei que vergonha !


Apesar d as dificuldades , Ulisses conseguiu ser reconhecido pela ama da sua esposa . Ulisses seguiu à risca as minhas indicações , que se passasse por mendigo e que fosse pedir esmola no seu próprio palácio e se apresentasse como pretendente da sua própria mulher …
Não era o máximo eu estava a ver tudo como se estivesse no cinema , só faltavam os óculos 3 D … até tinha vontade de comer umas pipocas …
Claro que não podia fazer isso , a deusa era tão rígida , tão séria que nem sequer podia cantar , dizia que Orfeu … o flautista desaparecera à procura da sua amada , Euridice …
-Ah , desculpem –me estar a contar-vos tudo , mas isto foi tão maravilhoso , ver a forma como ele se apresentou . Apesar daquelas vestes pegajosas , rasgadas , cheias de nódoas e buracos…
Ele tinha um aspecto meu Deus …
Até parecia que andava ali na Avenida Luísa Todi a pedir moedinhas … mas foi pedir moedinhas à sua mulher … e a parva não reconheceu , mandou os guardas expulsarem-no dali …
Como é que era possível estar a acontecer ? Foi então que decidi agir por conta própria , sem que a “deusa que me enerva “ me estivesse a controlar …
Fiz com que aparecesse de uma só vez o seu càozinho Argus , tão giro, tão felpudo , e já muito velho que reconheceu o seu dono . Ladrou tanto que o palácio todo foi à janela …
- Ai meus deuses do Olimpo , já não se pode abrir as portas da casa que vem toda a gente a correr ?
- Ai , minha senhora o pedinte desmaiou , e está cheio de sangue , disse a sua ama de leite .
- Então leva-o para a salinha , dá-lhe de comer , lava-o , ou pede a umas das escravas que o lavem , que aquilo parece cheirar à cabeça da Medusa …
- Ai menina , e se daquele corpo saiem cobras …
- Euritreia , tens com cada ideia ! Depressa antes que os cronistas vejam tudo , descrevam tudo .Ainda por cima aquele chato do Homero que está aqui a fazer pesquisa para escrever um romance em verso , chamada Odisseia , diz que sobre o meu amado Ulisses … Ai que saudades …
- Ah , menina , o que faço se aparecer aquele detective … o Hérodoto ?
- Outro que tem a mania que só fala as verdades … leva-o para a biblioteca , ele que fale com os pretendentes , pede-lhe que faça perguntas…
- Pois , menina , mas ele acabou de encontrar o tear desfeito novamente e foi contar tudo …
- Só me faltava isso agora , deixa-me pensar tens um pano e umas cordas ?
- Mas para quê , Penélope ? –perguntou ama cheia de curiosidade .
- Não faças perguntas , Euritreia . A curiosidade matou o gato … Vê se há nos armazéns se há um bom pedaço de madeira e pede a um dos carpinteiros dar-lhe uma forma idêntica a um barco ….
- Para quê , menina ? –perguntou-lhe a ama .
Não aguentei mais a curiosidade e disse :
- Olha para fazer Kite surf … ele que vá andar pelas ondas ,para não meter água …
Minerva ouviu os gritos de Penélope . A ama chorava … A deusa Minerva apareceudiante de mim irritada, pregando-me um sermão :
- Menino insolente , arrogante e mimado .
-Como pudes te alterar o passado ? Daqui a pouco temos cabines telefónicas a andar ! Vou-te transformar numa coruja e só vais sair desse feitiço quando eu quiser …

Oh , meu Deus ! Como podia adivinhar ? Que vergonha transformado numa coruja e a deusa a tirar-me uma fotografia pelo telemóvel …Pouco tempo depois todos aqueles que cunhavam moedas colocavam um mocho com a minha cara … e Ulisses recuperou tudo a que tinha direito …Casa , Trono , Filho , já que a ama de Penélope descobriu uma cicatriz quando olhou para os pés dele … O que foi feito do pai da história ? Ao que parece foi para Haiti de prancha de surf , voando e visitando todos os países do mundo …há quem diga que é desde essa altura que as pessoas acreditam que existe vida inteligente fora da terra … Que estúpidas …
E Homero ? Tornou-se o maior poeta … é por causa dele que vos conto isto tudo …
Como castigo da minha afronta , voltei ao dia em que a nossa professora de Português pede-nos  o final da história de Ulisses

OVO de FOGO Cap . III


O Mundo de  FRed

Fred era um rapaz que sonhava muito,muito mesmo , mesmo até acordado. Dizem que o número treze é o número do azar , mas foi aos treze anos que Fred despertou de um mundo onde os carros e as velhas histórias que lhe eram contadas à noite entre bolachas de manteiga e leite com mel durante as longas noites febris e os meses de Inverno que ele sonhou com o Futebol .
Um dia transformou-se num atleta imaginário , não seria mais aquele menino que era apenas Frederico , mas algo mais imponente e forte seria Fred .
Porque não conhecem nenhum jogador de futebol chamado Frederico ? Frederico é tão grande e distante , parece” um beto “, terá que ser algo mais forte como Fred , ou simplemesmente SUPER FRED .
Foi então que Fred se embrenhou por outro mundo do Futebol ,onde as bolas , as caneleiras,jogadores , os passos, as técnicas , e por fim os treinadores tinham mais claramente um passo e uma técnica , como se fosse uma espécie de xadrdez humano . Ao contrário do Xadrez que apenas era movido por um jogador ou mais , aqui a grande peça móvel e de grande resistência era o potencial dos jogadores. Por isso ele dedicava-se a ser um novo fenómeno , como um artista , um grande mestre nas artes das técnicas do futebol , ou nas grandes estratégias . Ali os passos do xadrez seriam aplicados quando ele fosse treinador . Não um treinador qualquer , mas um treinador como o José Mourinho , mas mais do que isso havia ainda a escolha de cada um desses jogadores . Para ele José Mourinho poderia ser o maior dos profetas , o grande senhor da nova religião , o Futebol .
Mas aqui entraria novamente no seu mundo maravilhoso , onde Jesus o menino seria estranho e teria uma cor avermelhada , em que o falcão estaria ali junto do meu coração . A minha música “ Ser benfiquista “ era o claor dessa mesma religião e um mundo de eterna glória , onde haveriam outros Chapeleiros Loucos , Gatos que riam e os Gémeos Hampty – Dampty .
O Chapeleiro Louco seria transformado pelo senhor daquele café onde nós íamos ver o futebol e tão estranho e tão rídiculo que eu e os meus amigos riamos que nem uns perdidos .
Mas a menina dos meus olhos , a minha princesa encantada , era nada mais do que a Selecção Italiana . A Seleção Italiana ? pensam vocês, grande abuso . Mas tu és português , granda tó-tó “ que me saístes , meu …granda def …ka…ka…kkkkk ( lol … é só rir , ó Puto , eles nem sabem o que é a selecção Italiana)… lol …
Secretamente lógico , se não chamavam-me Traidor . Agora és Italiano , oh puto! Não tens tino nessa cabeça , não ? E eu abanava a cabeça e imaginava coisas , como a grande sensação do futebol português …. E era no meio das grandes confusões que eu imaginava tudo …no meio de um batalhão de soldados ávidos de sangue, e que nas transmissões gritavam o seu uivo , pintavam-se de vermelho e branco , como os homens das cavernas e era ali que a minha vida estava decidida . E o futebol seria obviamente o meu sonho mais precioso … eu queria ser o próximo José Mourinho, queria ser simplesmente o treinador Fred, este era o meu Mundo para lá do País das Maravilhas , tudo começava com um pé, um número o treze e duas letras FC . Frederico Coragem , 13 . Se o Cristiano Ronaldo tem CR 7 . Porque o Benfica não haveria ter o seu ?

