fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, março 16, 2016

Telenovelas

Quase  todos os anos  durante esta quadra há um  grupo familiar , ou prestes  a aparecer  ... já que estamos na Páscoa  cristã , temos  que  olhar para a nossa  condição  de vilões da humanidade , por preferimos  um  homem  cruel , mau e ao mesmo tempo ladrão , Barrabás a salvar o custo e justo Jesus  Cristo .
É verdade irmãos , Vós  que me escutais  todos os anos pagais a mesma  moeda um calendário cristão , muito  forte e daí a alteração da história  universal , a nossa  construção  identitária se traduz entre antes e depois  de cristo . E o ano civil se resume a  um comércio tão cínico entre árvores , luzes , nozes , homens  que  chegam a  uma  gruta  de Belém e os  olham  com ar de  desorientação . Aquele  menino  traria  boas coisas , mas  na verdade não sabemos mesmo nada dele , só o vamos encontrar  aos 12 anos  que se perde  na casa do  seu pai e a discutir  com os  homens da lei  e  mais tarde já entre  os sabedores .

Nesta  circunstância entre  pecar e o  perdão universal entre a nossa  dívida  mundial que vem desde a mordida na  maçã , Eva a caloteira nunca teve que dar as  chaves do condomínio , foi obrigada a sair do condomínio privado naturista  Paraíso .

Ora  o Paraíso é tão médio oriente , no meio do Oásis , e ali surgiu a ex -mulher de   Adão , a Lilith , há quem lhe chame  , megera , cobra , e sobretudo , porque a primeira mulher não quer  que a segunda ou mesmo a terceira  tenha as mesmas regalias que ela teve ...

Só há bem pouco tempo é que o divórcio teve  uma reforma  na Igreja Católica e mesmo assim deve haver a anulação do  casamento , mesmo as palavras dos textos  da celebração do matrimónio se verifica a questão de uma inferioridade  da mulher e da forma  como foi resolvida a questão da maçã ....

Houve quem  dissesse que o símbolo da maçã seria idêntico  ao órgão sexual feminino e daí a sua expressão máxima, a Eva  , tem que  ter máxima  culpa .

Logo há uma reserva para estas pessoas  que não fazem mais que uma figuração especial no livro dos livros ,eu li este megalivro e  não me tive que converter a nada .

Logo nas primeiras páginas sentimos poesia , texto literário e  muito mais do que isso que  o Novo  Testamento e as partes em que o quadro civil e religioso  se centra , desde  Janeiro a Dezembro , mas as  primeiras festividades  do ano que vêm desde o dia de Reis , fim do Natal e que noutras  regiões da Europa e da própria  igreja  se  define como  o dia em que se recebe  os presentes .
Os Monty Payton  não  fizeram as  coisas por menos , duas grutas e levaram os reis magos a enganarem-se , deviam ter visto mal o código postal ou o GPs estava mal direcionado .
Aquela  coisa de pedir à Senhora Maria britânica que havia  sido um mal entendido, se deve também
às versões da Virgem noutras confissões religiosas , e se a mãe de Deus , será também  uma deusa .

A  religião na antiguidade não tinha  o mesmo  efeito que tem hoje , mas  efetivamente  quase  era através de textos , que mais  pareciam anúncios televisivos em pleno horário nobre.

E nesta  construção entre  Belém e Judá e anunciação misteriosa de um rei que  há de  vir salvar a humanidade irá  dar  uma perseguição  sem  limites , desde  Belém , ao  Egipto , na literatura  policial há uma  série de romances alusivos a esse caso e não será preciso chamar  Dawn Brown , já  no final dos anos noventa do século  passado  uma  escritora francesa  nos  brindou com o  notável  Kmran , traduzido  para português como o Enigma dos Manuscritos do Mar Morto .

Mais recentemente  outro  escritor fez  outro  caminho idêntico  e leva o menino Jesus a solucionar um caso de assassinato na  plena  Belém do século I , mas há quem se habilite  a levar Agatha Cristie  para  a antiguidade e se envolvam  em teses de mestrado a decorrer  em POrtugal .

