fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sábado, outubro 09, 2010

Luís Norberto Lourenço publica documento para o estudo da República em Penamacor, editado pela Casa Comum das Tertúlias

TERTÚLIA

Apresentação do Livro

"Auto de arrolamento dos bens existentes na egreja matriz da freguesia de Penamacor, concelho do mesmo, distrito de Castello Branco, realisado no dia 6 de Julho de 1911"

apresentação, transcrição e notas

por Luís Norberto Lourenço

Edição: Casa Comum das Tertúlias

Colecção: "Papéis de sexta", 2

Apresentação do livro por: 

Dr. Pedro Miguel Salvado
Dr. Manuel Lopes Marcelo

na Casa do Arco do Bispo

em Castelo Branco (PORTUGAL)

a 16 de Outubro de 2010 (sábado)

pelas 21h 30m

Organização: Casa Comum das Tertúlias

Primeira página no documento que estudámos...

Iniciativa comemorativa do Centenário da República

e do 9.º aniversário da Casa Comum das Tertúlias

O evento...

A apresentação será feita em formato de tertúlia, como é hábito, o mais informalmente possível.
A obra...
Na sequência da "Lei da Separação", de 1911, fez-se um inventário do património religioso, este "Auto de arrolamento dos bens existentes na egreja matriz da freguesia de Penamacor, concelho do mesmo, distrito de Castello Branco, realisado no dia 6 de Julho de 1911" é um dos documentos então elaborados, deste documento agora publicado e transcrito fez-se um breve estudo, no entanto o mais importante é dá-lo a conhecer, principalmente no contexto das comemorações republicanas. 
Sobre o autor:
Luís Norberto Fidalgo da Silva Trindade Lourenço, nasceu em Castelo Branco, a 27 de Agosto de 1973, Licenciado em História: ramo científico, tem o Curso de Formação de Formadores, docente, tem colaboração em várias publicações, com artigos, nomeadamente, na revista "Raia", revista "La Tertulia" (Salamanca), "A Página da Educação", "Público", "Reconquista", "Gazeta do Interior", "Povo da Beira", "Jornal do Fundão", "Diário XXI", "Notícias da Covilhã", "O Interior", "Jornal do Centro", "Diário Regional de Viseu", diário "As Beiras"... tem dedicado o seu tempo livre, quase em exclusivo, nos últimos 9 anos, à dinamização das actividades da Casa Comum das Tertúlias, a 5 de Outubro de 2005 fundou, edita e é Director da "Tertuliando - Fanzine da Casa Comum das Tertúlias". Em Abril de 2009 lança a segunda iniciativa editorial da CCT, a colecção "Papéis da sexta".

CV breve dos apresentadores:
Manuel Lopes Marcelo, nasceu em 1949 em Aranhas (Penamacor), é Economista de formação, assina a sua poesia como Martins Marcelo. Leccionou no Ensino Secundário e foi Professor Adjunto Convidado do IPCB, poeta, autor de vários livros de poesia, peças de teatro e na área das finanças. Foi Director Regional do IFADAP na Beira Interior. Foi vereador da C. M. C. Branco, deputado da A. M. Castelo Branco e Presidente da Assembleia Municipal de Penamacor, eleiton pelo PS. Colabora com a Casa Comum das Tertúlias desde o início. Escreveu: Estudo Económico e Social do Distrito de CasteloBranco (1976); O Distrito de Castelo Branco na perspectiva do desenvolvimentoregional e reforço do Poder Local (1981); O Distrito de Castelo Branco -Análise das Finanças Locais (1989); Beira Interior - Uma região viável (1983); Beira Baixa - A memória e o olhar (1993); Moinhos da Baságueda: Comunidadesrurais. Saberes e afectos (1999); coord. Aranhas: Ontem e Hoje (1986); coord.1º Centenário do Clube de Castelo Branco: Castelo Branco: Dois Séculos deHistória (2004); coord. Cadernos Temáticos "A nossa terra e a nossa gente", I: O Ciclo da Pecuária (2002); coord. Beira Baixa, que futuro? - Reflexão estratégica com enfoque territorial empresarial (2004); Viagem de um pescador,uma gaivota mãe e duas gaivotas filhas (1982), Unidos como uma árvore (1983),Criminoso ou vítima (1983), O Último Príncipe (1983), participou na colectânea Vozes Novas na Praça Velha (1985), Marés de Emoção (1989), Manifesto contra amorte dos poetas (1991) e participou na colectânea Escritas de Penamacor: Antologia de textos literários (2004). Fundou a Galeria Rural Arte, um grupo de teatro amador e está ligado à fundação do Grupo de Teatro "Váatão", de Castelo Branco. Membro dos órgãos sociais de: Clube de Castelo Branco, Sport Benfica e Castelo Branco, Gr. de Teatro Váatão (C. Branco), Liga dos Amigos das Aranhas, Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (C. Branco), Núcleo de Castelo Branco da Associação 25 de Abril e muitas mais. Sócio de inúmeras colectividades. Entre outras publicações, é colunista habitual do jornal semanário "Gazeta do Inteiror" de Castelo Branco e do "Notícias da Covilhã".

Pedro Miguel Salvado, Licenciado História de Arte, Mestre em Museologia, Investigador, foi Professor do Ensino Secundário, no ISMAG e na ESART do IPCB, autor de vários livros: "Elementos para a cronologia e para a bibliografia de Idanha-a- Velha (1988)", publicou com Maria Adelaide Salvado, "Rei Wamba: espaço e memória" (1995), colabora na revista "Estudos de Castelo Branco", na "Revista Portuguesa de Arqueologia", nos "Cadernos de Cultura de Hist. Medicina da B. Interior da Pré-história ao Séc. XXI", na revista "Solstício", publicou na revista "Raia", desde muito cedo ligado a organização de vários eventos culturais, coordenou "Palavras partindo-se: colectânea de poesia sobre Castelo Branco", antologiador, coordenou com Juan Gonper "Vento – Sombra de Vozes / Viento – Sombra de Vocês" (2004), com Alfredo Pérez Alencart "Os rumos do vento/Los rumbos del viento" (2005) e "Palavras de vento e de pedra" (2006). É tertuliano da Casa Comum das Tertúlias.

Mais:
http://culturavibra.org/pluridisciplinar/?id=107&page=1  
Resumo das nossas iniciativas:
http://casacomumdastertulias.blogspot.com/2010/10/nove-anos-de-casa-comum-das-tertulias.html
 
Sobre a Casa Comum das Tertúlias:
http://fanzinetertuliando.blogspot.com  
http://casacomumdastertulias.blogspot.com  
http://republicalaica.blogspot.com  
http://casacomumdastertulias5out2001.planetaclix.pt  

Mais dois projectos da CCT:
http://sirgocadernodeletraseartes1.blogspot.com  
http://folhas-de-poesia.blogspot.com  
Mais:
http://www.facebook.com/people/Luis-Norberto-Lourenco/100000090744871  
http://twitter.com/luisnlourenco  

Etiquetas: , , , , , , , , ,