terça-feira, agosto 28, 2018

Ovo de fogo cap . II

Fecho os olhos e começo a contar para trás.
Um pássaro de fogo enorme , olha-me .
- Sabes quem sou eu ? –pergunta-me o pássaro .
- Não , respondo eu .
- Tu , responde-me ele . Sou a vida que se acende e reacende , as quatro idades . A infância , a adolescência , a idade adulta e a velhice . Além , naquele jardim encontrarás uma estrela que deverás plantar numa árvore , para que a possas seguir , até encontrares apior das aves , aquela que é feita de pedra e irá colocar-te uma adivinha “Decifra-me ou devoro-te “. , diz-te ela ,. Mas tu , diz a ave nunca deves repetir a palavra homem , porque ela te irá iludir , levar-te-á a experimentar jogos , doces e aqueles que mais amas . Não lhe dês ouvidos ! A esfinge automedica-se , porque lhe respondem a palavra homem . A esfinge ouve os gritos da sua mãe e amaldiçoar-te-á como fez ao rei ! Se for amaldiçoado , deverás procurar um homem cego , mas sábio ! Esse homem cego deverá dar-te uma nova oportunidade , caminharás sobre um jardim cheio de cascatas onde uma rapariga te irá ofercer uma maçã … Não aceites a oferta ! Se aceitares …. E deres a primeira dentada … dar-te –ás conta que a maçã se transformará numa corda e te levará a enforcares na árvore .
- Isso pode mesmo acontecer ? –perguntei incrédulo com aquelas profecias.
- Isso , não sei , disse a ave , porque acabas-te de o desejar esentis-te osabor de uma maça mais doce , forte que havia em todo o pomar , que se transformará em …
- O que devo fazer , ave ?
- O melhor que deves fazer , rireres-te ! Pergunta-lhe coisas , pede-lhe o número de telefone , se ela quer beber um café contigo ou se aceita um beijo teu … de certeza que irá aceitar …
Lá estava frente a frente aquela rapariga tão bela , como jamais havia alcançado , mas de repente algo mudou … fiquei gelado ! Ela não tinha olhos , não era ninguém , dos seus olho saiam noite e quando olhei para as suas mãos eram esqueletos que suportavam uma foice . Foice essa que não era para ceifar no campo , mas para ceifar vidas .
- Vai-te embora , jovem ! –disse-me aquele ser frio , gelado , como o vento da Sibéria e as noites da Rússia . Ainda não chegou a tua hora !Tens uma vida pela frente ! Não a desperdices … E disto isto … acordei . Por milagre a minha febre havia desaparecido .

quarta-feira, agosto 22, 2018

Ovo de Fogo * Capítulo 01

Olá . Chamo-me FJC , e todos já me conhecem . Para os amigos , sou o Fred ou o J . Para ter um nome mais radical , ou cool … pois sendo assim … imagino-me ser outra personagem , e entrar numa outra dimensão . Para além de jogar no meu computador , de vez em quando entro dentro dos jogos quando me envolvo neles seriamente. Estava eu a jogar um dos jogos sobre os marinheiros gregos e navegadores do século XIX que me dei conta que tinha apenas uma última vida . No navio que comndava tinha um ovo fantástico , fabuloso , cheio de energia verde , encarnada e se nos aproximassemos podíamos ver algo que se movia lá dentro . Eu não me conseguia mexer , apenas ouvia as ondas do mar e umas jovens de olhos azuis , de cabelos louros . Haviam bolas de fogo ao redor contra os barcos de Napoleão , aquele imperador francês maluco que invadiu a Europa toda . O barco dele era uma espécie de avião que nos perseguia a nós , pois queria possuir um ovo gigante que pertencia ao meu povo . Ninguém sabe ao certo a minha idade , mas tenho quase a idade do mundo e posso contar-vos tudo o que já vi , por isso também posso comprar e vender espécies raras para os museus de história natural em todo o mundo . Mas o local onde consigo arranjar estas espécies aos cientistas , é nos jogos de estratégia . E nestes novos como o “O Ovo de Fogo “é uma raridade . Fui buscá-lo aos confins dos mares da China , enfrentei ciclopes , mulheres bizarras sem olhos e que ao fim de um tempo me queriam comer . É lógico que nestas viagens eu bebo o suco da ilusão , eu continuo a ser o Fred , mas estes seres vêem-me como Frederichus Iasciuntus Contentus , na qual uso uma espada de luz com as minhas iniciais : F.J.C . . Agora tenho que vos deixar amigos , pois estou prestes a entregar a minha encomenda à rainha Teodora do reino da Pangeia , dentro da nossa serra da Arrábida . Até breve amigos , eu vou dando notícias . Quem me quiser vender coisas estranhas quiser vender coisas estranhas , podem ligar-me ou escrever –me um mail .

fcool@ilusão .pt , 23456788.





*  Trabalho elaborado  por um antigo aluno meu Frederico Jacinto Coragem no ano lectivo de 2013/ 2014 na oficina de escrita criativa no centro de explicações  Futuro  Seguro


O projecto  Sherazade  foi reaberto. Bem  vindos , Voltem sempre 

sexta-feira, agosto 17, 2018

Conclusões

Mário-Henrique Leiria foi aluno da Escola Superior de Belas Artes,participou nas actividades do Grupo Surrealista de Lisboa, entre 1949 e 1951 e em 1961, depois de ser preso pela PIDE, instala-se no Brasil onde desenvolve várias actividades, como a de encenador e de director literário da Editora Samambaia. Voltou a Portugal em 1970. Publicou Contos do Gin-Tonic (1973), Novos Contos do Gin (1974), Imagem Devolvida, Conto de Natal para Crianças (1975) Casos de Direito Galáctico (1975), O Mundo Inquietante de Josela - fragmentos (1975) e Lisboa ao Voo do Pássaro (1979). Chefiou a redacção de O Coiso, suplemento semanal do diário A República. Aderiu em 1976 ao PRP - Partido Revolucionário do Proletariado. Alguns textos seus, escritos em colaboração, foram recolhidos na Antologia Surrealista do Cadáver Esquisito (1961), organizada por Mário Cesariny.
Mário Henrique Leiria é a visão aberta de alguém que não se conforma com aquilo que é estabelecido.
Desta forma compreendemos que é muito difícil estabelecer um manual , uma síntese deste escritor ditando que ele teve várias actividades desde publicitário a operário fabril em diversos movimento surrealista , abandonou-o , foi comunista ,mas acabou por sair do partido por se incompatibilizar com as mesmas ideias, voltando à política nos anos setenta pelo rescaldo da revolução dos cravos .

