fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sábado, agosto 12, 2017

Possível entrevista de Adèle Blanc Séque a Akenton


Aos meus mestres





“ (…)Os factos ? Muito bem . Então vou narrar-te  o que aconteceu . Após o coroamento , mais concretamente entre o terceiro e quinto ano do seu reinado , Amenohotep IV iniciou uma revolução sem procedentes  na história do Egipto . Mandou encerrar os templos dos deuses tradicionais . Depois, despediu os sacerdotes que aí oficiavam  e começou , lentamente , a preparar o caminho para uma  alteração profunda  na sociedade  Egpcia (…)”



Helena  Trindade Lopes , A Mulher que amou o faráo ,1 ed, Romance , 2011,  Esfera dos Livros , p.17





    POSSÍVEL ENTREVISTA DE ADÈLE  BLANC  SÉC  A AKENATON ….

“AKENATON O HERÉTICO OU  O REFORMADOR ? “







Numa tarde quente como aquelas dos desertos e mais propriamente , as da Cidade dos Reis , a jovem Adèle Blanc Séc através do intrepido egiptólogo decidem  dar vida ao famoso Akenaton . A jovem repórter quer fazer uma entrevista exclusiva  ao seu jornal antes que todos os outros arquéologos se apropriem do seu furo .

Apesar dos avisos do egiptólogo , a arquéologa correu diante das ruínas onde estava a luz e alma do faráo .

- Quem são vocês para me interromperem a minha meditação ? Eu assim não consigo receber os meus conselheiros com a paz e a tranquilidade  que sempre os recebo .

A jovem explodiu a rir .

- Nunca pensei que um ninho de víboras , fosse idêntico a um creme de beleza … Ah ! Ah ! Os eufemismos  a que uma pessoa tem que usar para trabalhar com os subalternos !



- Àdele  ! –gritou  o egiptólogo irritado .

 A jovem  arquéologa  tirou um cigarro e acendeu-o . O faráo olhou-a espantado :

- Mas … fuma incenso ?! Mas é uma verdadeira cantora de Amon !

- Não , meu caro , faráo , é uma honra estar consigo , mas gostaria de me apresentar , eu e o meu  professor , o meu mentor , gostaríamos de falar consigo , sobre  a sua  época . Sabe , é que as más línguas  do Paris Match , do Le Monde , Expresso e veja bem da revista Caras  dizem que você tem  um caso com a sua irmã …



- Ah , que disparate ! Isso é intriga ! Antigamente sim , mas a minha mulher é a mais bela das princesas hititas e rainhas  que o mundo já conheceu … Nefertiti ! A Bela Chegou …por onde ela passa  tudo pará …

- Ai ! Meu Deus que estou a ter uma inspirção para uma canção poruguesa … a Rosinha dos Limões !!!! Quando ela passa…

 O egiptólogo aproximou-se irritado com a impertinência da jovem , o faráo olhava-a fascinado , por ela o olhar de frente , como se fosse uma deusa , e ela como arquéologa sabia muito bem o que poderia acontecer …

- Deixe lá , amigo ! A sua mulher diverte-me ! Faz-me lembrar  quando eu conheci Neferti …na casa da Vida . As pessoas do futuro pensarão que casa da vida ,serão casas masl afamadas , mas são como as universidades , as escolas , onde nós aprendemos a ler , a estudar , uma profissão e eu por direito sagrado que me foi concedido …

- Já foi debicado pelo falcão Hórus a esta hora do dia ? –perguntou Adele ironizando o título da casa real .

Bem , o que nos trouxe cá , foi exactamente fazermos uma entrevista , pormos tudo a pratos limpos , a sua imagem foi denegrida , e nós queremos dar aos nossos leitores , na Nacional Geografic fotografias autênticas de que estivemos com o Senhor !

- Sabes  de fonte segura , de que a sua reforma religiosa não foi mais do que um pretexto político para atingir outros países , confirma ? –perguntou a jornalista , enquanto o historiador dava indicações que não devia fazer perguntas daquele género .

- Quem é que lhe disse isso ? –perguntou o faráo .

