fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sábado, outubro 29, 2011

Sesión de poesía con Ana Luisa Esparza Molina

Una vez más, este 26 de octubre, Laberinto de Sueños ha sido presentado en una sesión de poesía, como parte del programa de actividades a favor de la difusión de la cultura de La Casa del Mezquite, un café cultural de mi ciudad, Zapopan.






Además los asistentes al café, pudieron disfrutar de la poesía viva, recitada por la autora, Ana Luisa Esparza Molina, que se estuvo alternando con un dueto de blues, lo que hizo la noche agradable.



Esto es sólo el comienzo, ya que han programado una nueva sesión de poesía, para el próximo 7 de noviembre de este año, es decir, se le han abierto las puertas a la autora en esta casa cultural para seguir contagiando el gusto por escuchar y leer la poesía. Por lo que seguiremos dando noticias en esta tertulia.

Etiquetas: , , ,

Locura

Son las dos de la mañana, hoy igual que ayer y que la semana pasada, no puedo dormir. Intento hablar con Dios, quiero tener una conversación, no se si él me escucha ó si me está prestando atención. Mi cabeza da miles de vueltas, me duele el pensamiento, me lastiman los recuerdos, todo en mi está enfermo. Hay quienes piensan que estoy loca, porque deseo estarlo, porque deseo vivir ahí en ese mundo donde todo es posible, ahí donde el amor existe, donde nada es todo y mucho es poco. Deseo perderme ahí donde todos los caminos son llanos, donde existen los príncipes, ángeles y porque no decirlo… también los demonios.

domingo, outubro 23, 2011

No lançamento do livro Ardentia em Castelo Branco

Decorreu na tarde de sábado, 22 de Outubro de 2011, entre as 18h e as 20h, o lançamento do livro "Ardentia", da Editorial Tágide, com poemas de Gonçalo Salvado e desenhos de Ambrósio Ferreira, prefácios de Maria João Fernandes (crítica de arte) e de Fernando Paulouro (Director do Jornal do Fundão) e declamação de poemas de Maria de Lurdes Barata (docente, presença habitual na leitura de poemas). A iniciativa aconteceu no Antigo Edifício dos CTT (se quiserem, a "Casa Amarela"), em Castelo Branco.

O desenhador, Ambrósio Ferreira e o poeta, Gonçalo Salvado...

Paula Lisboa (em pé), Ambrósio Ferreira e Gonçalo Salvado (na mesa à esquerda), Maria João Fernandes, Fernando Paulouro e a representante da Editorial Tágide (na mesa à direita)...

Maria de Lurdes Barata (em pé), Ambrósio Ferreira, Gonçalo Salvado, Maria João Fernandes, Fernando Paulouro e a representante da Editorial Tágide...

Na primeira fila, destacam-se: à esquerda, António Lourenço Marques, Maria de Lurdes Barata e à direita, Américo Rodrigues (Director da Culturguarda)e Luís Correia (Vereador da CMCB)...
Na segunda fila, Paula Lisboa (da Organização) e o poeta João de Sousa Teixeira, que com Ambrósio Ferreira, publicou na
"Guernica" (Boletim da Assembleia de Castelo Branco, anos 70)...
Na última fila, Pedro Miguel Salvado, o nosso amigo e irmão do poeta...

Maria de Lurdes Barata declamando poemas de Gonçalo Salvado...

Ao centro, no fundo da sala, Luís Norberto Lourenço ao serviço de
"Tertuliando - Fanzine da Casa Comum das Tertúlias".
Fotografia de Carlos Semedo (via perfil da "Cultura Vibra" no Facebook).
Ainda presentes o pai do poeta e também ele poeta, António Salvado e a mãe e investigadora, Maria Adelaide Salvado, o Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Jorge Neves e Carlos Semedo, responsável pela Cultura Vibra (agenda cultural de Castelo Branco).
As fotografias aqui publicadas (excepto a do Carlos Semedo) são da autoria de Luís Norberto Lourenço.

Mais, aqui.

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, outubro 18, 2011

DEscolonização portuguesa é um conto de fadas ou de horror ?

