fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, outubro 20, 2005

Lançamento de TERTULIANDO - Fanzine da CCT

CONVITE

Tertúlia de Lançamento de TERTULIANDO - Fanzine da CCT
Edições Casa Comum das Tertúlias
a 28 de Outubro de 2005
pelas 21h 30m
no CyberCentro de Castelo Branco
(ex-Quartel da Devesa, ao lado da RTP)
com apresentação da Dra. Fernanda Mateus
(nossa tertuliana desde a 1.ª hora)

ENTRADA LIVRE

A Casa Comum das Tertúlias irá realizar uma tertúlia de lançamento de TERTULIANDO - Fanzine da CCT, a 28 de Outubro de 2005, pelas 21h 30m, no CyberCentro de Castelo Branco (ex-Quartel da Devesa, ao lado da RTP), com apresentação a cargo da Dra. Fernanda Mateus, nossa tertuliana desde a 1.ª hora.
A Casa Comum das Tertúlias celebrou o seu IV aniversário no passado dia 5 de Outubro de 2005, data em que se celebrou mais um aniversário da Implantação da República.
Quando, a então Tertúlia, foi fundada no Clube de Castelo Branco, onde se realizaram as três primeiras tertúlias, a data não foi escolhida ao acaso, pretendia-se homenagear a República, porque nos batemos pela: DEMOCRACIA, REPÚBLICA e LAICISMO, por outras palavras, é outra forma de dizer: LIBERDADE E IGUALDADE, lembrando um data injustamente esquecida e maltratada.
TERTULIANDO, resulta do interesse em salvaguardar (o que, parcialmente, já acontece “on-line”), em formato papel, o que ficou das iniciativas das seguintes tertúlias: Tertúlia, Espaço Tertúlia, Tertúlia Itinerante e Casa Comum das Tertúlias.
A “fanzine” terá uma periodicidade mensal, formato A4, a preto e branco (para já), com 8 páginas (no seu n.º 0), tiragem de 200 exemplares (começamos modestamente e cresceremos a seu tempo), terá para já dostribuição gratuita, a sede é em Castelo Branco, no entanto, não ficará por aqui a sua divulgação.
O primeiro n.º (na verdade o n.º 0) poderá ser encontrado e lido em: bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação, ainda em: bares, cafés e similares neste mês do nosso IV Aniversário.
TERTULIANDO incluirá: textos relativamente às tertúlias (de várias pessoas que participaram nas nossas actividades) um resumo das tertúlias (15 em cada n.º), espaço para a poesia, fotografias das nossas iniciativas, desenhos, excertos de notícias sobre as nossas realizações e muito mais.
A Casa Comum das Tertúlias é um espaço de reflexão, de cidadania e de intervenção: cultural, social e política, apostada na divulgação da Cultura e numa Democracia participativa (vejam ao vivo como a exercemos).

Organização
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
E-mail: casa_comum_tertulias@portugalmail.pt
luis.lourenco@portugalmail.pt
http://casacomumdastertulias5out2001.planetaclix.pt
http://cctertulias.blogs.sapo.pt
http://casacomumdastertulias.blogspot.com
http://fanzinetertuliando.blogspot.com
http://republicalaica.blogspot.com

Notícia publicada sobre o evento, em:

  • No jornal Diário XXI (Fundão), 28/10/2005:
http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op=6364d3f0f495b6ab9dcf8d3b5c6e0b01&id=b83972e1aa62776ab9d15abf7ef6f387
  • Referência ao evento, em 27/10/2005, no programa "A menina da rádio", na Rádio Beira Interior (Castelo Branco).

sexta-feira, outubro 14, 2005

Mais notícias sobre o nosso fanzine...

Publicado na edição "on-line" do semanário "Reconquista":

Cultura
Tertúlia assinala cinco [quatro!] anos

A Casa Comum das Tertúlias assinalou o seu quarto aniversário, no passado dia 5 de Outubro. Um dia escolhido propositadamente, segundo Luís Lourenço, que recorda que quando a Tertúlia foi fundada, nascendo no Clube de Castelo Branco, a data escolhida pretendia homenagear a República. “Queríamos lembrar uma data injustamente esquecida e maltratada. O dia 5 de Outubro, porque nos batemos pela Democracia, República e Laicismo.
Para assinalar a data, a Casa Comum vai publicar o primeiro número de “Tertuliando”, fanzine, que resulta do interesse em salvaguardar, me formato de papel, as informações e outros documentos, das iniciativas realizadas.
A fanzine terá uma periodicidade mensal, em tamanho A4, a cores e uma tiragem de 200 exemplares.

Autor: Cristina Mota Saraiva
14-10-2005

sexta-feira, outubro 07, 2005

Versão impressa de TERTULIANDO, em fanzine*

Cultura
Casa das Tertúlias
“Tertuliando” nas bancas
Quinta-Feira, 06 de Outubro de 2005
Para comemorar o seu quarto aniversário, que teve lugar ontem, a Casa Comum das Tertúlias (CCT), de Castelo Branco, deu início à edição de uma fanzine denominada “Tertuliando”. A publicação pretende salvaguardar em formato papel as conclusões das tertúlias, num total de 20 resumos em cada edição. “Tertuliando” terá uma periodicidade mensal, em formato A4, a cores, com oito páginas. O número zero vai ter uma tiragem de 200 exemplares, a distribuir, durante o mês de Outubro, nas bancas de jornais com um custo de 50 cêntimos. Esta primeira edição incluiu textos da autoria de Luís Norberto Lourenço, Carlos Casaquinha, Manuel Martins Lopes Marcelo, Luís Gutiérrez Barrio, José Maria Francia Viña, Nuno Alexandre Barbosa e António Jacinto Pascoal. Além disso, há ainda espaço para poesia, fotografias e excertos de notícias das iniciativas da CCT, desenhos e outras. A Casa Comum das Tertúlias define-se como “um espaço de reflexão, de cidadania e de intervenção cultural, social e política, apostada na divulgação da cultura e numa democracia participativa”.

* http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op=6364d3f0f495b6ab9dcf8d3b5c6e0b01&id=6c366534a48f3e57554bedb024240e1a
("Diário XXI", 6/10/2005)