O Género Leiriniano

Podemos falar aqui que em Portugal surge um surrealismo tardio , e que o humor negro é um dos seus campos privilegiados , convivendo com outros aspectos da escrita surrealista : a ironia23 . Este movimento impõe uma subversão formal através dos contos e textos . Estes textos não ultrapassam as quatro linhas . Estão muito próximos da oralidade , muito próximos à anedota ou ao trocadilho que tantas vezes acompanha o quotidiano . O género leiriniano distingue-se por ser um texto curto trazendo o efeito surpresa mais explosivo ou outros através do conto . Mas será nos anos oitenta , após a sua morte que este autor será imortalizado por Mário Viegas , junto do público através da televisâo e rádio onde imortalizou estes Contos do Gin Tónico , Novos Contos do Gin Tónico .
A análise do autor em relação à sua religião judaica , a crítica mordal face a Deus e Moisés através de uma crítica ao serviço militar obrigatório adoptando-o quer para israelitas , quer para portugueses. Vejamos então o que ele diz :

“ Jeová achou que era altura de pôr as coisas no seu devido lugar. Lá de cima acenou a Moisés. Moisés foi logo, tropeçando por vezes nas lajes e evitando o mais possível a sarça ardente. Quando chegou ao cimo, tiveram os dois uma conferência, cimeira, claro. A primeira, se não estou em erro. No dia seguinte Moisés desceu. Trazia umas tábuas debaixo do braço. Eram a Lei. Olhou em volta, viu o seu povo aglomerado, atento, e disse para todos os que estavam à espera: - Está aqui tudo escrito. Tudo. É assim mesmo e não há qualquer dúvida. Quem não quiser, que se vá embora. Já. Alguns foram. Então começou o serviço militar obrigatório e fez-se o primeiro discurso patriótico. Depois disso, é o que se vê”.
Conclusões


A ficção científica tendo como tema a politica e a suas mudanças radicais,nas páginas anteriores analisamos alguns desses contos tidos como o expoente máximo da literatura surrealista portuguesa . Curta ,cáustica , satírica . Mário Henrique Leiria usou o trocadilho para nos servir um bom gintónico e levar-nos a um universo psicadélico . Como afirmaram alguns teórricos como João Barreiros na revista Ler a ficção científica usa mais o fantástico e o horror do que universos paralelos e viagens no tempo 25.
Como todos os grandes génios Mário Henrique Leiria teve diversos empregos como tradutor , encenador , temido por uns , amado por outros . Este autor ficará para sempre conhecido pela sua excentricidade , a sua fidelidade à ousadia que muito bem soube trazer num novo género literário . A pequena biografia que aqui apresentamos faz parte daquilo que registamos durante o período da nossa investigação , daqui conseguimos obter a estrutura do edifício leirianiano com todas as suas influências , fossem elas surrealistas, subversivas ou não.

Ainda é muito cedo para se construir uma biografia sobre este escritor surrealista . Além de termos poucas visões sobre o autor , onde encontramos dispersos publicados recentemente pela Estampa ,também selecionamos peças de teatro , críticas , pensamentos e ao mesmo tempo números de sócio , cartas de militante do aprtido comunista , fotografia do autor quando esteve preso.
países europeu , foi editor literário e encenador de teatro enquanto viveu no Brasil . Fundador da ficção científica em Portugal onde se pauta com características humorísticas onde reinam a ironia e o humor negro . Aderiu ao partido  comunista após uma viagem a Moscovo,onde se incompatibilizou com ideais do regime , dizendo que não era qualquer espécie de boneco.
No íncio dos anos cinquenta , Henriques Leiria foi preso pela PIDE na operação Papagaio
Durante uma década Mário Henrique Leiria partiu para a América Latina onde permaneceu pela Argentina( desconhecendo-se o que se passou durante este mesmo período) e Brasil ( onde foi director literário da editora brasileira Samandaia  e encenador de teatro).

A sua escrita ficará para sempre marcada pelos dois livros publicados os Contos do Gin Tónico e Novos Contos do Gin Tónico . No final da sua vida Mário Henrique foi homenageado numa exposição de arte retornando a entrar em contacto com o moviumento surrealista . Em 1976 adere ao Movimento Operário e quatro anos mais tarde virá a morrer deixando uma obra riquíssima de humor muito próprio. Talvez um dia possamos construir um manual onde poderemos construir um modelo mais consistente da obra leiriniana .


BIBLIOGRAFIA


FONTES


RESERVADOS ( BN – E. 22)
ANTT- PROCESSO 104


Idle , Eric, O Caminho para Marte , um romance pós –modem, Ed. Gradiva, 1 ªed , 2004, Produções Fictícias

Leiria , Mário Henrique , Contos do Gin Tónico , Ed. Estampa , 2007, 5 ªed.

Idem , Novos Contos do Gin Tónico ,5 Ed,Ed. Estampa 1999

Leiria , Mário Henrique, Casos de Direito Galático,1ªed,1975


ARTIGOS

Barreiros , João, “A edição em Portugal “in Ler , n.57,Inverno 2002, Francisco José Viegas (dir. de ) , ed. Circ.Leitores , p.68

Candeias , Jorge “Ficção Científica Portuguesa -filha de pais incógnitos”” in Ler n. 57 Inverno 2002, Francisco José Viegas (dir. de ) , ed. Circ.Leitores, pp59-60

Carmo , Carina Infante do “Tensão recreativa e subversão do poder no conto verbíssimo de Mário Henrique Leiria”universidade do Algarve , publicação on –line , 2005 , pp1-10

Seixas, João, “O realismo Fantástico “in Ler n. 57, Inverno 2002, Francisco José Viegas (dir. de ) , ed. Circ.Leitores , pp.50-55


ESTUDOS

Belcari , Agnese, Contos do Gin Tónico e Novos Contos do Gin di Mario Henrique Leiria : La satira come resistenza (2002/2003 ) , Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa , Universidade La Sapienza

Duarte , Lia Cupertino , Homem Risibilis , O humor de Monteiro Lobato na literatura infanto-juvenil , Dissertação de Doutoramento em Literatura Brasileira apresentada à Universidade de Assis , departamento de Ciências Humanas , 2006 ,

Kriller , Maria Manuela Pardal, Humor negro e surrealismo na obra de Mário Henrique Leiria ( Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa ) , 1994

Tchen , Adelaide Ginga, A aventura Surrealista ( Dissertação de Mestrado em História Contemporânea ) , FSCH .  1999

DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA?



Comecemos pelo princípio : que é isso de ficção científica portuguesa? Ou ainda antes , será que existe tal coisa ? É que, se já é dificil definir o que é na realidade, a ficção científica , mais difícil se torna tentar encontrar aquilo que nela possa ter . Ou seja , que se entende quando se fala de ficção científica em portuguesa? FC feita em Portugal?

Numa época que se assitiu na política ao fim do salazaismo , à transição para a ligeira abertura Marcelo Caetano e, por fim ,ao 25 de Abril , é a primeira das épocas relativamente férteis em textos portugueses de Ficção Científica .

Diante deste cenário enquadramo-nos perante uma conjuntura internacional pós segunda – guerra mundial onde as descolonizações são a palavra de ordem , a passagem de um momento de esperança após a morte de salazar . Todos sonharam com a alteração climática do Inverno para a Primavera Marcelista . No entanto Marcelo Caetano apenas fez uma pequena mudança de penteado institucional , lavou a cara às instituições e tudo continuou na mesma . É
neste conte contexto nacional numa luta entre colonizador e colonizados ,procura de defesa do El Dourado Português contra o tsunami da descolonização . A ficção científica de Mário Henrique Leiria é na opinião de Maria Manuela Kriller “Uma literatura de carácter político com maior incidência nos Novos Contos do Gin Tónico , onde a ironia e o humor dão o tom panfletário . (…) Põe em causa os seus generais , ditadores , miliatres , nazis e dissidentes soviéticos (…)”

A sua experiência como tradutor fê-lo criar um universo muito próprio . A. Huxley , Isaac Azimov foram alguns dos autores traduzidos por Mário Henriques Leiria na colecção Argonauta. Durante este mesmo período escreveu o prefácio do romance de Clifford Simak as Cidades Mortas.

