fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, janeiro 19, 2016

Santiago de Querétaro e os seus Museus


Santiago de Querétaro e os seus museus

O Aqueduto Monumental

Foto do Aqueduto Monumental tirada desde o Miradouro...

Santiago de Querétaro é a capital do estado mexicano de Querétaro, tem 626 495 hab, a sua área metroplitana conta com 1 097 025 hab e o Estado de Querétaro com 1 827 937 hab.
Desde 1996, o centro histórico da sua capital é Património Mundial da Humanidade (UNESCO).
A cidade tem vários espaços de interesse turístico, nomeadamente o Aqueduto Monumental construído no séc. XVIII, o Panteão dos Queretanos Ilustres, o Miradouro, várias estátuas, grandes, belas igrejas, geralmente muito bem conservadas, várias praças e jardins públicos, inúmeros solares ("casonas" no México), vários teatros, uma muito interessante aquitectura civil e vários museus, vou dedicar-me em especial aos museus que visitei nos últimos dias de Dezembro de 2015 e primeiros de Janeiro de 2016.

Algumas das estátuas...










O Panteão dos Queretanos Ilustres 

Ainda o Panteão dos Queretanos Ilustres 

Teatro de la República 

Algumas das principais igrejas e conventos de Santiago de Querétaro... 














De assinalar que é uma cidade acessível para pessoas com pouca mobilidade, passeio espaçosos, com pavimento em bom estado e a cidade não pára, mesmo no dia de Ano Novo estava cheia de turistas e muitos dos seus museus abertos ao público.
A acessibilidade não é extensível a todos os parque de estacionamento, já que vários que contam com vários andares não possuem um elevador, apenas escadas.
Além dos que visitei há outros museus: Museo de Arte de Querétaro, Museo Nacional de Las Artes Gráficas, Casa Museo de La Zacatecana, Museo Cerro de Las Campanas, Museo Fundación Santiago Carbonell, Museo de la Muerte, Museo del Ferrocarril en Querétaro, Museo de La Magia del Pasado e Museo de la Ciencia y Tecnología "Péndulo de Focault" (Museo Tecnológico Centro Cultural y Educativo Manuel Gómez Morín).
Nos sete museus visitados, apesar de ser uma cidade com muito turismo, parte dele estrangeiro, toda a informação nos museus está apenas em espanhol.
Ainda a acessibilidade... quase todos os museus e as igrejas que visitei apresentam problemas de acessibilidade para pessoas com pouca mobilidade, dos sete museus visitados só o Museo de Arte Sacro tem um elevador.
A maioria dos museus estão localizados em antigos conventos.
A maior parte dos museu têm perfis no Facebook, no Twitter, alguns páginas web, presença no Instagram e outros também blogues.




O guia do museu...

Facebook do Museu.
Twitter do Museu
O museu na página da CONACULTA, aqui.
O museu na página do INAH que tutela o museu, aqui
É dos museus que visitei o que tem a entrada mais cara, 52 pesos a entrada geral, mas como professor a entrada foi grátis. Tem guia do museu. Tem loja do museu. Possui uma Biblioteca Conventual com 14000 livros, com acesso apenas a investigadores. Tem um auditório. Os amigos do museu estão organizados na Sociedad Amigos del Museo de Querétaro. 
Infelizmente alguns trabalhadores do museu não pareciam ter muita vontade de trabalhar... queriam fechar salas do museu antes da hora... 





Como não apresentar a informação... 

Facebook do Museu.
Entrada grátis. Sem guia do museu. Tem uma biblioteca infantil.
Não cheguei a perceber a lógica das exposições existentes no museu... as várias exposições tanto poderiam estar neste museu como num quaquer museu de arte, de arte contemporânea, de artes decorativas ou de outro tipo, já que nenhuma tem a ver com a cidade, não se referem à sua história, nem a problematizam...


O billhete do museu...



Sobre o museu, aqui.
Facebook do Museu
Twitter do Museu
A entrada geral é de 20 pesos, mas os professores têm desconto. Tem um elevador. Sem guia do museu. 





O guia do MUCAL... 


Twitter do MUCAL
Facebook do MUCAL
Entrada geral é de 25 pesos. Tem guia do museu. Tem café. Tem biblioteca. Tem loja do museu. 

Museo de los Conspiradores (página de facebook do Museu)



Entrada grátis. Sem guia do museu.





Facebook do Museu
Entrada grátis. Tem guia do museu. 




O único onde tive oportunidade de ter visita guiada. Entrada geral de 20 pesos. Sem guia do museu. 

Detalhes sobre alguns dos outros museu que não cheguei a visitar... 
Têm amigos do museu, além dos já referidos, os seguintes museus: Museo de Arte de Querétaro, Museo Nacional de Las Artes Gráficas, Museo Fundación Santiago Carbonell e Museo del Ferrocarril en Querétaro...

Fotografias todas da autoria de Luís Norberto Lourenço.

Mais:
http://recintosculturalesqro.gob.mx/?cat=1 
http://www.municipiodequeretaro.gob.mx/turismo/contenido_atractivos.aspx?q=0Uv4/vE5RX/52ZzwgUBN+rMnrg1O4dO0
http://www.mexicodesconocido.com.mx/museos-de-queretaro.html
http://www.diariocritico.com/noticia/15971/noticias/museos-en-el-estado-de-queretaro.html
http://www.visitmexico.com/es/museos/museos-en-queretaro
http://www.queretaro.gob.mx/directorio_sitiosinterna.aspx?q=YhT5iDRJbDCJ/WPDOuX4lw==

Etiquetas: , , , , ,