fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, agosto 07, 2018

Projecto Sherazade pode voltar ....



  Desta vez lançamos  a ideia , passamos  pela  página do  facebook e cada um pode dar a ideia  daquilo que pode acontecer , Barbara  de Sousa  Carvalho e Mello  volta assim à proa de um projecto , mas este  não é o  único a ser desenvolvido , basta   cada um , seguir a ligação   ou a partilha que eu  fizer , juntamente    com a nossa amiga  Santa Muerte , Agatha Cristie  junto da  turma do  Sítio  do Picapau Amarelo e  ainda  visitaremos  a   boa universidade  da Carrapeta , todos eles merecem  ser recordados .
Ao mesmo   tempo que aconselhamos as  escritas de outras pessoas , para que elas possam  também escrever , o projeto Sherazade  remonta  a  uns  bons aninhos  , quando a  Santa Muerte e  outras personagens  cómicas apareciam por  aqui , e  como estamos em Agosto ,  optamos  também por lançar uma  história junto das ruinas de  Troia , onde  iremos  dar de caras com antigos sacerdotes fenícios , deuses , arqueólogos , amores e desamores e  histórias de praia ,assim à boa maneira teenager , tipo Verão M ,ou qualquer   coisa que o velha , mas no meio disto  tudo recordei-me de uma boa história de aventuras  , tesouros , passados no  Algarve ...

Na  véspera do seu casamento   Bárbara de Sousa  Carvalho e  Mello  descobre que o seu namorado  é um potencial traficante de arte internacional procurado pelo FBI , como   se não bastasse  descobre  que  um afamado  arqueólogo internacional belga  é um dos mentores dessa mesma  quadrilha  .Tretaneta de um  famoso capitão que  descobriu  uma  peça de arte valiosa que está guardada a sete  chaves num  cofre , pois  a revelação da mesma  peça  pode  levar a  uma  terceira guerra mundial  , no meio estão  marchand´s de arte,  vigaristas que se  fazem passar por médiuns  , diplomatas ,  historiadores  ambiciosos  que decidem aproveitar alguns  “ furos “ da história para assim conseguirem   alguns  dividendos  com  a misteriosa  lenda da  fotossíntese  humana  descoberta  nas  escavações  em Çatal  yuk nas vésperas da   .    No meio desses  oportunistas está  um  famoso  jovem historiador misterioso  Wando de Sousa Mendonça que  no negócio das artes  tem o nome obscuro “ O Corvo “.
A par  da  fama  do  jovem  historiador à escala  global em  congressos internacionais , grande parte deles estão relacionados  com misteriosos  desaparecimentos de  obras de arte , onde  um arqueólogo   afamado Nicolas   Sins  encontra uma peça  sua no Brokelyn Museum de Nova  Iorque onde anos antes havia ele mesmo  descoberto essa peça em Bagadad ( Iraque ) e a peça  estava  no  Museu  em 2003 quando se deu  a derrocada do Museu do Iraque .
O mais   curioso é que  este arqueólogo é  o orientador da tese de doutoramento   de  Barbara , e ao que   tudo  indica  o arqueólogo e  o  noivo de Bárbara pode ser  membro importante dessa mesma   quadrilha , para isso a jovem deverá   descobrir tudo isso seforjar a sua própria morte onde irá descobrir  os  horrores  de outras realidades .

“ Passados “ pretende  ser o nome de uma  novela que pretende falar das artes ,  das histórias e  de um mundo onde  a história e a faculdade  é cheia de intrigas , e  formas de poder , vinganças . Na  história encontramos um departamento de  história , onde os colegas  tentam roubar os trabalhos uns dos outros , sempre  com formas muito elegantes de vingança,  ninguém diria , que eles são dados a uma boa intriga  ou tramóia . Por outro lado ,temos  jovens e professores idealistas  com  grande  vontade de serem  professores ou  historiadores de renome e que por isso  terão   que lutar pelos seus ideais .
Ao mesmo tempo  há amores impossíveis   entre colegas , e pessoas diferentes dos departamentos  . No meio de uma   história clássica  a  universidade  e um departamento universitário pode ser  tão excitante  como uma casa dos segredos .

Departamento  de  histórias
Hérdoto Meireles ( diretor do departamento de  História ) Especialista em  História  Antiga , grande amigo Nicolas Sins , e é co-orientador da tese de Bárbara .   Foi seminarista  no passado e  conhece como palma da mão os grandes  lugares e os enredos do médio  oriente .
Rute Meireles  ( secretária do departamento )    mulher  avoada  , aparentemente tonta , sabe  o que se passa  dentro do departamento , e tem  uma atitude  estranha  em relação a professores não sabendo  qual a sua ligação .

Nefertiti Badalamenti , professora  visitante de  Egiptologia , no departamento de história , a  convite da Professora Manuela  Anarquista  cuja especialização da egiptóloga  italiana vai mover o interesse da  portuguesa , a querer  roubar –lhe o  trabalho ,teve um passado mediático durante  um período em que  ficou conhecida por ter    um comportamento excêntrico e tida  como uma  criança  grande.
Afonso  Bernardes , jovem  estudante   de doutoramento ,  dedicado ao surf e apaixonado pela  história Viking , veio da Suécia , procura  desenvolver os  estudos  vikings em Portugal , ao descobrir  um segredo  que poderá  alterar a zona onde  vive , ainda descobre na sua aluna e colega  Bernardette  uma relação de amor / ódio e fazem sempre  algo para se irritarem ao ponto  de descobrirem que se amam e  serão os dois os detectives de uma  grande aventura  internacional que envolve  um passado recente dos anos 40 e um tesouro viking.
Manfredo  Dias – O verdadeiro  terror dos alunos e do departamento . Teve  um passado político , especialista em  História Contemporânea com  vertente nos períodos   do Estado Novo e  como Hérodoto  foi seminarista .  Abandonou   a batina pela política  e por um amor não correspondido no qual nasceu uma criança no qual ninguém sabe o seu paradeiro .
Clio  Mendes  , estudante    de doutoramento em   História Antiga  , na  área da história das   religiões em que  o deus  egípcio é na realidade o  salvador católico  . A jovem  historiadora  vem para Portugal   com a ideia de fundar uma nova  religião com  bases  da sua tese , mas acaba por ver a mesma  exposta em Lisboa  como uma  verdadeira religião onde os lares da Igreja  de Hórus no passado  roubaram  no passado crianças .
 Corvo Peralta /Wando de Sousa – Personagem  misteriosa , não se sabendo  quem é na realidade , estudante de doutoramento de arqueologia ou história antiga ou se é a realidade um agente secreto ou um policia infiltrado .
Bárbara de Sousa  Carvalho e  Mello  , sonhadora , dedicada ao seu  trabalho  e romântica  inicialmente .  Decide  fingir a própria morte para saber  quem  é quem na realidade , e quem beneficiará com a sua morte .
Maria  dos  Prazeres  ,   a  amada dos alunos e dos  colegas , dada a uma boa  intriga .
Além destas  histórias  ainda  existem   outros pontos  de referência , da  nossa  história , e de mundo  cheio de artimanhas .