Caso louvável e trazer também o autor descreveu as Cidades dos  Prodígios  para Belém do século I , a novela policial  negra está de boa saúde e recomenda-se , só não se consegue  decifrar em 2000 anos porque Barrabás e aquela  população que   desejava ver o seu  salvador  cruxificado , não conseguiram  olhar para um e para outro .

Que  deveriam  ter  comido naquela  época  Ferro Roxer durante  um Concerto  da Maria  Leal ?  Seria ela  que estaria  ali a  cantar  para todos os  ouvintes , ou vai na Volta  estariam a Popota a dançar  ao som de Agir " Ela  é linda sem  MacDonal´ds " ...ou a  patroa de Ambrósio acabou de perder por ali no meio da procura de uns Ferro Roxer...
- Ambrósio , apetecia-me algo .
- Perfeito , senhora ....
Só que no meio da  viagem dá de caras com Moisés , Maria Von  TRop e a família  a cantar metidos  num Musical de Filipe  La féria  e ao  lado está mesmo o Coliseu de Lisboa ....

Lisboa  é uma cidade tão internacional que  há tanta  coisa que  foi alterada e a mudança do Carnaval , para  a Páscoa e a algarviada  que se houve e lê .   Se  andam  perdidos  "  Quo Vadis , senhor? " perguntam  vossas excelências perante o tom epistolar  da missiva  e que  em nada se percebe , todos os  anos temos  a mesma  sensação de assistirmos a uma mesma  história decorrida  a três temporadas quase  como uma telenovela .

Saímos de Maria , Popota , Ambrósio e damos de caras com outro amigo nosso  Talkien que  é chamado  todos os  anos para procurar o senhor dos Anéis , por arrastamento  ele  vai buscar o neto à escola de Magia pois os pais agora estão a fazer doutoramentos com uma  bolsa  e que nem lhes dá para muito mais  do que fazer uns trabalhinhos e são os  pais que  têm que ajudar os  filhos e netos .

Há quem chore pelo regresso de Salazar , outros de Hitler e Mussolini , mas há de  tudo nesta  montra  político religiosa . ainda faltam as misteriosas amêndoas de chocolate ....

Quem  poderia ter criado  mistério a esta  história Pascoal? Amêndoas e coelhos só se  trouxerem  tesouras  para fazer um  corte a isto  tudo , não ?
Há quem  afirme que este hábito  veio da Alemanha num tempo em que os  ovos eram  colocados em  terra  para conservar e quem dava estes  presentes era um senhor alemão  chamado Coelho , só não era  o  do filme , porque se não teria sido chamado  por uma  junta médica pela  segurança social e se  era possível continuar a trabalhar ou se reformar ...
Não ? O autor  deve-se ter enganado e os tempos são outros , agora dizem que Belém vende Chamussas em Santos e que em  breve  iremos  todos falar em  Mandarim , pois o preço a que  ronda a luz todos os meses já não se sabe  para onde vai disparate ao fim de um ano e com tanta  criatividade teológica   chegamos sem saber qual o sentido do Natal e da Páscoa .

Mas  para cada um  de nós tem o sabor  de cada iguaria , estação e momento leva-nos a pensar o que fizemos ou se alguma  vez somos capazes de cumprir  os  ensinamentos do Pai , mas nestas  quadras vemos quase sempre as mesmas caras só não podemos afirmar que vamos todos de comboio ao circo . Pois é que  na realidade , o Pai Natal  possa  fazer um part-time na telepizza  para ver se  dá para pagar os estudos dos Duendes que se  decidiram fazer um Erasmus em Portugal ...e este  ano as coisas estão mais difíceis  que  já eram .

Esperamos  todos por comprar o DVD  desta  telenovela  ou do livro em que ela se inspirou porque está demasiado entender o que cada  um deles  faz por Lisboa a não ser que tenham  vindo fazer compras na  Avenida da Liberdade. Será ?