fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, dezembro 01, 2015

375.º Aniversário da Restauração da Independência de Portugal: 1.º de Dezembro de 1640

Celebram-se hoje os 375 anos da Restauração da Independência de Portugal, o 1.º de Dezembro de 1640.
Há 375 anos punha-se fim ao Domínio Filipino (Dinastia Filipina), à União Ibérica e à presença dos Habsburgos (ver aqui) em terras lusas. 
Um movimento de 40 conjurados, apoiantes da aclamação de D. João, Duque de Bragança, como Rei de Portugal, aproveitou várias circunstâncias, entre elas o crescente descontentmento popular em Portugal contra o domínio espanhol, nomeadamente de salientar a Revolta do Manuelinho (Motim de Évora ou Alterações de Évora) em 1637.
D. João IV, Rei de Portugal, daria início à Dinastia de Bragança.

A Coroa espanhola, a braços com outras revoltas no seio do seu império, na reagiu de imediato... mas anos depois sucederiam-se as Guerras da Restauração (mais, aquiaqui e aqui), sem que a Espanha volta-se a reconquistar Portugal.

Durante o período anterior à Restauração de Independência nasceu o sebastianismo.

Ler aqui a História de Portugal Restaurado... e aqui, a leitura da época pela Igreja Católica Portuguesa...


O XIX Governo Constitucional do PPD/PSD coligado com o CDS-PP, tenho como primeiro-ministro Pedro Passos Coelho  vice-primeiro-ministro Paulo Portas, decidiu abolir 4 feriados nacionais, dos civis e dois religiosos, entre eles o 1.º de Dezembro.

O XXI Governo Constitucional do PS com o apoio parlamentar do BE, PCP e PEV, tenho como primeiro-ministro António Costa prometeu em campanha eleitoral fazer a reposição dos feriados extintos... 
Ver aqui o projecto de lei do Partido Socialista. 
Também o BE, o PCP e o PEV apresentaram projectos de lei no mesmo sentido.


Um questionário sobre o tema, pode ser respondido aqui.
A bandeira de Portugal Restaurado... foram mudando as cores da bandeira, 
caiu a coroa com a República, depois dos Descobrimentos integrou-se a esfera armilar, 
mas desde o início da I Dinastia que se tem mantido o escudo, com variantes.

Etiquetas: , , ,