Para compreendermos melhor esta apropariação da ficção científica por Mário Henrique Leiria iremos seguidamente analisar algumas das obras traduzidas pelo autor e seguidamente contrapondo-as com as obras que o autor caricaturou , quer nos "Novos Contos do Gin Tónico" , quer em" Contos de Direito Galático, quer no Mundo Inquetante de Josélia 18.


Na página seguinte apresentaremos um esquema diante do binomio Ficção Científica traduzido por Henrique Leiria na colecçe Argonauta ( Livros do Brasil) Ficção Científica Leiriniana . Durante a nossa pesquisa identificamos alguns textos manuscritos , mais concretamente “Sabe o que é … Sistema de Planetas Interplanetários ? “19, recortes de crítica literária europeia e sua opinião sobre este género literário 20

Apresentamos seguidamente um excerto de Contos do Gin Tónico para vermos como se apresenta o género de ficção científica leiriniana :
“Pul-Tra, rastejador polipoide de Algol-7, caixeiro viajante de máquinas de solidão, ao desembarcar no porto estelar de Troikalan em actividade profissional, foi abordado no bar do dito astroporto por Crostol, indivíduo insecto-voador, indígena do planeta, que delicadamente o convidou a tomar um recipiente de «Grum-Kvas VOP» como símbolo de boas vindas. Pul-Tra, com dois tentáculos e extremo cuidado, pegou no insecto indígena e, em gesto ritual, arrancou-lhe cerimoniosamente os órgãos visuais. Dado este acontecimento, foi detido para averiguações por um membro do Departamento Gravito-Sentencioso que gravitava de serviço no astroporto. A queixa foi imediatamente apresentada por Brastol, membro do grupo reprodutivo de Crostol (5º sexo), baseada na alegação de destruição desnecessária praticada na pessoa de um indivíduo do citado grupo. Processando-se em seguida a análise de Conjuntos, Circunstâncias e Condições, alegou a defesa que Pul-Tra, como todos os naturais de Algol-7,era de condição pacífica, sempre pronto a retribuir qualquer delicadeza recebida.Dado que, por contingência psico-somática, todos os naturais dessa região prezam e consideram como o maior bem a solidão e a contemplação interna (zan-zan-dag), Pul-Tra, ele mesmo vendedor das mais requintadas máquinas de solidão produzidas pela sua raça, devolvera no melhor estilo a amabilidade de Crostol, libertando-o dos órgãos visuais e, assim, da presença de imagens externas inoportunas. A acusação (Ministério Público – Comarca de Troikalan) no entanto, não aceitou esta argumentação, considerando que, como é sabido, os órgãos visuais dos indígenas de Troikalan são o elemento sustentador do equilíbrio sexual (5º sexo) dos grupos reprodutivos e a destruição desnecessária dos mesmos pode pôr em grave risco a imprescindível polinização das fecundações de grupo. A ignorância deste facto, disse, não pode de forma alguma servir como argumento para a absolvição do rastejador polipoide Pul-Tra, de Algol-7.
Como fez notar, há outras maneiras de ser agradecido além de «andar por aí a vazar olhos» .

 A sentença (Sector de Rigel – Comarca de Troikalan) foi benigna, considerando como circunstância atenuante a boa-fé com que o acto fora praticado, embora a acusação tivesse protestado energicamente. Pul-Tra foi sentenciado a suportar luz nos olhos directa e ininterruptamente durante 37 rotações algolianas (factor + 7), com pena suspensa por 3 ciclos de Rigel. Ao grupo reprodutivo de Crostol foram concedidos dois binóculos reprodutores extra e, como indemnização simbólica, a posse temporária, durante a pena suspensa, do apêndice caudo-solitário de Pul-Tra. Pergunta-se aos estudantes atentos: foi a sentença coerente com os trâmites planetários em vigor (Sector de Rigel) ou houve abuso de poder?(…) “ O conto não tem quaisquer marcas temporais.
Esta obra tendo como tema a politica e a suas mudançasradicais, fez-que querer lê-la, pois o fascismo foi um regime duromas desenvolveu a nossa economia e a democracia foi e é um regime que desenvolveu a nossa sociedade, mas os ultimostempos do fascismo e o primeiros da democracia foram muitoexagerados e assim o autor recorre ao sarcasmo para os criticar,assim percebi um pouco mais dessa altura de uma forma maisinteressante.A obra está bem fudamentada, os seus contos não continuammuito grandes, mas em comparação ao primeiro livro estãomaiores, o que se torna um ponto desfavoravel, pois os seusmaiores contos são muito confusos, irracionais. Os pequenostambem o são, mas talvez por serem menores tornam-se maissimples para a sua compreensão. O sarcasmo está presente emtoda a obra, é como se fosse a imagem de marca do autor.Esta obra fez-me entender que esta altura foi muito complicada eque nem tudo está explicado nos livros, visto que o autorescreveu a obra antes e depois do 25 de Abril, é como se fosseum testemunho do que realmente acontecia no povo , como nãofoi censurada, a obra é bastante explicita dentro dentro dos sarcasmo do autor.

terça-feira, agosto 14, 2018


Candidatura  Espontânea

Crónica de um licenciado em História.
Nos últimos anos tem-se dedicado a procurar emprego, sem o achar e contudo olha à sua volta e vê tanto para fazer.
O nosso licenciado olha para os espaços da cidade de Setúbal, e vê nesses espaços verdadeiros recursos históricos que podemos apreciar, observando as pérolas da construção, indo ao encontro de artistas anónimos. Obras de arte sem assinatura mas com enorme beleza.
Seja o Convento de Jesus, onde estranhamente  ouvimos o gemido das gárgulas, perante  a ameaça de ruína ou, um dia, olhar antes os escombros dessa mesma de obra de arte.
Perante a cegueira geral, que constitui o recusar ver o quão belo os nossos antepassados nos legaram, perguntamos  se não será necessária a ajuda  de um cão-guia…
Reencontrarão os vindouros, uma pista daquilo que foi, nas imagens  dos edifícios  que hoje admiramos?
Que legado ou memória deixamos às gerações futuras, certamente também empenhadas em construir deixar legado.
Aqui está uma área onde um licenciado em história pode trabalhar. Sensibilizando as populações e os seis poderes a dialogar com o passado e consigo próprios. Quem esquece o seu passado esquece-se assim porque não se entende sem ele.
Saber olhar as épocas, os recursos  que temos à nossa  mão, a riqueza  de um monumento histórico, são áreas onde um licenciado de história pode fazer valer os seus conhecimentos e ser útil.
Porque  razão foi aquele edifício/monumento construído, com que função e em que contexto urbano e político-social. Nem sempre teremos à mão um
familiar mais velho que  nos ajude  a descobrir que construção era aquela
que observamos nas imagens. E de que só resta isso mesmo: a imagem do que foi e do que podemos imaginar.
Lutemos para que os vindouros não vivam uma vivência sem memória, que também eles apaguem o que nós hoje lhes queremos legar.
Pensemos nisto quando  alguns edifício/monumentos da nossa cidade ameaçam ruir. Mais tarde diremos apenas: Que pena!
Será pena, pois mas sem pensarmos e reflectirmos, outros valores que se mostram mais altos, como centros  comerciais ou torres gémeas matam a nossa memória e comprometem o nosso futuro.


segunda-feira, agosto 13, 2018

COMO CRIAR UM EDIFÍCIO PSICADÉLICO CHAMADO FICÇÃO CIENTÍFICA COM UM GIN TÓNICO BEM FORTE ?