Se pudessemos estabecer uma figura dos contos infantis na história da descolonização portuguesa essa figura seria a Bela Adormecida. A Bela Adormecida teve desde muito cedo a profecia que no dia em que atingisse a maioridade e tocasse o fuso morreria. Para a proteger as suas fadas madrinhas acabariam por atenuar-lhe essa pena, levando-a a adormecer durante cem anos. Todo este universo em redor da pequena Aurora leválá-a a dormir durante 100 anos, assim como toda a população. Assim se passava com Portugal, apesar de ser sondado constantemente pela Onu ,inquirindo-o como tratavam os povos africanos, quando é Portugal iria dar autonomia às suas províncias...

Salazar mudou os nomes de "colónias" para "províncias ultramarinas". Neste sentido a nossa comparação com a história da bela adormecida não é de todo descabida, mas antes de tudo um retardamento em relação a uma realidade que viria a acontecer nos meados dos anos setenta. Salazar poderia aqui ter o estatuto equivalente ao de uma fada madrinha que poupa a maldita profecia e prefere a sua menina preferida adormeçam até ao 25 de Abril de 1974. Muitos princípes que tentaram dar o beijo apetecido quebrando a maldição da morte, não fossem eles todos teóricos ou partidos de teses federalistas. Assim sendo e chegando ao nosso objecto de estudo sintetizar durante as próximas quinze páginas como é que decorreu esse movimento da descolonização. Preparam –se teses, colóquios e ao mesmo tempo surgem bolsas de investigação relacionadas a este tema .Julgamos ser este o ponto de partida para pensar de que forma se pode dar a descolonização. Ela pode ser estudada isolada ou num contexto internacional?

Permitam-me que avance com a primeira hipótese. Para Valentim Alexandre a descolonização deve ser estudada numa perspectiva de longa duração, iniciada logo após a Primeira Guerra Mundial , daí que o dominó que envolve a maioria dos impérios coloniais irá manifestamente cair durante os anos que se seguirem[1]. O segundo toque neste jogo dá-se logo após a segunda guerra mundial e levará a que a maioria dos impérios coloniais europeus reconheça imediatamente as ordens da nova ordem internacional [2]. Portugal é o único país da Europa que continua a manter as suas possessões ultramarinas levando-o a perder grande parte das negociações diplomáticas [3]. Quando a nossa Bela Adormecida Lusitana acorda não verá que adormeceu vários anos, mas que está diante deum longo processo de guerra colonial, e sente a pressão de assédio de um grupo de príncipes que se queriam casar com ela e ao mesmo tempo ocupar todas as regiões que lhe estavam destinadas a ela. Todos os seus pretendentes apresentaram diversas teses ou escreveram estratégias: como é que poderiam libertar as pessoas que viviam no principado da menina sem que as suas populações começassem por se autogerir? Como é que as populações teriam as suas próprias leis ou tivessem eles um processo alternativo? Outros claro está aceitariam de bom grado. mas houve quem não visse nada disto assim, eram autênticos cavaleiros da liberdade que libertariam a princesa do seu pai monstruoso[4].

Diante destas propostas a princesa deveria escolher um único e só pretendente, aquele que tivesse a sua melhor oferta e essa foi aquela que seria escolhido perante os cavaleiros da liberdade. Na maior parte das vezes a historiografia tem que lidar com textos destes. Num período tão curto como a da história contemporânea a opnião pública, os jornais e mesmo até os grandes mitos devem ser analisados a pente fino. Por isso quando escolhemos comparar este tema a uma velha história infantil contada sempre da mesma maneira mas adaptada à região do seu país. Neste caso poderemos ver que a nossa descolonização foi feita tardiamente, não porque quisessemos, mas porque na cabeça de um governante descolonizar seria perder uma parte de Portugal. Quando se dão as lutas de libertação nos países da África Lusófona a Bela Adormecida desperta sob o efeito de uma violação de que ela deverá defender o seu belo terreno contra os habitantes daquele local que a sua fada madrinha considera como parte de dote que deve oferecer ao príncipe. Esta versão contemporânea ou política adaptada à história da descolonização portuguesa serve para ilustrar as fases apresentadas por Pedro Pezarat Correia na obra Portugal – 20 anos de Democracia [5].

