fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

segunda-feira, maio 30, 2016

O livro Manifiestos contra el miedo foi apresentado em Celaya



Fotografias do evento da autoria de Beatriz Mayor.

A Casa Comum das Tertúlias marcou presença em mais um evento cultural no México, desta vez a primeira fora do estado de Jalisco, já que decorreu na cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, onde se realizou uma nova apresentação do livro  "Manifiestos contra el miedo: Antología de una intervención cívica (Lecturas)", da autoria de Luís Norberto Lourenço


A obra é a versão em castelhano do original português "Manifestos contra o medo: Antologia duma intervenção cívica", numa edição luso-mexicana, da Casa Comum das Tertúlias (Castelo Branco) e da Editorial Edhalca (Guadalajara).

Esta apresentação decorreu no âmbito da "II Feria Metropolitana del Libro", em Celaya, a qual decorreu entre 21 e 29 de Maio de 2016, no Parque Xochipilli, desta cidade guanajuatense.


A apresentação realizou-se no dia 28 de Maio, pelas 16h e como sempre tem feito em todas as apresentações do livro o autor tem procurado promover apresentações participadas.
Respondendo ao desafio do autor, o público que assistiu ao evento fez intervenções com perguntas sobre o livro, sobre a realidade portuguesa, como um autor português percebe o México e como compara as experiênias democráticas portuguesa e a mexicana, sobretudo preocupando nessa questionamento as fraudes eleitorais nas variadas eleições mexicanas e que preocupam muitos mexicanos, a que o fenómeno abstencionista não é alheio, também uma pergunta ao escritor português relativamente à eventualidade duma vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA... uma pergunta em especial resultou algo surpreendente... sobre a "portugalidade", como é vivida em especial fora de Portugal, como se explica esse amor à Pátria que este mexicano que fez a pregunta tem sentido nos contactos que tem tido com portugueses em várias partes do mundo, mas também de descendentes de portugueses em várias antigas colónias portuguesas, referindo-se ao Brasil, a Macau, a vários países de África...

Celaya, a terceira cidade deste estado mexicano, tem meio milhão de habitantes.



Fotografias de Celaya (Guanajuato, México), por Luís Norberto Lourenço...

O convite para esta presença foi feito José Juan Ruiz Colunga, livreiro, da Libería de Ocasión - El Libro Dorado (Celaya), Presidente da "Fundación para la Cultura del Centro A.C." e organizaodr do evento.
Nesta livraria "celayense" pode comprar-se o "Manifiestos..." nas terras do Bajio, estando ainda disponível em Irapauto e em Salamanca (Guanajauto).

Etiquetas: , , , , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home