“O que é que impele então alguém a tornar-se comediante ? O abandono . O abandono puro e simples por parte da mãe . As mães são os pais dos comediantes , (…) Os comediantes , procuram substituir o amor ausente de um pai ausente pela admiração dos desconhecidos (…) “

Eric Idle , O Caminho para Marte , um romance pós –modem , Ed. Gradiva , Produções Fictícias , p.93



Introdução


Conhecer uma pessoa profundamente é conhecer-se a si próprio . Esta é na base  a essência das ciências humanas , conhecemos os outros para nos conhecermos a nós próprios . Por isso ao olharmos as obras de arte , edifícios , temos que ter em conta os  alicerces da sua construção . Eles são exactemente iguais aos de uma pessoa , por isso quando estudamos uma obra de um escritor devemos olhar para a época em que ele viveu . Porque decidimos estudar a obra de  um autor como Mário Henrique Leiria ? Será ele assim tão importante para a literatura portuguesa contemporânea ? 

Sim , é tão importante olharmos para os alicerces do seus dois edifícios e outras duas maquetes de edifícios que poderemos analisar ao longo desta investigação . Poderemos centramo-nos nestas duas casas de histórias onde os  quartos estão cheios de palavras , risos e etiquetas trocadas, propositademente , passagens secretas desconcertantes que nos proporcionam momentosde descarga emocional . Por isso avisamos que absorvemos a massa crítica deste autor, colocamo-lo no seu tempo e espaço e em seguida decidimos tratar de um assunto muito pouco estudado na literatura portuguesa a ficção científica portuguesa . 

Será a ficção científica portuguesa uma literatura comprometida ? Estará ela ao serviço da política ? Como é que podemos diferenciar a ficção científca de Mário Henrique Leiria com as os dos autores que ele traduz?

Esse será um dos pontos essenciais do estudo deste trabalho : esboçar um plano arquitectónico para o jardim Leirianiano . Como apresentamos então essas normas ?
Para criarmos esta arquitectura leiriniana devemos centrarmo-nos na sua escrita peculiar que difere de todos os outros escritores , que faz sentir uma voz poderosa para construir uma crítica muito bem elaborada sobra a sociedade do Estado Novo .

Para criarmos esse jardim temos que ver esse espaço envolvente ,cheio de labirintos , histórias e partidas , onde podemos encontrar outros atalhos aos quais todos vão dar a Mário Henriques Leiria . A recriação da paisagem idealizada por este arquitecto paisagem revela um universo futurista escondendo uma realidade muito própria , um estilo e um universo idealizados por Mário Henrique Leiria . Como é próprio dos jardins exóticos são necessários árvores raras , como o humor negro , a sátira , o non –senso e também plantas que quase provocam o riso muito à maneira dos palhaços pobres que deitam água junto dos visitantes .

Estas metáforas preparam as próximas páginas para aquilo que irá ser o nosso trabalho , a explicação e a razão d eum autor que ousou ser diferente , pouco conhecido e mal amado . Por isso decidimos seguir o labirinto e prepararmos um fio de lã onde pudessemos seguir o rasto deste escritor. Quem foi afinal
Mário Henrique Leiria ? Que obras é que ele escreveu ? E que movimento pertencia ele ?
Por isso tencionamos responder a estas questões nas próximas páginas , descrevendo afinal o que é o humor sobre as diferentes perspectivas , enquadrando-o na época e na concepção de autores surrealistas e a sua regra base .Seguindo o mapa para encontrar a saída deste labirinto leirianiano procuraremos as características de ficção cinetífica e onde estão as marcas do autor nas obras criadas pelo autor . Diante deste modelo procuraremo seguir uma pista daquilo que o autor procurou fazer ao codificar a parte final do Estado Novo na Primavera Marcelista .

Muitas foram as obras que seguimos para construir o nosso modelo de raiz humorística . Depois de descrevermos a época em que se situa o autor , passaremos a descrever a sua vida ,de uma forma generalizada porque se trata de uma pequena investigação .

Descodificar a biografia de um autor é também recolher dados da sua época . Ao escolhermos a biografia de Mário Henrique Leiria conhecido autor dos Contos do Gin Tónico ( Estampa , 2010) e Novos Contos do Gin Tónico ( idem ) dedidimos estabelece-lo na época em que viveu , no movimento a que pertenceu , ao partido clandestino de então ( PCP ) , que foi militante e que pouco tempo depois da viagem à ex-URSS .

A nossa ánalise não sendo gratuita , será sobretudo uma introdução aquilo que poderá ser uma primeira análise à vida e obra de um autor que para a maioria dos portugueses é desconhecido , não só porque o humor é tido como uma forma de literatura secundária e subversiva( Agnese , 2002 ), mas também é desprezado e tido como um geénero menor pelos académicos portugueses .
Na base do puzzle que se permite abrir as gavetas filosóficas tal como o movimento Surrealista ao qual pertenceu , nesse âmbito as suas obras demonstram uma fórmula muito próprio de um humor ao qual Cecília Barreira afirma ser libertador . Dentro deste género revertemos as suas características ligadas a André Breton surrealista e que designou o humor negro não só como uma forma como brincar com a morte , mas também o autor que usa este género de humor será uma morte figurada em relação ao pai ao qual os psicólogos afirmam uma espécie de Complexo de Édipo sofisticado .


Dentro desta colheita Leiriana abusamos não só do seu espólio documental existente nos Reservados da Biblioteca Nacional , onde contém toda a sua obra , bem como as obras já identificadas anteriormente . Estudar Mário Henrique Leiria é recordar também um percurso de um homem que se bateu em romper com as amarras da sociedade , frequentou Arquitectura na Faculdade de Belas Artes e também fez parte da Comissão Organizadora de algumas exposições português , trabalhou como operário em diversos países
da Europa onde escrevia no Jornal de Notícias , mais tarde preso pela Polícia Internacional e Defesa do Estado ( Processo n. 20610 , Livro 104 , ANTT)

Para terminar aconselhamos um homem que soube preparar um coktail bem servido através de um gin-tónico bem forte, apresenta-nos um rasgo de criatividade e uma lufada de ar fresco num país bafiento , sem qualquer género de esperança , criou um suplemento satítico o Coiso do semanário O Século. Mário Henrique Leiria é ainda uma fonte de inspiração para a nova geração de humoristas , tais como Nuno Markl em Fevereiro de 2003 na revista os Meus Livros .