Este autor apresenta cinco fases para chegarem ao processo de descolonização: na primeira fase há uma tomada de consciência, na segunda luta de libertação, na terceira a transferência de poder e as duas últimas fases são seguidas a independência e a consolidação de identidade nacional[6]. No fundo esta é uma das teses que nos permite olhar para a perspectiva comparada , contrária aquela a que anteriormente era estudada dando-se apenas importância aos anos seguintes à revolução dos cravos.
Desta forma António Costa Pinto cite W m . Roger Louis “na história comparada das descolonizações, Portugal é o elo fraco. Fraqueza provocada pelo simples facto dos especialistas do tema raramente incluírem on caso português e dos que trabalham o tema não o pensarem numa perspectiva comparada (…)”[7]

Se mantivermos a mesma versão actual da Bela Adormecida contemporânea da descolonização iremos compreender como Pedro Pezarat tinha razão e como a maioria dos processos de descolonização já se tinham sucedido e que ao mesmo tempo estavam a correr por toda a Europa. Se quisermos seguir o raciocínio de Pedro Aires Oliveira, podemos centrarmos a nossa atençào também perante uma das poucas amigas da nossa Princesa, a mais audaciosa e radiante Jovem Grã Bretanha, toda a ela tida como a mia sforte e detentora de várias posses de terras e em casos de guerra poderia auxiliar português. Pondo de lado este conto defadas da descolonização portuguesa como é que se podem manter as relações de uma ou mais nações na qual umadelas continua apegada às velhas ideias? Quando todo o continente europeu vê a largos passos o sistema de alianças mudar de mãos, como é que se pode falar de alianças e descolonizações em países que a pouco e pouco começa a tomar consciência de si próprio? Como é que a Grã Bretanha sendo ela pioneira das descolonizações europeias e a mais velha aliada de Portugal, no desenvolvimento e desfecho da crise do colonialismo poruguês? Levantadas estas questões poderemos sintetizar todo este conto de fadas da descolonização, ele não terminou ainda, bem como lhe falta algumas partes escritas da história. Se não vejamos, enquanto, a nossa Donzela esteve adormecida durante vinte cinco anos. Esta só se apercebeu nos anos sessenta com fortes rajadas das metralhadoras da janela do seu quarto perante as lutas e as tentativas dos diferentes campos de guerra, quer da guarda, quer dos colonos começavama uma longa aguerrida que iria levar à infecção de todo esse império chegando à élite do exército português. Deixará de se ouvir a era de princípes e princesas, dos duendes e das fadas corporativas que protegeram as princesas do pensamento próprio e da sua própia criatividade política .Durante este mesmo período muitos foram os candidatos que tentaram apresentar uma proposta delibertação ao pequeno ducado que o seu pai governava com pulso de ferro. Aquele que apresentasse à jovem princesa a melhor proposta casar-se ia com ela, muitos forma os candidatos .Durante este período surge um homem com uma teoria considerada absurda para os mais conservadores do regime, já que o manuscrito do seu futuro livro “Portugal e o futuro”fora apresentado em segredo, a par da autorização governamental para a sua edição. Havia receio da DGS. As principais ideias já haviam sido apresentadas por Spínola num relatório que preparou a pedido de Caetano. No entanto este livro escrito por Spínola foi escrito no maior secretismo, preparando aquilo que seria uma cópia da nossa velha aliada Grã-Bretanha África seria uma espécie de commonwealth portuguesa. Mas a proposta de António de Spínola não teve pernas para andar. Duendes e fadas tornaram-se subervesivos e transformaram-se em seres mutantes, demonizando a princesa sedenta de sangue para se tornar jovem e bela na conquista de novos pretendes. Depois da saída dos habitantes, ela tornou-se cada vez mais sedenta através de poções que lhe davam os seus maridos. Hoje em dia a princesa morreu ou tornou-se pelas vias das dúvidas a procurar aliados ou parceiros que a ajudem a recuperar a sua velha beleza. Todos nós sabemos que muitos cavaleiros foram em busca do olhar lascivo da velha princesa descrita em velhos livros de linhagens, de maldições. Cá vos esperamos um destes dias para nos contarem as suas aventuras . A pergunta mantém-se. Talvez a descolonização portuguesa se assemelhe a uma lenda ou a um filme de terror, pois não têm fim. Só esperamos um dia encontrar as palavras mágicas para descobrirmos o livro de linhagem da princesa Aurora.

