fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, maio 22, 2013

SANTA MUERTE CAPS XVII-XVIII



Capítulo Desasseis
Um ano antes Brasil , USP

Miss Marple no Brasil ? Que provas tem Rabicó contra a sua mulher Emília de Rabicó? Que segredos traz o livro de "Memórias de Emília"   e que a tornem suspeita da morte do médico que lhe deu voz ? Estas são as questões iniciais de uma dissertação que faz o paralelo entre literatura comparada brasileira e inglesa.Bambi Macho Rosa Chilclete aponta casos semelhantes na literatura brasileira e inglesa .Carolina Nabuco e Daphne du Murrier? Grande parte dos especialistas brasileiros afirmam que existem semelhanças entre os romances " A Sucessora " que deu origem à novela da Globo ( 1978 ; exibida em Portugal , Janeiro a  Julho de  1985) e " Rebecca " (com adaptação cinematográfica de Alfred Hitchcock). Na segunda fase desta tese Bambi Macho desenvolveu uma biografia cor de Rosa ( sendo ele próprio editor da Revista Caras Brasil ) onde explora em 3456 páginas curiosidades do género: Houve um romance de amor entre Agatha Cristie e Monteiro Lobato ? Terá a escritora inglesa roubado a personagem de Miss Marple a Monteiro LObato ? Ou será Emília uma cópia de Miss Marple? SEria Monteiro LObato espírita? SEria o Doutor Caramujo do signo Caranguejo? Porque razão não participou nas duas versões de " O Astro "? Terá sido essa arazão da morte de Janette Clair? Na terceira parte deste trabalho o autor desenvolveu várias hipóteses até chegar ao título referente da tese "O património Económico" como móbil da dissertação incluídos no manuscrito onde Bambi reconhece o estilo literário dos dois escritores.Nas conclusões Bambi Machado defendeu que Miss Marple não só passou uma temporada no Brasil , como também foi hipnotizada por Cuca julgando que esta era Dona Benta. Nas hipóteses apresentadas esteve presente dentro um membro da Academia Brasileira de Letras, Ellis Peters Murder Historical Books e Maria Teresa Horta( a autora do mega romance As luzes de Leonor). O autor não só ganhou uma medalha de mérito, mas também foi agraciado com o prémio Ellis Peters Historical Award 2011. Neste momento autor está em Londres onde irá receber 3000 libras.


Bambi Macho é recebido de pé pelo júri . Depois de Rubem da Fonseca , Patrícia Mello , Edney Silvestre , Tjabara Ruas . Bambi Macho é um nome a registar da literatura policial brasileira "Bambi Macho é um nome curioso . Uma história que poderia ser vulgar , chata , envolve vários escritores da literatura universal ( Agatha Cristie , Monteiro Lobato , Carolina Nabucco , Daphne du Murrier e até a própria Janete Clair ...
SEm ninguém ver é que todos os escritores apresentados naquele romance tese
estavam presentes para compreender porque é que um veado recebia um prémio .
- É tropical ! Tudo o que cheira a exótico  e a samba , vence logo !
Monteiro Lobato e Carolina Nabuco olharam furisos para os outros escritores . Uma autora de telenovelas como era possível ? Por favor !
Todos os jornalistas literários estavam lá . No momento em que Bambi se levanta para receber o prémio . Alguém dispara uma bala . Fica tudo em estado de choque .

Na assistência Agatha Cristye afirmou  segura :
- Até já sei quem foi que disparou ...
- Quem foi ?Será que ele se salva -perguntaram os restantes .
- A Morte ! A Nossa Senhora da Morte ! Ela passou por aqui ...
- OH Jesus  I can´t belevive ... - responde Daphne du Murier .
O prédio é invadido de seguranças para que o presumivel assassino não fuja . Um vulto olha para todas as portas e possíveis câmaras . É o ex-marido de Emília , o marquês de Rabicó . Para apresentação do livro junto à entrada estão um grupo de pessoas que foram notificadas para se vestirem de porcos, caracóis ( os vulgos caramujos , brasileiros , e outros animais para dar mais ambiente ao romance escrito pelo veado brasileiro( Bambi ) .
No meio da confusão Rabicó decide entrar no elevador . Pressiona os seus dedos no botão do elevador . Prepara-se para entrar .
Quando um grupo de seguranças e polícias foram avisados quem era o autor daquele atentado .
- Não o deixem fugir , porra ! Vá sigam aquele porco ! Fechem tudo ! Niguém sai ! Ninguém entra !
Sítio do Picapau Amarelo , 2013

- Então senhora ? Não consegue responder ? Diga lá ... -diz Tia Anastácia .
- Well, eu gostaria de apresentar o projecto do meu próximo romance chama-se "Santa Muerte "e achei que seria óptimo ambientar a trama aqui no Sítio , onde irá decorrer um crime feito por Santa Muerte ... e temos vários suspeitos .

