fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, agosto 31, 2018

Ovo de Fogo Cap. V

Nem todas as pessoas conhecem a cidade de Lisboa como eu . Fui eu que à cerca de cinco mil anos fundei a cidade de Lisboa .Não é incrível uma cidade ter o nosso nome ? Pois é Lisboa tem o meu nome , Roma foi fundada por Rómulo e Remo os dois irmãos gémeos que se mataram , mas eu não tive que matar ninguém . Apenas tive que inventar um doce , mais , mais ou menos feito com uma espécie de pastel , onde o leite , as natas , massa folhada , margarina , e até mesmo ao cortarmos um pedaço de limão e por fim salpicarmos de canela . Sabem como se chama ? Vocês saberão como é que s e chama esse doce ou se bolo ? Pois bem é um pastel de nata . E fui eu que o criei . N a altura esta cidade era dominada por um grupo de mulheres chamadas Harpias que devoravam qualquer pessoa , e elas eram especialistas nas artes dos pasteis de Belém porque se alimentavam de um sangue muito especial , o dos pasteis de Belém . Mais outra razão , para ser o fundador desta cidade … e de tomar o poder sobre elas . Lisboa, Belém . Basta sentir o cheiro desses pastéis para acordar e partir para a minha cidade . Todos vocês se perguntam como é que eu cheguei ao século XXI com esta aparência de galã , de jovem doce e despreocupado ,como se a vida para continuasse a ser uma eterna juventude ? Pois bem eu sou um vampiro , mas não sou um vampiro qualquer , fui mordido pelas Harpias e que me transformaram num ser imortal.
Ah ! Pensaram vocês ,e le bebe sangue . Não , não bebo , até porque desmaio ao ver sangue . Não posso ver sangue . Tenho pavor a morangos , sangria , tudo o que for vermelho , Me lembra a guerra de Tróia . Mas é do doce que eu gosto mais . Reza a lenda que a Guerra de Tróia não se deu na Grécia . mas na Tróia , sim , numa Terra Portuguesa . na altura aportamos lá , e dizia-se que Helena , a de Helena de Tróia ali num spa havia inventado um doce chamado Pasteis de Belém em honra do libertador das mulheres , chamado Profeta de Belém , pois iria nascer em Belém . Na altura acabei por me rir . E doce com um nome de um profeta pode dar muito azar . Foi daí que se desencadeou tudo , a guerra e avinda de todos os barcos à procura de um deus fenício , chamado Baal , que quer dizer Senhor . Um nome que invocava não a morte dos filhos mas o dia em que todas as doceiras faziam um pastel , com margarina , que vinha de uma vacaria , lhes retiravam leite , e dele se faziam as coisas mais incríveis , leite , margarina e natas , depois amassava-se tudo com uma farinha e zás … saíam do forno os pastéis de Belém ,
Nessa altura eram as crianças que eram sacrificadas para esse Deus e ele soltava umas mulheres com asas negras e tentavam roubar-lhes os pasteis e elas bezuntavam-se com esse creme para se salvarem delas , pois acreditavam ser um repelente . Que excelente estratégia teve este Deus .! Pois foi através disso que as Harpias começaram a alimentar-se de crianças ao serem picadas o seu sangue começou a correr doce e em tom irónico começou a ter o nome da cidade judaica , onde seria uma piada contra aquele homem que morreu na Cruz Cristo . Este era um doce muito perigoso que iria dar uma raça muito forte que os humanos nunca iria saber de nada tornava-os viciados , e o nome mais corrente desse vírus chama-se diabetes . Eu prefiro chamar-lhe o grupo dos Vampiros do Sangue das Harpias .

Depois de ter experimentado esse doce , viciei-me nele e necessitando de novos seguidores da causa dos pasteis de Belém Criei eu nesta cidade lisboeta Baptizada com o nome de Odisseu . Disses-lhes que se provassem aquele doce se tornariam imortais , só nãolhes disse que se eles os comessem seriam visitados pelas harpias durante a noite e que seriam mordidos seguir-me-iam , só não lhes disse que eu iria viver para sempre !
Belém e Lisboa os meus locais favoritos . Nunca ninguém soube , mas eu estou lá sempre , em todas as festas , todas as fotografias importantes . Hoje dia de nevoeiro , tenho um nome muito maisestranho , senti o cheiro dos pasteis de Belém . Saí do Museu Nacional de Arqueologia e próximo de umas inscrições que me fazia viver ao olhar para as pedras onde estavam escritas em grego e latim da receita dos pasteis de Belém . Eu . Ulisseis , o rei de Itaca ,vivera para sempre , mas para nós seres imortais , Bebedores do Sangue das Harpias não prescindimos dos famosos pastéis de Belém E eu sendo um deles acordei com esse cheiro , transformando-me num ser humano por algumas horas . Valia bem esforço , comer novamente aqueles deliciosos pastéis de Belém . Até estou a ficar com água na boca . Até breve . Vocês têm muita sorte em não estarem aqui a gora se viciarem neste delicioso pastel de nata . Ou será que já estão ? Se não,  levantem-se  dessas mesas e sigam-me seus preguiçosos !