fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, abril 26, 2011

Demónios Egípcios e Mesopomtâmicos: Precisam-se

Apesar da enorme revitalizãção da história antiga nas suas diversas especilidades . Até agora não foi possível fazer um estudo que possibilitasse uma história da demonologia no Antigo Egipto e Mesopotâmia .

Tanto mais que aqueles que nos acompanham devem estar recordados das crónicas e pesquisas feitas nos últimos dois anos sobre os Sonhos no Antigo Egipto . Os maiores especialistas destas áreas são sem dúvida Edda Brescianni (" La porta dei sogni . Interpreti e sognatori nell ´ Egitto Antico ")e Kasia Spzakoska. Durante esta pesquisa encontrei elementos de uma divindade demoníaca chamada Tabutu ( um demónio femenino que surge em sonhos a Setna ( conto demótico ) , que seduz a personagem deste conto e o incita a matar a família em troca de prazer e sexo , para além de ter todas as riquezas . Estas frases faz-nos recordar o episódio de Cristo e o Demónio no alto das montanhas " Tudo isto será tem s eprostado me adorares ". Daqui até encontrar vestígios de pesadelos até entrar a uma comparação entre morte e sonho foi um instante . Se nestas mitologias existiam demónios eles conviviam com os deuses e seres humanos , nada mais natural de que se pensasse numa investigação sobre a demonologia . Daqui até à concretização do mesmo projecto foi um passo , tanto mais que eles nos cheguem de Bona , Grécia e Swansea,respectivamente Kasia Szpakoska , Rita Lucarelli e Panagiotis Kousilis .

É neste sentido que hoje vos venho falar deste projecto inovador que tanto faz falta ao nosso panorama universitário que nos poderia ligar a outras universidades e mais noutros campos . Cada vez se aposta na internacionalização , em parcerias deste género que a maioria das bolsas são pensadas só para a História Contemporânea .
Meus amigos , como diria o outro ! História Contemporânea , é uma boa área , mas só tem mais do mesmo, não dá para fazer ligações com mais nada , quando muito as pessoas teimam só fazer histórias regionais com o período em questão , mas nunca decidem investigador temas de demónios, ou sobre o espiritismo ... Isso seria quebrar um único sentido partidário das nossas universitários . E a história antiga ? Para que serve afinal ? Para enfeitar as prateleiras das nossas livrarias ? Enquanto não entendermos o pensamento antigo , a questão dos mitos , da demonologia que poderá estar na origem da medicina , das doenças e os próprios encantamentos de uma longa investigação sobre o comportamento também, não poderemos compreender determinados movimentos pagãos ou um retorno a estas matérias . Há que fazer ligações entre a História e a Filosofia , a História da Ciência e da Psiquitria ou mesmo até na História da Técnica ...Ou quem sabe na literatura ... quem sabe se não há aqui o prenúnio de um pré realismo mágico ? Palavra seja dita que os nossos colegas espanhóis nos batem em pontos como seisto fosse um jogo de futebol.

Meus amigos invoquem estes demónios e chamem os rapazinhos do Sobrenatural e quem sabe os transformem em egiptólogos e assiriólogos através de uma viagem no tempo , ouna temporada final que tenham tempo de os conhecer no tribunal de Osíris.
No meomento em que o coração e a pena são pesados na balança um dos irmãos ... Sam ... Não sei se me estão a seguir , apresenta-se a Amuit :

-Amuit ,I supose
- Livinstone , nice to meet you ...
Quem sabe que haverá aqui em Portugal uma pareceria entre as Universidades de Teologia e as de História Antiga para um estudo mais profundo . Pensem nisto ... E acreditem as mentalidades são os estudos do futuro ... Para mais informações Sam e Dan . Podem por isso contactar Lilith ou Bastet , os números são 99999 ou 666.

Etiquetas: , , , ,