[1] Cf Valentim Alexandre “A Descolonização Portuguesa numa perspectiva Comparada “
[2] Cf António Costa Pinto, O fim do Império Português, introd , p.
[3] Pedro Pezarat Correia, Descolonização portuguesa, in 20 anos de democracia, António Reis (coord. De ) ed. Círculo de Leitores
[4] Cf Norrie Macqueen, A descolonização portuguesa
[5] Cf Pedro Pezararat Correia, ob. Cit
[6] Cf ob . cit
[7] Cf António Costa Pinto, O fim do império português, Livros Horizonte, Lisboa, 2001, pp9-10

segunda-feira, outubro 17, 2011

Apresentação de Ardentia, com poemas de Gonçalo Salvado e desenhos de Ambrósio Ferreira


O convite

No contexto das exposições patentes até 11 de Novembro no antigo edifício dos CTT de Castelo Branco: “Arte no Feminino e o Feminino na Arte”, comissariadas por Maria João Fernandes com organização de Paula Lisboa, Cristina Granada e Carlos Semedo, será apresentado, no próximo sábado, dia 22 de Outubro, pelas 18 horas, no mesmo local, o livro ARDENTIA [da Editorial Tágide], poemas de Gonçalo Salvado, desenhos de Ambrósio Ferreira e prefácios de Fernando Paulouro e Maria João Fernandes.

A apresentação estará a cargo dos autores dos prefácios.


Desenho de Ambrósio Ferreira


A mulher dentro das palavras*

Foi um verso do poeta António Franco Alexandre - “há uma terra dentro das palavras” – que me assaltou a lembrança, à medida que me envolvia na leitura de ARDENTIA, o mais recente livro de Gonçalo Salvado, que agora se apresenta. Nessa navegação poética descobria, uma vez mais, o deslumbramento da celebração da mulher como síntese de uma aventura criadora, a de Gonçalo Salvado, que eu já defini como expressão superior da “arte de amar”. Poderia, então, murmurar por sobre os seus versos que há uma mulher dentro das palavras, porque no chão verbal que ele edifica em ARDENTIA dizer terra é dizer mulher e dizer mulher é dizer terra -- a mesma matriz inicial em que se consubstancia o louvor do corpo, como hino à alegria, na materialidade de um universo em que o fazer poético é surpreendente música de palavras e os versos se consomem em riquíssimas sugestões metafóricas de raiz elemental, terra mater das coisas essenciais: a água e o fogo, o bosque e as folhas, o musgo, as espigas, o pão, o vinho, o sol, o vento, as árvores, as fontes, o orvalho, a luz que incendeia a manhã ou o fim da tarde.

Quem conhece a obra de Gonçalo Salvado não estranha essa dimensão telúrica e essa espécie de “ofício cantante” que é a sua poesia, uma arte poética em que a mulher é questão que tem desde sempre consigo mesmo, mesa para todos os pensamentos, coração que por inspiração se agita como a brisa do mar. Esse veio lírico leva-nos ao encontro de tudo o que é essencial e mais permanente e comum na poesia portuguesa, que tantas vezes fez do amor o mais alto voo da criação. Esse é o universo de Gonçalo Salvado, desde que publicou Quando (A Mar Arte, Coimbra, 1996), e depois Embriaguez (Sirgo, Castelo Branco, 2001), Iridescências (Sirgo, Castelo Branco, 2002), Duplo Esplendor (Afrontamento, Porto, 2008), Entre a Vinha (Portugália Editora, Lisboa, 2010), que tive o prazer de prefaciar, Corpo Todo (Editora Labirinto, Fafe, 2010). E, por sobre esse percurso, duas antologias com significado especial, pois se incluem na persistência temática do autor: Camões Amor Somente (Ed. Caja Duero, Salamanca/Lisboa, 1999) e Cerejas – Poemas de Amor de Autores Portugueses Contemporâneos, organizada com Maria João Fernandes, 2004). Se quisermos perceber mais fundo os fundamentos da criação em Gonçalo Salvado temos de anotar que a poética se alia, também, a outras dimensões estéticas, como é o caso das artes plásticas e dos seus desenhos sobre papel, mais uma vez a mulher como centro do mundo, aqui em explosão de cores para recriar, por exemplo, a “Invenção do Paraíso” ou “Uma natureza viva”, traços de “esplendor” e “claridade”, em que os versos dão lugar à caligrafia cromática. Daí, também, os seus livros se abrirem à expressão plástica na fotografia (com José Miguel Jacinto) ou na pintura (com Manuel Cargaleiro e Ambrósio Ferreira)

Eugénio de Andrade, que viu sempre em Gonçalo Salvado um singular talento poético, escreveu um dia que “o acto poético é o empenho total do ser para a sua revelação” e que “este fogo de conhecimento, que é também fogo de amor, em que o poeta se exalta e consome, é a sua moral” (Poesia e Prosa, O Jornal/Limiar, 1990). E o poeta, que por diversas vezes sublinhou o facto de na poesia “a melodia do homem ser a melodia de Eros”, clarificou essa ideia dizendo que “o que é nosso sem fingimento move-se numa terra de sentidos despertos” e “tudo o que em nós é voo, e sobe às vezes muito alto, tem no corpo o seu nascimento primeiro, e não perde nunca o sabor das fontes” .

