fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, outubro 05, 2010

Encontro de poetas ibero-americanos em Espanha homenageia português António Salvado

Portugal é o país em destaque

Encontro de poetas ibero-americanos em Espanha homenageia português António Salvado 

Este encuentro, que permitirá que la ciudad de Salamanca reconozca la calidad poética del país de Camoes y Pessoa, se celebrará los días 8 y 9 de octubre Como es tradición en el Encuentro de Poetas Iberoamericanos el homenajeado estará acompañado por otros catorce poetas.El concejal de Cultura, Julio López, y el coordinador del encuentro, Alfredo Pérez Alencart, han presentado esta actividad cultural.   Retirado daqui.


O Encontro de Poetas Ibero-americanos, que se realiza anualmente na cidade espanhola de Salamanca, terá este ano Portugal e o poeta António Salvado como protagonistas.
A Câmara de Salamanca (Ayuntamiento) vai homenagear o poeta natural de Castelo Branco e, desta feita, Portugal num evento onde Salvado acompanhará outros 14 poetas que são tradicionalmente convidados a deslocar-se a Salamanca.
O encontro anual que se realizará nos dias 8 e 9 de Outubro permitirá a Salamanca “reconhecer a qualidade poética do país de Camões e Pessoa”, segundo o anúncio feito no portal oficial da Câmara da cidade. 
Segundo o seu coordenador, o poeta hispano-peruano Alfredo Pérez Alencart, o encontro “terá efeitos duradouros no coração do povo lusitano, porque Salamanca continua a ser altamente valorizada em Coimbra, Porto, Lisboa e demais enclaves culturais portugueses”. 
Alfredo Pérez Alencart, professor da Universidade de Salamanca, está a concluir a tradução de uma ampla antologia bilingue (português e espanhol) da obra de Salvado, sob o título “A Hora Sagrada”, que incluirá ainda versos de alguns dos poetas convidados para o encontro do próximo mês de Outubro e obras do pintor salmantino Miguel Elías. 
O Encontro de Poetas Ibero-americanos, que conta com a colaboração da Fundação Caminho da Língua Castelhana, homenageou, em edições anteriores, países como o México, Brasil, Cuba e Chile, entre outros. 
Nesta XIII edição participarão, entre outros autores espanhóis, o último Prémio Nacional de Poesia, Juan Carlos Mestre, bem como os poetas latino-americanos Isel Rivero (Cuba), Ernesto Román Orozco (Venezuela), Boris Rozas (Argentina), Marcelo Gatica (Chile) e os colombianos Harold Alvarado Tenorio, Juan Carlos Galeano y Rómulo Bustos Aguirre. 
A língua portuguesa, para além de António Salvado, estará ainda representada pelo brasileiro Carlos Nejar e pelo português António Osório, que encerrará o encontro com uma leitura. 
António Forte Salvado, referido como um “claro humanista”, desempenha actividades variadas, que vão desde a direcção de museus e revistas, a tradutor e ensaísta de temas etnológicos e é licenciado em filologia românica pela Universidade de Lisboa. Nos seus 55 anos de vida literária publicou 56 livros de poesia, para além de diversas antologias da sua obra, traduzida em francês, espanhol e japonês.

Etiquetas: , , , , ,