Apesar das dificuldades , não esmurecemos e encontramos cartas , contos , guiões , contas , críticas de artigos de jornal , fotografias de planetas tirados no planetário em Lisboa e a sua crença de possibilidade de vida inteligente em Marte . A sua criatividade nascida através da publicidade , mais parte fazendo parte de um grupo de surrealistas , que havia de se retirar . Mário Henrique Leiria tem uma personalidade muito própria .O tema deste trabalho pretende mostrar de que forma é que foi criada a ficção científica através de Henrique Leiria , apresentar as características deste género e daquilo que o autor sabia fazer melhor contos , lenga-lengas e histórias fragmentadas , onde justificava por vezes a sua raíz judaica . Ao escolher este trabalho tomei consciência das dificuldades que me iam aparecer . O encerramento temporário da Biblioteca Nacional , levou a que procurassemos noutros pontos de pesquisa , como internet , as duas obras publicadas e retirar aquilo a que nós nos propomos estudar : Mário Henrique Leiria enquanto fundador de um novo género em Portugal , a ficção científica2 .
Para isso analisamos o género de ficção científica e fizemos uma pequena comparação , apresentando o contexto da época, uma pequena biografia do autor .
Estudar o humor em tom de pessoa torna-se essencial para compreendermos a biografia de Mário Henrique Leiria . Como é que ele conseguiu resistir ao conservadorismo , ao lápis censitório e nesse ponbto iremos estudar alguns dos seus textos de Contos de Gin Tónicos que sejam próximos ao género da ficção científica , já que as restantes obras são rascunhos e nunca foram publicadas .
Criar um novo género é ter a certeza de imortalizar a sua própria palavra para a eternidade , usando o non-sense , a lenga-lenga num registo quase infantil , o humor negro traduzindo-a numa rebeldia constante contra o poder instituído . Para criar este jardim foram não me podemos esquecer de diversas pessoas que nos permitiram a concretização deste trabalho de pesquisa . Em primeiro lugar à Elsa Viegas que no longíquo ano de 2003 nos emprestou os Contos e os Novos Contos do Gin Tónico , levando-me ao universo psicadélico leirianiano . Mais recentemente à nossa professora Cecília Barreira que apoiou desde o primeiro instante a realização destetrabalho , por fim queria agradecer o humor sincero e descarado na sua tenra idade ao meu sobrinho Miguel José e por fim à memória da nossa amiga Sónia Alexandra que foi a prova viva da genealidade e do humor muito próximo de Mário Henrique Leiria que estará para sempre nos nossos corações .



O humor é um tema raro e absolutamente temido pelos académicos portugueses.
É por essa mesma razão que existem muito poucos investigadores que ousam estudar tal terreno minado . O Humor explode , faz-nos pensar e alterar mentalidades . Mas o humor é uma coisa séria , pensada , cuidada, cheio de jogos de palavras que nos chega a pregar partidas , leva-nos a trazer surpresas agradáveis , leva-nos a concluir um desejo quase infantil de matar o pai ou a mãe . O humor pode trazer uma carga muito violenta e fazer feridos , destruir os alicerces de um edifício social , daí que fosse necessário olhar para os materiais de construção leiriniano . Criado sobre o estilo surrealista este género baseia-se em frases curtos e eleva-nos a diversos anadres onde cada escadaria traz uma surpresa atrás outra , onde esses estudos laboratoriais sobre o humor de Mário Henrique Leiria sejam particamente desconhecidos do público .

Preparar este jardim botânico colhido a partir das diferentes partes do mundo insere-se na densa floresta humana do jardim humorístico .
Para construirmos este paraíso humorístico juntamos duas obras essências que
que estudam e analisam a sátira4, o humor negro neste autor surrealista.

Para termos uma ideia mais concreta da linha do autor consultamos ainda escritos , as obras publicadas , mas também correspondência , críticas , guiões para cinema , rascunhos de romances que ainda não viram a luz do dia , escondidos no Reservados da Biblioteca Nacional apresentam as características que iremos analisar durante o trabalho .
Antes de apresentarmos a biografia do autor , analisaremos o humor tal como é , daí que seja interessante observar características de Bergson , Breton e outros autores que se aproximaram de leiria na sua critividade e na forma como criam universos paralelos .
Estão feitas as bases para a construção dos alicerces deste edifício , mas para isso basta saber como é que ele foi construído , quem foram os seus pedeiros, as suas visões , as viagens , as peripécias e a decoração feita dentro das salas deste género artístico . Por isso a visão de análise não se pauta só pelo lado de fora de um edifício , como também por dentro , a sumptuosidade da sua
própria decoração . Por isso comparar uma pessoa a um edíficio não seja de todo incorrecto , porque a sua própria forma de ser e de estar compreende toda uma época e ao mesmo tempo uma forma de representar a arte .
Mário Henrique Leiria é um autor maldito , pouco conhecido e mal amado. Aqui e ali foram sendo publicados artigos de docentes da Universidade Nova de Lisboa , da Universidade do Algarve, mas nada mais do que isso . Os Contos do Gin Tónico e os Novos contos do Gin Tónico foram incontornáveis para o nosso estudo. Nas lombadas das obras encontramos uma pequena nota biográfica.

Para situarmos o período surrealista não nos podemos esquecer da Anthologie de l’humour noir em André Breton.

Enquadramento histórico

Falar de ficção científica é falar da história do século XX . É elaborar uma complexa carta mental das expectativas e ambições , dos resultados e frustrações de um mundo em que o equilíbrio instituável entre o poder conformador da tecnologia e o lastro envergonhado da desigualdade económica e industrial .É elaborar uma complexa carta mental das expectativas e ambições , dos resultados e frustrações de um mundo em equilíbrio instável entre o poder conformador da tecnologia e o lastro envergonhado da desigualdade económica e industrial . É acima , de tudo , o desenhar de um quadro explosivo de confronto entre sistemas de valores arcaicos , ancorados n ailusória segurança de três mil e quinhentos anos de imperceptibilidade mudança no quadro de realidades e expectativas de uma humanidade essencialmente pastoral , e a incessante erupção de um maelstrom de súbitas mudanças catalisadas pela ubiquidade de uma tecnologia demasiado exigente em termos do próprio humano . A história da ficção científica nasce com a Revolução Científica no século XVIII , verificando –se a alteração de pensamento em relação ao mundo , ao homem e na forma de pensar o objecto científico . Mas se até aí era impensável fazer ficção científica o realismo dá espaço para um universo onde a ciência a morte criam uma nova forma de olhar o homem . Poderia ser recriado um homem após a morte ? E é sob esta temática que Mary Shelley cria um universo onde a electricidade é o universo motor para uma história completamente diferente de tudo o que já havia sido feito até então . Depois muitos outros surgiram , Júlio Verne e George Wells e é aqui que a ficção científica ganha os contornos típicos que algum su –género contém a invação extraterestre e a possibilidade
de vida inteligente .
 Artur C . Clarke , Isac Azimov e Artur Huxley são os últimos autores a destacar.
Como afirma Jorge Candeias  “ Se virmos bem as coisas , ou seja , se lermos com atenção os textos que têm sido apresentados como ficção científica ao longo da história da literatura portuguesa , verifica-se que muitos deles não tratam os temas de ficção científica nem utilizam as normas de ficção científica(...)".

Bastou quase um século para que começasse a gatinhar a ficção científica portuguesa , como se esta sofresse de alguma doença congénita até que se desenvolve com diversos movimentos , entre eles o surrealismo e o humor negro tão caraterísticos na obra Mário Henrique Leiria .

O Surrealismo nasce em Paris após a Primeira Guerra Mundial ocupando uma posição de destaque internacional face à vitória da Tripla Entente . A origem e o prestígio enriqueceram um campo cultural através dos ideiais e mentalidades .
Até 1914 o território francês fora palco de grupos artísticos e movimentos culturais que originaram correntes internacionais .