É na busca dessas realidades primordiais que a poesia de Gonçalo Salvado se afirma e se consome. No fio condutor da sua arte, se escutarmos os seus poemas, como agora acontece em ARDENTIA, poderíamos, na linha de Herberto Hélder em A Colher na Boca) afirmar que “começa o tempo onde a mulher começa” e, como epígrafe do longo poema de amor de Gonçalo Salvado, poisar aqueles versos tão encantatórios do autor de Ofício Cantante (Assírio & Alvim, 2009):

“Não sei como dizer-te que minha voz te procura

e a atenção começa a florir, quando sucede a noite esplêndida e vasta.

Não sei o que dizer, quando longamente teus pulsos

se enchem de um brilho precioso

e estremeces como um pensamento chegado. Quando,

iniciado o campo, o centeio imaturo ondula tocado

pelo pressentir de um tempo distante,

e na terra crescida os homens entoam a vindima

-- eu não sei como dizer-te que cem ideias,

dentro de mim, te procuram”

(...)

Todo o poema de Gonçalo Salvado – cem ideias, cem imagens, cem poemas --, respira esse ritmo, subjugado ao fascínio do desejo (“Mais do que nunca estou imerso em ti/ como no interior da própria luz”), à transcendente beleza (“Quem te criou?/ Que deus imaginou teu corpo/ com a mesma luz da aurora?De que longínquo céu/ provém tua essência? ”), à surpresa de instantes únicos (“Só por ver-te a manhã suspira,/a luz esplende de alegria,/aves altas ensaiam os seus cantos/frementes de euforia”).

A epifania poética da mulher, tão reveladora e original, responde a uma inquietação antiga do poeta, quando, em Camões amor somente, afirmou pretender “construir um Cântico dos Cânticos e uma Arte de Amar portugueses, servindo-nos de fragmentos da lírica, da épica e da dramaturgia camonianas”. Em certo sentido, ARDENTIA é esse caminho agora andado com versos dele, Gonçalo Salvado. A mulher é a casa do poema. O seu ponto zenital ou, como em Maria Teresa Horta, “dizer do corpo/o corpo da poesia”:

“(...)

Despes-te e o sol torna-se favo,

derrama-se em doçura inebriado,

escolhe para ti os seus raios mais claros,

alonga-se, dilata-se,

persegue a curva de tuas ancas,

quer abandonar o céu,

descer à terra e adormecer contigo”

Todo o livro é um poema em acto. Uma celebração sensorial do amor, uma celebração total da mulher, que nunca deixa de nos surpreender pela amplitude do sonho. Um dia, perguntei a Eugénio uma definição de poesia. Ele resumiu tudo com palavras simples, como só os poetas sabem fazer. Poesia, disse-me ele, é pele contra pele. Encontramos essa dimensão no belíssimo poema de Gonçalo Salvado com aquela sobriedade que acontece sempre que as palavras se transformam em matéria dos sonhos. ARDENTIA é isso mesmo, a mulher dentro das palavras, como neste poema, que aqui deixo como convite ao prazer da leitura de Gonçalo Salvado:

“Em ti o chão exausto de meu desejo. A flor aberta

dos sentidos. A calidez do lume. A água. O vinho.

O sangue a estuar em fúria. O grito do sol

que em transe de labareda fulge e irradia.

A extensão de tantos vales

e colinas. Fragrantes. Infinitas.

Os pomos saborosos, repartidos.

Os gomos. Os sumos ardorosos.

Os bosques impregnados de maresia.

A placidez molhada das ervas.

O luzir loiro das searas pelo vento devastadas.

O estio. O seu zénite. A sua vertigem.

Em ti a inclinação dos ramos. A translucidez do verde.

O derrame da seiva. O estremecer das raizes.

O musgo despontando. O aveludado dos troncos.

