fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, março 06, 2018

O livro Llamados a misa foi apresentado no CAL em Lisboa, em evento da CCT

A Casa da América Latina (CAL), em Lisboa, acolheu a apresentação de "Llamados a misa" de Peggy Bonilla (México) pela mão da Casa Comum das Tertúlias (CCT) e da Editora Calígrapho, a qual decorreu lugar no dia 2 de março, pelas 18h30, o livro foi apresentado pela escritora Isabel Hagos (Portugal).
A inciativa contou com a presença do Conselheiro Cultural da Embaixada do México em Portugal, Pablo Raphael.
Durante o evento foram lidos vários poemas em português, traduzidos do original em espanhol por Luís Norberto Lourenço.


Um dos poemas de Peggy Bonilla:

Vem a mim[1]

Traz o teu cheiro a jacarandás
onde a garupa se volte
para balançar-se sem sentido
Vem, espero-te, esperarei…
Já tinha esquecido
tudo aquilo subtil
conquistador, sensual
mórbido, etéreo.
Hoje que te vi
és agasalho inusual
a fome que de ti tenho
a perpetuas no tempo
com um tímido beijo.

[1] Poema de Peggy Bonilla publicado no original em español na antología “Desde La Pasión” (2009).

Luís Norberto Lourenço fundador e coordenador da CCT, na impossibilidade de estar fisicamente presente em Portugal, por motivos laborais no México, enviou a seguinte mensagem por video dada a conhecer durante o evento:  https://www.youtube.com/watch?v=fIHUpavSt8Q 

Na mesa: Peggy Bonilla (à esquerda) e Isabel Hagos (à direita). 
Fotografia: Casa da América Latina.

A escritora mexicana Peggy Bonilla com 
o Conselheiro Cultural da Embaixada do México em Portugal, Pablo Raphael.
Fotografia: Embaixada do Méxio em Portugal

Autora e apresentadora durante o evento...
Fotografia: Embaixada do México em Portugal.

A obra apresentada, editada em espanhol e francês...

O livro...
A narrativa de "Llamados a misa" pode considerar-se parte da história oral do México, e aborda o tema da Guerra Cristera, que se consubstanciou no conflito armado entre Igreja e Estado entre os anos 1926 e 1929. Relata a história dos que não tendo combatido, sofreram os combates. A opinião oficial tem uma versão sobre os factos, e agora Peggy Bonilla, originária da região (Estado de Zacatecas) onde ocorreram os confrontos e que saiu imensamente afectada pela guerra, aborda o tema desde um angulo diferente. Nem com Deus nem com o diabo, explica.
Para isto documentou-se, acedeu às informações do seu pai e realizou interessantes entrevistas expostas neste livro, que vai na sua 3ª edição.

A autora...
Peggy Bonilla Castañeda (Valparaíso, Zacatecas, México, 1950 - ), é uma jornalista e escritora mexicana. Estudou jornalismo na Escuela de Escritores SOGEM Guadalajara e, na Universidad Autónoma de Baja California (UABC) frequentou Oficinas de Criação Literária. Autora de poesia, ensaios e narrativa, publicou várias obras como "Coloquio de Melancolías", "El cielo no es azul", "Los Secretos de la Doñita", "La Coronela Valentina", "De la lujuria al olvido", "Llamados a misa", "Leyendas y costumbres de México", e várias plaquetts como "Los hombres del túnel", "Escritores de Ensenada", "Charlie Chaplin", "Mujeres de la Revolución Mexicana" e "La Décima musa".
Peggy Bonilla ganhou vários prémios ao longo da sua carreira. Foi premiada de "Mujer Destacada" em Santiago del Estero (Argentina), venceu também um prémio pelo "Día de la Mujer" em Ensenada, Baixa California (México), um prémio por parte do IMSS [o SNS mexicano] em Guadalajara (México), e foi ainda premiada em Valparaíso, Zacatecas (México).
Publicou na imprensa escrita e trabalhou em televisão e rádio durante dois anos. Está incluída em 30 Antologias, mexicanas e internacionais, e atualmente produz "Las nueve musas", programa de rádio na internet emitida desde ICAVS, Arvisa Medios (Guadalajara, México).
Este evento cultural representou o regresso da Casa Comum das Tertúlias aos eventos em Portugal, depois de 5 anos em exclusivo com eventos no México: Guadalajara, Zapopan, Celaya, Morelia... Fundada em Castelo Branco no dia 5 de Outubro de 2001, para assinalar o aniversário republicano, com iniciativas em Portugal, na Espanha e no México.


Foi a primeira iniciativa conjunta organizada pela CCT com a editora Calígrapho, de Margarida Santos.
A apresentadora do livro, Isabel Hagos, é autora de vários livros de poesia, a nosso convite apresentou dois livros em Castelo Branco em 2006. 

À Casa da América Latina (CAL) em Lisboa, agradecemos que tenha acolhido um evento nosso pela primeira vez.
À Embaixada do México em Portugal, agradece-se a divulgação feita do evento.

Sobre nós:
http://casacomumdastertulias.blogspot.pt
https://twitter.com/luisnlourenco
https://twitter.com/ccomtertulias
https://www.facebook.com/luisnorbertolourenco
https://www.instagram.com/casa.comum.das.tertulias/

Etiquetas: , , , , , ,