- As cartas diplomáticas , os historiadores e não são poucos , tais como Nicolas Reeves que lhe chama de falso profeta …

- Isso é mentira !-diz o faráo , devem ser coisas dos hititas , ou daqueles sacerdotes que perderam tudo , aumentavan impostos , mas agora as coisas serão diferentes …

-Huum ! Isto parece  a Revolução  Francesa só que não há guilhotina … -disse irónica a arquéologa . Sabe , Vossa Magestade que nós também tivemos um período assim à coisa de cem anos mais específicamente até que um senhor Napoleão e andou por aqui a fazer umas manobras de diversão …

- Àdele ! Já chega  !-ralhou o professor .

- Não , deixe-a falar , ela faz-me sorrir , tem um humor refinado , coisa que este reino deixou de ter ! De certeza que não foi cantora ?

- Não … mas você não me deixa responder … qual é que é afinal esse seu programa secreto que todos querem esconder que só Lepsius descobriu em 1875 ?

Todos diziam que você era um lunático , que vivia fora da realidade , mas sabe que alguns dizem que pretendia um programa muito maior , e alguns dizem que é quase uma forma de subir ao poder , você deu novos cargos e títulos …porquê ? –perguntou a jornalista .

  • Bem , Neith , Bat ou Hathor ? Acho que estes nomes acentuam-lhe que nem uma luva –disse o faráo .
  • Mas porquê ? O que quer dizer isso ? –perguntou a arqueóloga intrigada acendendo mais um cigarro pensando num belo banho revigorante do que estar ali a torrar ao sol.
  • Para saber essas informações de deusas , vá à reserva do Museu do Cairo , e lá verá muitas peças , depois vá até Basileia , mas vamos ao que interessa se não acusam-me de ser um político , e eu sou um deus com D grande
    Eu quero fazer uma campanha internacional , e nada melhor  do que usar um único deus , o Sol, já reparou que é ele  que acorda , dá vida às plantas , faz crescer tudo o que está à nossa volta , e ainda lhe digo é ele o digno escravelho Kepri , não ponha isto ( porque se nào dizem-me que  me estou a contradizer ) . A grande novidade nestes templos era que as pessoas nos pudessem ver , sem terem que esperar uma vez no ano . Decidiu-se construir uma nova cidade , longe de tudo , maior , magnífica que fosse inesquecível para que todos um dia , falassem dela , dos desenhos , dos quadros …

    - Há quem diga que foi o iniciador da nova era , que  o uso do sol , da energia muda a vida das pessoas …
    -Ah !  Agora  lembro-me quem você é , menina ! Eu sabia que você viria do futuro . E que eu me apaixonaria por si … Blanc Séc , mas teremos que colocar um outro nome , um nome mais egípcio …
    - Não , disse Adèle . Naò pudemos mudar a história , nem os seus acontecimentos , alterar a ordem das coisas , é rasgar uma página , apagar da memória tudo aquilo que fez , o seu amor por uma  cidade , por um ideal mais forte , por Aketaton , por Nefertiti , todos erramos , magestade . Mas não são os homens  que podem dizer que fizeram bem ou mal , mas as suas escolhas e a época em que viveram .
    O faráo saudou os aarquéologos :
    - Que  a Maat vos acompanhe , isto quer dizer que a ordem do universo vos siga sempre e ba vos leve a bom porto !
    Àdele  volta-se para o faráo e pergunta-lhe :
    - Que título gostaria de ser recordado ? Herético ? Ou Reformador ?
    - Herético é mais a minha múmia ….Ah ! Ah !

    BIBLIOGRAFIA

    Dicionário

    - Carrreira, José  Nunes , Dicionário do Antigo Egipto , ed . Caminho , 2001 , 1 Ed,

    Romance  -

    Lopes , Helena  Trindade , A Mulher que amou o faráo , Esfera dos Livros , 2011

    -Sales , José das Candeias , As Divindades Egípcias –uma chave para a compreensão do Antigo Egipto , Ed. Estampa , n. 38 , 1999, pp79-84

     Estudos

    Silva , Heitor Penedro Silveira da , Evolução e Apogeu do Culto solar no Antigo Egipto : A Época de Amarna  , Dissertação de Doutoramento em Egiptologia , sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Trindade Lopes , FSCH , 2009