Os álamos. Os plátanos. E outras núbeis melodias.

O espreguiçar incandescente dos rios.

O êxtase das aves altas anunciando o fervor

de um beijo. De um afago. De uma carícia.

O hálito das corolas. As sépalas. Os estames.

O brilho e o odor silvestre da resina. A relva sedosa.

A primavera inebriada com sua própria brisa.

Em ti o menear da terra. As eiras. O feno flamante.

O irromper dos brotos. O despertar dos cálices.

A embriaguez do nardo. E da acácia, festiva.

O matiz das cores na várzea repercutido.

O som dos mananciais posto a descoberto.

O manar das fontes em euforia.

Os céus azuis a derramarem hinos.

O trinado agudo da andorinha.

O acenar obstinado dos choupos.

As centelhas rubras do crepúsculo.

O perfume juvenil das vinhas.

Em ti o delírio das ondas. Das espumas.

As fogueiras ateadas. Os aromas fulvos.

O sopro das chamas. O pão aceso. As espigas.

Os campos de lilases que se estendem

numa queimadura de aurora.

As pétalas humedecidas.

O incêndio azul do orvalho.

A alvura da açucena na manhã florida.

Em ti, amada, celebro a memória de todas as coisas vivas”.

Este exemplo mostra bem a matéria do poema e a qualidade da escrita poética de Gonçalo Salvado. Uma escrita que neste livro não podia ter melhor companheiro de jornada do que o artista plástico Ambrósio Ferreira, outro albicastrense de grande talento, que ilustra com desenhos magníficos os poemas de ARDENTIA. Também aqui, na linha de uma preocupação estética em que a mulher ocupa também um lugar dominante, Ambrósio Ferreira dá expressão a um belíssimo imaginário feminino, à procura da invenção de outros paraísos.

Num tempo em que o mundo parece cada vez menos limpo e habitável, em que a desumanidade se banaliza, o universo criador pode ser um alento de esperança. Então, a publicação de um livro em que a mulher se torna ser de celebração poética, é uma proposta de alegria contra o cinzentismo dos dias. Como dizia Jorge de Sena (Poesia de 26 Séculos, Fora do Texto, Coimbra, 1993), “nunca a poesia, é certo, transformou o mundo – mas o mundo nunca se transformaria sem ela”. O mundo. Os dias. Os instantes que fazem a vida.

*Fernando Paulouro Neves

Setembro de 2010

ARDENTIA, A IMAGEM DA MULHER NOS DESENHOS DE AMBRÓSIO FERREIRA E NA POESIA DE GONÇALO SALVADO**

Ardentia, “fosforescência das águas do mar, iluminadas pela lua”, na definição do dicionário, foi o título escolhido pelo poeta Gonçalo Salvado, para este livro e ao mesmo tempo para a mostra de desenhos do artista Ambrósio Ferreira, que o ilustram (1). A poesia de Gonçalo Salvado, rio caudaloso e deslumbrante de imagens brotando da original fonte dos arquétipos, é inspirada pelo intemporal Cântico dos Cânticos e pelo grande filão da poesia amorosa, de Petrarca e Camões, a Eugénio de Andrade, Herberto Helder, Albano Martins e António Ramos Rosa. Na sua escrita intensa e luminosa vemos surgir a figura do arquétipo, realidade secreta e sublime e essência feminina da natureza e da alma, secundada pela melodia sensualmente plástica que entoam em surdina, mas com não menos delicado e mágico fulgor, os desenhos de Ambrósio Ferreira. A Arte erótica indiana, a carnalidade de Rubens, luminosa em Tiziano, Boucher ou Renoir, o hino a Eros da escultura e dos desenhos eróticos de Rodin, a delicadeza da linha em Klimt e Schiele, a sensualidade requintada em Degas, inquietante em Modigliani, ardente nas gravuras de Picasso, a delicada aura da feminina presença em Matisse, a mágica serenidade dos nus de Magritte, as meninas de Balthus, muitos séculos de arte e erotismo a Oriente e a Ocidente alimentam o poder e a invenção da linha que resume o íntimo espírito da cor, sem a ela recorrer. Os desenhos de Almada Negreiros, Milly Possoz, Julio, José Rodrigues, João Cutileiro ou Francisco Simões, entre muitos outros, representam entre nós, esse fluxo de prodígios que traduz as mágicas virtualidades da linha, capaz de transportar a vida e de se libertar dela, cometa negro iluminando os céus do olhar com o fulgor da sua exaltação. A esse grande fluxo podemos juntar agora esta impressionante galeria de criaturas do lápis e do secreto incêndio do amor e do erotismo que alimentam a vida e dão forma à arte nos desenhos de Ambrósio Ferreira. Linha dançarina, coleante, bailarina, insubmissa, negando o poder da morte, a ele sobrepondo uma presença que manifesta as centelhas do íntimo calor da vida. Essência de um feminino a que dá voz total o estro do poeta assumidamente lírico, Gonçalo Salvado. Na espécie de cume de exaltação, de êxtase ou de embriaguez a que a sua poesia nos conduz reflecte-se a imagem da mulher intemporal, realidade e arquétipo, figura do segredo de todos os arcanos, poderosa na altiva carnalidade da sua nudez, de silêncios e música viva, “mais formosa do que a vida”, sol claro e lua irradiante, numa verdadeira tempestade de imagens alquímicas, expressão de uma totalidade que todo o grande poeta persegue.

