fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, setembro 25, 2018

A importância da leitura e da escrita na formação dos jovens*



A leitura de livros nos nossos dias não é muito vulgar “no que toca aos jovens estudantes”.A maioria dos jovens não lêem , o mesmo se pode dizer da ecrita.
As pessoas no geral só praticam a leitura e a escrita em caso extremo. Por exemplo, alguns dos meus colegas de escola só lêem ou escrevem quando solicitados pelos professores , ou quando pretedem mostrar algo perante a turma. A meu ver , a escrita e a leitura completam o homem, e desta forma só podemos construir a nossa cultura através da escrita , forma , através s da aprendizagem e experiência de cada um de nós . Quando escrevemos uma obra , um texto não literário acabamos por expôr as nossas ideias, mesmo as mais íntimas . Assim todos os meus textos , as minhas leituras refletem as minhas ideias , os meus medos e desejos . Todas as leituras , frases e escritas minhas representam-me como pessoa , o meu ser como modelo de mim mesmo . Se um dia os meus descendentes quiserem saber de mim , sobre as minhas vivências poderão descobrir nos meus diários aquilo que eu ouvia , lia , escrevia e pensava , assim sendo serei um filho do meu tempo , um ser vivo , uma biblioteca onde cabem dentro do meu cérebro mais de mil livros dentro do meu cérebro . Cada ideia é uma leitura , é uma estrada que vai ao encontro do seu destino . As minhas leituras são auto-estradas que viajam por países, jardins floridos e
me encontro com seres que acreditam na minha existência . Podem ser as minhas plantas , os meus jogadores de futebol , treindadores favoritos , mas isso terão que me seguir para um outro mundo . Um mundo colorido cheio de máscaras ,claques , festas e urras com vovozelas e tudo … O meu mundo é o Futebol. Poderia dizer que ali o País das Maravilhas seria completamente diferente …a Rainha de Copas mandaria todos os jogadores para o Campo da Minha Escola , da minha Casa onde fosse … quer que fosse o mundo esse seria o mundo de Fred.

*Texto escrito por um aluno meu sobre  a  importância do plano nacional de leitura nas disciplinas de Língua  Portuguesa  em 2013  .