*

 Aos meus sobrinhos , Miguel , Gabriel e Clara
In Memoriam Sónia David ( 1977-1991)

terça-feira, agosto 07, 2018

Projecto Sherazade pode voltar ....



  Desta vez lançamos  a ideia , passamos  pela  página do  facebook e cada um pode dar a ideia  daquilo que pode acontecer , Barbara  de Sousa  Carvalho e Mello  volta assim à proa de um projecto , mas este  não é o  único a ser desenvolvido , basta   cada um , seguir a ligação   ou a partilha que eu  fizer , juntamente    com a nossa amiga  Santa Muerte , Agatha Cristie  junto da  turma do  Sítio  do Picapau Amarelo e  ainda  visitaremos  a   boa universidade  da Carrapeta , todos eles merecem  ser recordados .
Ao mesmo   tempo que aconselhamos as  escritas de outras pessoas , para que elas possam  também escrever , o projeto Sherazade  remonta  a  uns  bons aninhos  , quando a  Santa Muerte e  outras personagens  cómicas apareciam por  aqui , e  como estamos em Agosto ,  optamos  também por lançar uma  história junto das ruinas de  Troia , onde  iremos  dar de caras com antigos sacerdotes fenícios , deuses , arqueólogos , amores e desamores e  histórias de praia ,assim à boa maneira teenager , tipo Verão M ,ou qualquer   coisa que o velha , mas no meio disto  tudo recordei-me de uma boa história de aventuras  , tesouros , passados no  Algarve ...

Na  véspera do seu casamento   Bárbara de Sousa  Carvalho e  Mello  descobre que o seu namorado  é um potencial traficante de arte internacional procurado pelo FBI , como   se não bastasse  descobre  que  um afamado  arqueólogo internacional belga  é um dos mentores dessa mesma  quadrilha  .Tretaneta de um  famoso capitão que  descobriu  uma  peça de arte valiosa que está guardada a sete  chaves num  cofre , pois  a revelação da mesma  peça  pode  levar a  uma  terceira guerra mundial  , no meio estão  marchand´s de arte,  vigaristas que se  fazem passar por médiuns  , diplomatas ,  historiadores  ambiciosos  que decidem aproveitar alguns  “ furos “ da história para assim conseguirem   alguns  dividendos  com  a misteriosa  lenda da  fotossíntese  humana  descoberta  nas  escavações  em Çatal  yuk nas vésperas da   .    No meio desses  oportunistas está  um  famoso  jovem historiador misterioso  Wando de Sousa Mendonça que  no negócio das artes  tem o nome obscuro “ O Corvo “.
A par  da  fama  do  jovem  historiador à escala  global em  congressos internacionais , grande parte deles estão relacionados  com misteriosos  desaparecimentos de  obras de arte , onde  um arqueólogo   afamado Nicolas   Sins  encontra uma peça  sua no Brokelyn Museum de Nova  Iorque onde anos antes havia ele mesmo  descoberto essa peça em Bagadad ( Iraque ) e a peça  estava  no  Museu  em 2003 quando se deu  a derrocada do Museu do Iraque .
O mais   curioso é que  este arqueólogo é  o orientador da tese de doutoramento   de  Barbara , e ao que   tudo  indica  o arqueólogo e  o  noivo de Bárbara pode ser  membro importante dessa mesma   quadrilha , para isso a jovem deverá   descobrir tudo isso seforjar a sua própria morte onde irá descobrir  os  horrores  de outras realidades .

“ Passados “ pretende  ser o nome de uma  novela que pretende falar das artes ,  das histórias e  de um mundo onde  a história e a faculdade  é cheia de intrigas , e  formas de poder , vinganças . Na  história encontramos um departamento de  história , onde os colegas  tentam roubar os trabalhos uns dos outros , sempre  com formas muito elegantes de vingança,  ninguém diria , que eles são dados a uma boa intriga  ou tramóia . Por outro lado ,temos  jovens e professores idealistas  com  grande  vontade de serem  professores ou  historiadores de renome e que por isso  terão   que lutar pelos seus ideais .
Ao mesmo tempo  há amores impossíveis   entre colegas , e pessoas diferentes dos departamentos  . No meio de uma   história clássica  a  universidade  e um departamento universitário pode ser  tão excitante  como uma casa dos segredos .

Departamento  de  histórias
Hérdoto Meireles ( diretor do departamento de  História ) Especialista em  História  Antiga , grande amigo Nicolas Sins , e é co-orientador da tese de Bárbara .   Foi seminarista  no passado e  conhece como palma da mão os grandes  lugares e os enredos do médio  oriente .
Rute Meireles  ( secretária do departamento )    mulher  avoada  , aparentemente tonta , sabe  o que se passa  dentro do departamento , e tem  uma atitude  estranha  em relação a professores não sabendo  qual a sua ligação .

Nefertiti Badalamenti , professora  visitante de  Egiptologia , no departamento de história , a  convite da Professora Manuela  Anarquista  cuja especialização da egiptóloga  italiana vai mover o interesse da  portuguesa , a querer  roubar –lhe o  trabalho ,teve um passado mediático durante  um período em que  ficou conhecida por ter    um comportamento excêntrico e tida  como uma  criança  grande.
Afonso  Bernardes , jovem  estudante   de doutoramento ,  dedicado ao surf e apaixonado pela  história Viking , veio da Suécia , procura  desenvolver os  estudos  vikings em Portugal , ao descobrir  um segredo  que poderá  alterar a zona onde  vive , ainda descobre na sua aluna e colega  Bernardette  uma relação de amor / ódio e fazem sempre  algo para se irritarem ao ponto  de descobrirem que se amam e  serão os dois os detectives de uma  grande aventura  internacional que envolve  um passado recente dos anos 40 e um tesouro viking.
Manfredo  Dias – O verdadeiro  terror dos alunos e do departamento . Teve  um passado político , especialista em  História Contemporânea com  vertente nos períodos   do Estado Novo e  como Hérodoto  foi seminarista .  Abandonou   a batina pela política  e por um amor não correspondido no qual nasceu uma criança no qual ninguém sabe o seu paradeiro .
Clio  Mendes  , estudante    de doutoramento em   História Antiga  , na  área da história das   religiões em que  o deus  egípcio é na realidade o  salvador católico  . A jovem  historiadora  vem para Portugal   com a ideia de fundar uma nova  religião com  bases  da sua tese , mas acaba por ver a mesma  exposta em Lisboa  como uma  verdadeira religião onde os lares da Igreja  de Hórus no passado  roubaram  no passado crianças .
 Corvo Peralta /Wando de Sousa – Personagem  misteriosa , não se sabendo  quem é na realidade , estudante de doutoramento de arqueologia ou história antiga ou se é a realidade um agente secreto ou um policia infiltrado .
Bárbara de Sousa  Carvalho e  Mello  , sonhadora , dedicada ao seu  trabalho  e romântica  inicialmente .  Decide  fingir a própria morte para saber  quem  é quem na realidade , e quem beneficiará com a sua morte .
Maria  dos  Prazeres  ,   a  amada dos alunos e dos  colegas , dada a uma boa  intriga .
Além destas  histórias  ainda  existem   outros pontos  de referência , da  nossa  história , e de mundo  cheio de artimanhas .

segunda-feira, agosto 06, 2018

Mário Henriques Leiria e os seus gins tónicos...