À sinfonia da linha, dúctil e sensorialmente iluminada, arabesco onde se acolhem a pureza, a apoteose e por vezes o declínio, não apenas da mulher, mas da humana condição, liga-se o mistério vivo das palavras na poesia de Gonçalo Salvado, acutilantes na sua nudez de estrelas e de astros diurnos, frágeis, cheias de aromas, atravessando o céu de uma solidão milenar com a promessa do amor, a única capaz de nos devolver o paraíso. O diálogo de Ambrósio Ferreira e de Gonçalo Salvado, começado em Camões Amor Somente, sob o signo do grande poeta do Renascimento português, diálogo da palavra poética e da imagem, assume hoje uma expressão de particular beleza e significado, sob o signo da mulher.

A ela se referiu, nos seus ensaios, Gaston Bachelard, pólo de uma alquimia, que tal como o amor visa uma totalidade. O amor reúne sob o seu impulso todas as antíteses, o dia e a noite, a terra e o céu, o consciente e o inconsciente, o feminino e o masculino. A noite é o mágico território das cores e a mulher a obscura e luminosa, imaginada, face lunar da vida, aquática na sua “ardentia” de astro misterioso, metade de uma consciência em busca do elo com uma harmonia original.

No subtil diálogo da poesia e do desenho abre-se uma vez mais um limiar capaz de nos conduzir ao horizonte do possível, centro da maravilhosa nudez, inesgotável enigma de uma graça e de um delírio infinitos.

**Maria João Fernandes

Nota:

1. “Ardentia”, Mostra dos desenhos de Ambrósio Ferreira, incluída nas exposições colectivas: “Arte Feminina e o Feminino na Arte”, comissariadas por Maria João Fernandes, organização de Paula Lisboa e apresentadas no espaço CTT em Castelo Branco, de 5 de Outubro a 11 de Novembro.


Nota editorial:

Excepto o convite, os "link's" no título do "post", o "link" para o blogue de Gonçalo Salvado, para a editora, bem como as etiquetas, toda a restante informação nos foi enviada pelo Gonçalo Salvado.

Etiquetas: , , , , ,

domingo, outubro 16, 2011

Cartografía de las revelaciones de Alfredo Pérez Alencart


"Cartografía de las revelaciones", de Alfredo Pérez Alencart (1962- ), pinturas de Miguel Elias, é uma co-edição de Editorial Verbum (Madrid) e Trilce Ediciones (Salamanca), 2011. N.º 7 da colecção "Los Confines". ISBN: 978-84-7962-703-4.

Etiquetas: , , , ,

sábado, outubro 15, 2011

Actas do Simpósio sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu






Capa e índice das "Actas do Simpósio sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu (Realizado na Casa de Artes do Tejo, em Vila Velha de Ródão, nos dias 18, 19 e 20 de Junho de 2010)", o editor e coordenador destas actas é Carlos Batata. Publicadas em Abrantes, em Junho de 2011. O ISBN: 978-989-20-2440-0.

Na organização do simpósio estiveram a SEDPGYM (Sociedad Española para la Defensa del Património Geológico y Minero), a GEOMIN do APPI (Secção de Minas da Associação Portuguesa do Património Industrial) a Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT), a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, o GeoParque Naturtejo e a Câmara Municipal de Nisa.

Etiquetas: , , , , , , , ,