fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, agosto 28, 2018

Ovo de fogo cap . II

Fecho os olhos e começo a contar para trás.
Um pássaro de fogo enorme , olha-me .
- Sabes quem sou eu ? –pergunta-me o pássaro .
- Não , respondo eu .
- Tu , responde-me ele . Sou a vida que se acende e reacende , as quatro idades . A infância , a adolescência , a idade adulta e a velhice . Além , naquele jardim encontrarás uma estrela que deverás plantar numa árvore , para que a possas seguir , até encontrares apior das aves , aquela que é feita de pedra e irá colocar-te uma adivinha “Decifra-me ou devoro-te “. , diz-te ela ,. Mas tu , diz a ave nunca deves repetir a palavra homem , porque ela te irá iludir , levar-te-á a experimentar jogos , doces e aqueles que mais amas . Não lhe dês ouvidos ! A esfinge automedica-se , porque lhe respondem a palavra homem . A esfinge ouve os gritos da sua mãe e amaldiçoar-te-á como fez ao rei ! Se for amaldiçoado , deverás procurar um homem cego , mas sábio ! Esse homem cego deverá dar-te uma nova oportunidade , caminharás sobre um jardim cheio de cascatas onde uma rapariga te irá ofercer uma maçã … Não aceites a oferta ! Se aceitares …. E deres a primeira dentada … dar-te –ás conta que a maçã se transformará numa corda e te levará a enforcares na árvore .
- Isso pode mesmo acontecer ? –perguntei incrédulo com aquelas profecias.
- Isso , não sei , disse a ave , porque acabas-te de o desejar esentis-te osabor de uma maça mais doce , forte que havia em todo o pomar , que se transformará em …
- O que devo fazer , ave ?
- O melhor que deves fazer , rireres-te ! Pergunta-lhe coisas , pede-lhe o número de telefone , se ela quer beber um café contigo ou se aceita um beijo teu … de certeza que irá aceitar …
Lá estava frente a frente aquela rapariga tão bela , como jamais havia alcançado , mas de repente algo mudou … fiquei gelado ! Ela não tinha olhos , não era ninguém , dos seus olho saiam noite e quando olhei para as suas mãos eram esqueletos que suportavam uma foice . Foice essa que não era para ceifar no campo , mas para ceifar vidas .
- Vai-te embora , jovem ! –disse-me aquele ser frio , gelado , como o vento da Sibéria e as noites da Rússia . Ainda não chegou a tua hora !Tens uma vida pela frente ! Não a desperdices … E disto isto … acordei . Por milagre a minha febre havia desaparecido .