Um dos  autores portugueses  que mais admiro  é sem dúvida  Mário Henrique Leiria pela sua  capacidade irreal de  descararerizar as coisas , a ficção , as quadras , nomeadamente a Natalícia , homem de  um extraordinário sentido de  humor fez-me olhar para ele não só como ser pensante , autor consagrado , mas detentor de uma  personalidade  curiosa  que me  levou a  fazer um pequeno trabalho sobre ele   em 2011. Antes disso  já havíamos sido  apresentados   em 2003 através de  gins  tónicos  literários  envolvidos num desenvolvo humor sarcástico  que me  levou a  procurar a escrever  sobre ele e ao mesmo tempo uma espécie de  folhetim humoristico , através de   fábulas policiais  como Santa Muerte  que há algum tempo está  inactiva , e  a Carrapeta . Descrever a sua  capacidade de análise sobre o Portugal de Marcelo Caetano  onde a  ficção científica  passa a ser  as  entradas  nos centros de saúde onde os seres de outro planeta chegam  a  Portugal em excursões   com propósitos de  procurar centros de saúde .   Estes  viajantes do espaço , são seres   incomuns convertidos  em nomes de   naves espaciais .   De uma certa   forma  fui encontrar  terreno virgem para investigação como a maioria  da história portuguesa  , no qual  só se estuda  o que se convém por senhores e senhoras  clandestinamente   desformados  pelo mesmo lema   Portugal , Portugal  A historiografia  contemporânea   não passa apenas de ser uma    espécie de padaria portuguesa  com a massa  mal cozida  e  que por fim a loiça e a  roupa são lavadas sempre pela mesma   firma.

 Mário Henrique  Leiria havia de lhes servir um gin tónico e ler-lhes a história de  Makerel que  persegue uma   bola  de berlim e destrói a extinta pastelaria Suiça , ou ainda  apresentar  aquele jovem que  haveria  de  ser  funcionário da PVDE  que levaria  o pai ao  hospital ,  gostaríamos de nos encontrar novamente   com ele , e  com outros autores que  redefiniram o  humor em  Portugal e não só ... o humor  é de   certa forma  muito mal amado  pelas pessoas , pois acreditam que fazer piadas é escancarar uma série de arrotos , tons brejeiros  e  formas complementares da  Paula Bobone , ou outros  seres   irreais à sociedade .  Pois   brinquemos com todos  eles  , e com  outras figuras  que possam ser  análise  e laboratório do nosso  infortúnio .  O que para uns  é azar , outros é felicidade .... se assim  é poderemos  servir doses exemplares  de  pequena cicuta onde se  possa suicidar os maiores  sustos da  nossa  sociedade incrédula e previsível ...  aguardamos novas instruções para  uma boa  e breve lição a que Mário Henrique leiria possa  ser  homenageado de  forma  autêntica através de  Carrapeta  ou de Um Monteiro Lobato que  viaje  à Mesopotâmia  com sabor  luso brasileiro ...

Olha quem voltou ...

ANTERIORMENTE ….
PROJECTO SHERAZADE :


PORRA QUE  AGORAHÁ TANTAS TESES …PARA FICAR NO DESEMPREGO


História das Civilizações Pré Clássicas

Rato Mickey Walt Disney Dream Works 1890

Tese : O sal na importância do Pecado Mortal do Jardineiro , no Pinhal de Leiria de Dom Dinis  e nas músicas de Ponya à Beira Mar
Orientação Menina da Mata e Seu Cão piloto

Bocas Adolescente Geração Canguru Morangos com Açúcar

Tese: A arte e a pose de Maggie Simpson na Playboy no Papiro Erotico de Turim

Orientação : Professor Doutor Magic O’Toll( Universidade Nossa Senhora de Tolkien ) e Professor Doutor Dolce Gabanna

História Clássica

Sabugo de Milho Furacão Ai- Jesus  que lá Vou eu ,“O reencontro de Harry – Potter  ,a Esfinge e Hercule Poirot a decifração da Peste a caminho de Tebas  nos textos de Sofócles “(2007) Orientação de Bué da Baldas e Nunca Está Presente nas minhas Apresentações (Atenas )  e Bicha Solitária (Concluída) (Universidade L’Odorico Paraguaçu-orientador e arguente ) , Professor ou a Doutor(a) Bicha Solitária ? ( Universidade Litle Britan ) I’m only gay on the village


HISTÓRIA MEDIEVAL


Pierrot Batata de Azeitona a Preço Pingo Doce Porque Paguei Tudo Com Cartão de Crédito ,“A fada Sininho nas primeiras crónicas medievais portuguesas  na defesa da Terra do Nunca”(2008) , Orientação de Por Amor da Santa ( Nossa Senhora de Fátima ) e Ó Mãezinha Não te Apagues ( Ladeira do Pinheiro )

História da Expansão e Descobrimentos

Macumba Vodu d’Agarramento,”O empreendimento das aulas de Macumba nas Sensalas  dos Senhores de Engenho” (2007) , Orientação de Chegou atrasado no Bonde Já Quer Ir de Janelinha (Concluída )

Rata Minie Pomposa de Leitão
,“O degredo da Carochinha no Inquérito do Santo Ofício no Templo da Xamussa do peregrino Ratatui “(2006) , Orientação  de Rato Michey ( Esgoto da Cidade de Coimbra ) ( Avançada )

Turtura de Motoserra de Ala que é Cardoso ,“O modelo da morte de Pûs  no voyerismo nas lutas de poder entre Chaca Obsesso e seu pai Dente de Coelho “(2008) Orientação de Hello Kitty  e Miss Piguy (Concluída )

Turtura de Motosserra de Alá que é Cardoso
O modelo da morte de pûs no voyeurismo nas lutas de poder entre Xaca Obcesso e seu pai Dente de Coelho  

Miss Piguy Lavanda Moscatel
Hello Kitty Vinte Cêntimos Cofidis

História Contemporânea

Ilusão Óptica Marada de Chamon Erva

“No reino de Wodstock 1969 :O casamento de Sopeira Papeira  e Teletubi Maçon”, (2010), Orientação de Estou me a fazer Entender ? e Está Alguém em Casa ?  (Concluída )


Cipralexis Citalopran RadioPharm Genérica

“Os engates  de Jéssica Rabit na Capital  durante a sua vista ao Estoril durante  os anos 40
“Orientação de Professora Doutora Miquelina Óleo de Fígado de Bacalhau .

Num dos quatro capítulo anteriores várias personagens desapareceram deste blogue
Bambi Macho , Rabicó , Emília , Cuca e as restantes personagens desta história .
A última vez  que foram vistos cada um deles encontravam-se num país fantástico
cheio de sol e possivelmente cheios de dinheiro . Possi velmente estejam desaparecidos
em casa de algum paparazzi , já que agora não deixam as estrelas em paz .
Emília de Rabicó uma boneca de pano , cheia de adrenalina foi-lhe retirado
as pílulas falantes do Doutor Caramujo . Para  que a boneca sobreviva...
Dê o seu donativo para que ela volte a falar e solte a boca no trobone .
Bambi Macho encontra-se internado  num hospital em Londres .
. Suspeita-se que Rabicó esteja implicado na tentativa de assassinato .
Será Doutor Caramujo o mentor de todas estas  intrigas ?
A quem conseguir encontrar os seu paradeiro por favor contacte Sherazade 918765412.
Ou escreva para sherazadepsp@chafarica.pt
Atenciosamente ,
- História de Arte