fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, agosto 30, 2018

OVO de fogo Capítulo IV




A noite do Halloween faz-nos lembrar com cada coisa … Não é que me fui lembrar da história da Penélope , Telemaco e Ulisses ? Oh , meu Deus , não devo estar nada bem !
Ainda por cima , com este trabalho que tenho que fazer … Senti uma brisa estranha , as folhas das árvores esvoassavam , tocando-me asperamente como se fosse a língua de um gato .
-Não temas , disse a voz . Eu sou a deusa Minerva . Aquela que estava presente nas acções mentais dos homens . Sou mais velha que todos os teus familiares juntos …
Não podia acreditar naquilo que estava a viver , seria pelas histórias cheias de fantasia , das partidas que me faziam , ou seria “uma pegadinha “como dizem os brasileiros
“Vou pagar p’ra ver “, pensei . Até que tive uma ideia maravilhosa … já que ela era mais velha como dizem os brasileiros . Será que ela me podia contar a história de Ulisses antes de a escrever para a escola?
Imaginar o passado é tão estranho …
- Ah ! Não queres imaginar …? Isso é mau … -disse-me a deusa .
- Então ? –perguntei morto de curiosidade .
De um momento para o outro vi –me numa praia e aí olhei um homem dando à costa .
- Quem sou eu ? Onde estou ? –perguntou o homem de cabelos compridos e barba …
- Fala –disse-me a deusa . Agora falarás por mim , mas quando acordares não te irás recordar de nada , pensarás que foi apenas um sonho .
- Estás vivo , Ulisses –disse eu .
- Tu estás vivo , estás em casa , depois de viajares durante dez anos . Estarás tu preparado …para enfrentar a realidade ?
- Porquê ? Muita coisa mudou , Ulisses.O teu reino,a tua mulher é seduzida conquistada diariamente , e não é só pelos seus lindos olhos, mas também pela posição social …
- Ah ! Vou vingar-me deles , um a um e vou desfazê-los…
- Nada disso, vais disfarçar-te e eu faço tudo isso …
- Senhor…
Pouco tempo depois Ulisses estava irreconhecível e graças a mim , eu era um deus , um bruxo, aquilo que quiserem pensar de mim , mas estava agir de acordo a minha consciência … Parecia um daqueles mendigos , um vagabundo ! Estava uma lástima , o rei que vergonha !


Apesar d as dificuldades , Ulisses conseguiu ser reconhecido pela ama da sua esposa . Ulisses seguiu à risca as minhas indicações , que se passasse por mendigo e que fosse pedir esmola no seu próprio palácio e se apresentasse como pretendente da sua própria mulher …
Não era o máximo eu estava a ver tudo como se estivesse no cinema , só faltavam os óculos 3 D … até tinha vontade de comer umas pipocas …
Claro que não podia fazer isso , a deusa era tão rígida , tão séria que nem sequer podia cantar , dizia que Orfeu … o flautista desaparecera à procura da sua amada , Euridice …
-Ah , desculpem –me estar a contar-vos tudo , mas isto foi tão maravilhoso , ver a forma como ele se apresentou . Apesar daquelas vestes pegajosas , rasgadas , cheias de nódoas e buracos…
Ele tinha um aspecto meu Deus …
Até parecia que andava ali na Avenida Luísa Todi a pedir moedinhas … mas foi pedir moedinhas à sua mulher … e a parva não reconheceu , mandou os guardas expulsarem-no dali …
Como é que era possível estar a acontecer ? Foi então que decidi agir por conta própria , sem que a “deusa que me enerva “ me estivesse a controlar …
Fiz com que aparecesse de uma só vez o seu càozinho Argus , tão giro, tão felpudo , e já muito velho que reconheceu o seu dono . Ladrou tanto que o palácio todo foi à janela …
- Ai meus deuses do Olimpo , já não se pode abrir as portas da casa que vem toda a gente a correr ?
- Ai , minha senhora o pedinte desmaiou , e está cheio de sangue , disse a sua ama de leite .
- Então leva-o para a salinha , dá-lhe de comer , lava-o , ou pede a umas das escravas que o lavem , que aquilo parece cheirar à cabeça da Medusa …
- Ai menina , e se daquele corpo saiem cobras …
- Euritreia , tens com cada ideia ! Depressa antes que os cronistas vejam tudo , descrevam tudo .Ainda por cima aquele chato do Homero que está aqui a fazer pesquisa para escrever um romance em verso , chamada Odisseia , diz que sobre o meu amado Ulisses … Ai que saudades …
- Ah , menina , o que faço se aparecer aquele detective … o Hérodoto ?
- Outro que tem a mania que só fala as verdades … leva-o para a biblioteca , ele que fale com os pretendentes , pede-lhe que faça perguntas…
- Pois , menina , mas ele acabou de encontrar o tear desfeito novamente e foi contar tudo …
- Só me faltava isso agora , deixa-me pensar tens um pano e umas cordas ?
- Mas para quê , Penélope ? –perguntou ama cheia de curiosidade .
- Não faças perguntas , Euritreia . A curiosidade matou o gato … Vê se há nos armazéns se há um bom pedaço de madeira e pede a um dos carpinteiros dar-lhe uma forma idêntica a um barco ….
- Para quê , menina ? –perguntou-lhe a ama .
Não aguentei mais a curiosidade e disse :
- Olha para fazer Kite surf … ele que vá andar pelas ondas ,para não meter água …
Minerva ouviu os gritos de Penélope . A ama chorava … A deusa Minerva apareceudiante de mim irritada, pregando-me um sermão :
- Menino insolente , arrogante e mimado .
-Como pudes te alterar o passado ? Daqui a pouco temos cabines telefónicas a andar ! Vou-te transformar numa coruja e só vais sair desse feitiço quando eu quiser …

Oh , meu Deus ! Como podia adivinhar ? Que vergonha transformado numa coruja e a deusa a tirar-me uma fotografia pelo telemóvel …Pouco tempo depois todos aqueles que cunhavam moedas colocavam um mocho com a minha cara … e Ulisses recuperou tudo a que tinha direito …Casa , Trono , Filho , já que a ama de Penélope descobriu uma cicatriz quando olhou para os pés dele … O que foi feito do pai da história ? Ao que parece foi para Haiti de prancha de surf , voando e visitando todos os países do mundo …há quem diga que é desde essa altura que as pessoas acreditam que existe vida inteligente fora da terra … Que estúpidas …
E Homero ? Tornou-se o maior poeta … é por causa dele que vos conto isto tudo …
Como castigo da minha afronta , voltei ao dia em que a nossa professora de Português pede-nos  o final da história de Ulisses