fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, agosto 31, 2018

Ovo de Fogo Cap. VI

Escureceu de repente . Não sei que caminho seguir . Vejo apenas uma estrela que me acenava . Apesar de levar uma lanterna . Sinto-me cheio de sono e aos poucos o cansaço vence-me . Coloco a minha moxila no chão , procuro o saco cama , e não sei que estou a ser vigiado . Ao longe a estrelas comentam com as outras que eu procuro um tesouro perdido entre as areias que dava acesso à gruta dos tesouros imortais .

Para poder entrar nessa gruta tenho que passar por pássaros de pedra , demónios que deitavam labaredas e serpentes que se transformavam em raparigas . Diziam os peregrinos que todos aqueles que ali entrassem eram obrigados a jogar futebol e que se perdessem a sua cabeça seria transformada na próxima bola de futebol . Dizia-se que o jogador sabia sempre quem era próxima vítima , para tal necessitava de mostrar a cada um deles uma doença chamada Sidroma de Seth . Segundo a lenda no país das pirâmides um deus maléfico chamado Seth colocara os seus males a favor daquele que no futuro quisesse mudar a sua mente e transformar-se num ser insivel ou ser quem ele quisesse . Seth era irmão de Osíris . Invejava os poderes curativos e mágicos do irmão e decidiu matá-lo . Decidiu oferecer-lhe um frasco contendo a poção da fertilidade , riqueza e sabedora . Mentira ! Nada daquilo era verdade , era apenas um meio para que o seu irmão caísse rendondo e se fosse desfazendo aos poucos e se transformar em areia negra …

Eis que o diz o folheto daquele local que esvoassa à minha frente : Sidroma de Seth

Sintomas: Capacidade de se apropriar nas cores das paredes ,transformar-se em setas venenosas ou fazer tempestades de areia , mutação de peles , transformando-se em burro , lobo ou lebre .

História : Segundo uma lenda muito antiga o deus Seth decidiu tomar a cápsula da imortalidade através de um comprimido de papiro por sacerdotes nos templos para interpertar os sonhos dos mortais . No entanto um desses sacerdotes teve um sonho com o próprio deus que lhe daria a capacidade de se defender em caso de guerra , evadir-se ou transformar-se em seta atirando-se contra o seu oponente . Em casos de embuscada , o sacerdote poderia esconder-se sob a forma de diversos animais transformando-se no próprio deus Seth . Recentemente a egiptóloga russa Sachenka Loriosky descobriu um tratado mágico que fala sobre os diversos sonhos descritos pelo sacerdote Ré – Ib onde está a capacidade de transformação daria lugar a uma pandemia ou sidroma de Seth .

Tratamento : Neste local há um antídoto chamado o Beijo de Ísis . Este antídoto deve –se em parte às artes mágicas da deusa Ísis.
O local onde se deveriam recolher seria num local discreto onde o deus Osíris teria sido morto. Talvez eu pudesse ser a pessoa ideal . Estava prestes a entrar na gruta . Eis que um ser enorme , de cabeça de homem e corpo de animal , me olhou:

- Alto lá pequenitates , ao que vens ?
- Ora vejam lá o bicharoco que tem a mania que já fala , quer-me dizer porque razão está aqui e me faz perguntas ?
- Aqui quem faz as perguntas sou pequenitates ! –disse o griffo furioso.
- AH ! Mas quem é você para chamar pequenitates ? Ou avis anormalides ? Tem cabeça de ser humano e patas de animal ? De onde é que você vem ? Do circo Chen ? Ou faz figuração no Você na TV ? Francamente!

- Ah ! Piolho ! Vais jogar futebol ! Vais , vais !
- Não vou , eu nem sequer gosto de futebol. O que quero é falar com Seth …
- Ah ! Queres ficar com o Sídrome de Seth ? –
Mal sabia o passarolho que eu fiz uma pequena baba e disparei contra ele …
Que nojo ! O bicho gritou e desfez-se todo , partiu-se todo . Era chocolate , ou lá aquilo que era . Ah minha frente floresceu uma árvore que me conduziu a uma série de cidades mágicas onde podia fazer o que fizesse , jogar , sonhar , tomar banho , correr , ou esconder-me no meu mundo e ser quem eu quisesse . Agora estava nas minhas sete quintas .