Sabugo de Milho acha aquilo estranho até porque escrevia um folhetim em segredo com aquele nome por ordem de Emília. Até sabia quem seria a primeira vítima ...

Terreiro de Mãe Bombeira

Cuca está desolada com as informações do deus Sol . Decide preparar uma vingança contra Mãe Bombeira e a Fada Má . Tinha que se vingar, já não tinha nada , nem poderes . Nada era um jacaré normal . Bem , normal é que não era ... porque falava ...
Até que de súbito caiu encima de qualquer coisa pegajosa .
- Ah ! Que nojo ! Será bom para a minha maldade ?
Cuca olha atentamente e fica aterrada . Mãe Bombeira ...a Mãe Bombeira estava morta e o mais estranho é que a sirene tocava .
Naquele instante estava rodeada de bombeiros . 
Capítulo Dezoito 

Terreiro de Mãe Bombeira

- Sua bruxa , então atirou a mamãe para ladeira ?...
A jacaré estava incrédula . Como é que podiam acusá-la de um crime que não cometera ? Já se imaginava no zoológico a ser atacada pelos outros bichos , com pessoas atirando-lhe tomates podres .
" Meu Deus que horror ! Já não sei mais o que fazer ! Sempre podemos ligar para o INEM ou será que para o EMINEM ? "
Ouvindo o chamado da bruxa e da sirene a tocar , o cantor RAP apareceu cantando uma música :
Gostavas de fazer todo mundo pedra
Agora gozas com tua pedra ,
Boneco de peluche que assusta as crianças
Todas elas fumaram a sua maconha
Cuca malvada
Vamos te estripar ,
Queremos é ver o teu sangue jorrar
Tu fedes mal ,
ÉS como a sociedade ,
Ninguém te quer mal
Não és para prosteridade
OH ! YEH  ! Cuca não faz mal ! IEH !
Cuca perdeu a Cuca !Oh YEH !"
- Então , amiga ? -perguntou o crocodilo Sobeck .
Os dois nunca se entenderam . Cuca amava aquele crocodilo bonzinho , mas irritava-se da passividade dele . Não queria acreditar naquele sentimento de paz e tranquilidade . Ficara uma fera quando descobrira que ele decidira investigar as mortes de Santa Muerte .
- Eu vou-te ajudar a descobrir quem fez isto , Cuca !
- Não , e não quero ! Fui eu...
O que se passava com ela ? De um momento para o outro ela dizia coisas sem sentido . Só lhe restava uma coisa esperar mais sinais daquele sol falante . De uma coisa tinha certeza tudo tinha a ver com a sua perda de poderes mágicos ...
- Vamos te ajudar, Cuca ! Vamos descobrir quem fez isto !
- Eu sei quem é ...

Sítio do Picapau Amarelo

- Ele tá sendo escrito neste momento por mim ....
Naquele momento a máscara começa-se a derreter ...
-Ah ! Ah ! Ai que dores !A minha cara está derretendo ! Está queimando !
-Só pode ser coisa da Cuca ! Dessa Bruxa infernal !
DExter começa-se a retorcer todo ,mas não sabia que Emília pedira a Visconde colocar um produto alérgico na máscara ...
Aliás ele não podia sequer retirar sangue dela ... porque ela era de pano ...
Naquele instante a boneca caie ao mesmo tempo caiem da sua boca as pílulas do Doutor Caramujo .
Dexter apercebeu-se de que a boneca pretendia recuperar as pastilhas . Atirou-se a ela . De um momento para o outro aquele homem mascarado de mulher ia ser desmascarado .
- Como é que nós podemos confiar nesta mulher postiça ? -perguntou Emília sorrindo irónica.

Londres

- Hello , Rabicó ...
- Sim , Xerazade . Fez tudo como lhe mandamos ?
- Sim , Minnie .- respondeu o porco .
- Óptimo, era isso que queria saber .Agora queremos que volte para o Brasil e marque um encontro discreto entre Cuca e Emília.Queremos que as duas desconfiem uma da outra. Elas não se dão bem , queremos dar-lhes a entender que uma delas é a morte .

Do outro lado da linha encontra-se um homem a fumar cachimbo , de barrete vermelho e a rir.
- Ah ! AH !
A seguir dá-se uma ventania e O vulto de capuz vermelho diz às suas colaboradoras :
- Criatividade !Escrevam! Mais logo nos reunimos para o capítulo de amanhã!