fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, agosto 31, 2018

Ovo de Fogo Cap. VII



Tendes medo da morte e da pena de morte ? Pois muito bem nobres senhores , vinde a mim nobres mortais .
Pois ele conhece muito bem os humores destes frades, alcoviteiros e Joanes . Não tenhais medo deste pobre Diabo!
Tudo aconteceu há cerca de quatrocentos e noventa anos .Talvez por isso a Santíssima Inquisição tenha vindo logo a seguir .
Hoje faremos uma viagem no tempo para vos explicar como surgiu o tribunal da Santa Inquisição .
Quem foi afinal Gil Vicente e que obra foi essa em que ele me colocou lá naquele batel infernal ?

Bem , caros turistas do Além ,estamos a 15 de Fevereiro de 2014 e neste momento vocês acabam por morrer de amor …Ah ! Ah ! Ah !
Ou se melhor preferirem Ka, ka , ka !Estamos na fase que o lol acabou … aqui no Inferno não dava para aguentar.
Com todos os diabos dos adolescentes mortos que andavam a partir cadeiras nos meus cornos , como se isso fosse possível !
Eu dei-lhes o lol … foram todos transformados em torresmos!
Ah!Ah ! Ah! Como sou bandido!

Esse senhor Gil Vicente viveu numa época de transição do mundo medieval para o mundo moderno .
No fim do sé culo XV, para os meados do século XVI, a Europa entra definitivamente na fase do capitalismo mercantil : a actividade principal deixa de ser a agricultura e passa a ser o comércio; a troca de produtos aumenta e passa a ser feita através da moeda , o que conduz ao aparecimento de grandes casas financeiras e ao aparecimento das operações bancárias .
No século XVI , intensificam-se os contactos dentro da Europa e procede-se à descoberta e colonização de novos continentes . O comércio é então, desenvolvido à escala europeia e intercontinental .
Em 1517, um clérigo alemão , Martinho Lutero , protesta contra a corrupção dos costumes no interior da Igreja Católica .
O Clero era um grupo social poderoso que acumulava riquezas e levava uma vida de luxo e de ostentação.
Lutero pretendia a reforma da igreja e o regresso aos ideais cristãos de origem: uma fé interiormente vivida, liberta de interesses materiais e do fausto dos rituais religiosos .

A Reforma desencadeia uma crise na Igreja e a criação de um movimento oposto ,a Contra Reforma , que pretendia , que pretendia impedir o avanço das novas correntes de pensamento . Extremamente poderosa na Península Ibérica a Contra Reforma criou um tribunal poderoso ,a Inquisição , que concretiza a repressão ideológica .A Inquisição perseguiu e condenou muitas pessoas e proibiu leitura de múltiplas obras , que figuravam numa espécie de” lista negra “ – O Index . Autores como Gil Vicente , Bernardino Ribeiro , Sá de Miranda e João de Barros viram as suas obras censuradas , isto é . censuradas , isto é , alteradas ,cortadas ou acrescentadas , antes de ser autorizada a sua publicação