fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, janeiro 07, 2009

As aventuras da carneirinha Arlete

Hoje em dia ninguém as dispensa da sua vida . Digam o que disserem elas estão aí .Há mais de meio século quer brasileiras ou portuguesas elas aí estão . São as famosas telenovelas . Apesar de lhes torcerem o nariz há quem saiba de cor os nomes das personagens . Todos os autores tem o seu estilo , a sua marca e fazem com que o público ame ou odeie as personagens . Não há pessoa que comente as aventuras destas pessoas durante meses a fio nos transportes , nos cafés daquilo que se passou . Todo este ritual começou há mais de trinta anos com uma novela chamada “Gabriela “ . Alguns anos depois chegou “Vila Faia “ , e as histórias têm –se multiplicado e hoje há novelas para todos os gostos e todos os públicos . Daí que alguém se tenha lembrado de escrever uma novela muito própria fora dos canônes habituais , só para podermos analisar o estilo , a obra e o seu autor .Assistimos a mais um episódio da novela : “ As aventuras da Carneirinha Arlete”

Arlete é uma carneirinha perdida nos bosques da vida . Ela não tem eira nem beira . Não tem amigo veado, nem frequenta igreja de qualquer espécie , nem acende o seu cigarro com rosmaninho queimado . No último episódio a carneirinha Arlete foi raptada por um Teletuby.

- Oi .
- Oi , tudo bem ?
- De onde carnas ?
- Quê ?

(Atenção agora vêm os spots publicitários )Esta novela é patrocinada por “ Sabão dá com tudo “ e “Delícias de cacau “ . E agora apresentamos a electrizante , excitante novela “ As aventuras da Carneirinha Arlete “
- Quem é você ? –pergunta Arlete .
- Bem querida , eu não sou eu , mas uma pessoa muito conhecida de Portugal- diz a figura misteriosa .
-Quem ? -pergunta a Carneirinha Arlete .
- Bem , eu tenho um triângulo invertido , uso uma malinha ! Sou maçonico ! Sou hiper-mega –secreto ! Dentro desta malinha tenho tudo o que um maçon pode ter !
Arlete começa a ficar farta da conversa
- Afinal de contas , quem é o senhor ? –pergunta a carneira aborrecida .
A figura misteriosa apresenta-se dizendo que é um Teletuby português e que na realidade era professor universitário e maçon . Arlete não quer acreditar no que ouve :
- Professor ! Que emoção ! Eu não posso acreditar ! O que está aqui a fazer ?
- Eu vou fazer a sua biografia ! Você não é a Carneirinha Arlete !
- Sou , eu fui “descolada “ de uma outra novela “ que é o termo que se usa no Brasil , quando um actor é chamado para salvar uma novela que está em vias de perder todas as audiências , já viu a minha vida , professor ? Meu negão me mandou para o quinto dos Infernos ! Esta novela é mesmo uma bosta , não acontece mesmo nada , parece aquele vilarejo onde só tem velhos e carneiros !

O Teletuby professor decide ajudá-la :
- Vou escrever a sua história ! Transcrever palavra por palavra daquilo que disser!
- Sabe professor , eu estou aqui neste pasto para me desintoxicar da erva que eu comia ! Toda a hora era erva ! Veio então a ovelha universal que me falou deste monte sagrado onde iria encontrar uma vida regrada e de amor ao Senhor com trabalhos de libertação ...
Teletuby maçon diz-lhe :
- Vou-te levar pelos caminhos da maçonaria ... Tornar-te-ei numa agente secreta !

E agora você pode laurear a pevide , porque nossa novelinha acabou, a direcção da estação acabou de nos enviar um fax . Senhor autor você não pode usar nomes de pessoas , instituições . Isso não se faz . Vamos acabar com isto !
Carneirinha Arlete começa a chorar :
- E agora o que é eu vou fazer ? Para onde é que eu vou viver ? Vou voltar para o monte Favela ? Vivia aqui na Monte TV ....
- Não , isso não lhe vai acontecer ! –diz um carneiro sagrado .
- Quem é o senhor ? –pergunta Arlete num pranto .
- Sou o carneiro sagrado Amon e procuro uma esposa ...
Amon é interrompido por Arlete .
- Mas para onde é que você me vai levar ?
- Você vai trabalhar como editora chefe na minha revista de moda “Vogue Carnerinha “.
- Oba ! Cara ! É tudo o que eu sempre sonhei ! Ser má como as cobras
como Merlin Streep no “ Diabo Veste Prada “ humilhando todos !

- Bem , isso nem sempre é asim , a nossa cultura , a cultura egípcia , a do Antigo Egipto não admitia esse tipo de comportamento , porque era contra as leis da maat !
- E o que é isso ? –perguntou Arlete .
- Maat é tudo que tem regra ! São as leis , as coisas estabelecidas que se podem fazer e que mantêm o equiílibrio !
- Venha comigo para o passado ! –pede-lhe Amon . –
- Como se eu vivo aqui ? Sempre vivi ... isto é ... durante algum tempo !
- Você irá mudar de nome, minha carneirinha ! Irá viver no Hárem Real e passará a providenciar passagens de modelos para evitar intrigas no hárem !
Arlete começou a imaginar-se protagonista da novela “Intrigas no Harém “. Num lugar onde todos tecem a intriga só uma carneira pode por fim nisso é agente secreta Arlete Bond . Irmã gémea siamesa de James Bond .

- Oi , você está me ouvindo ? –pergunta Amon. Que se passou com você ?Andou comendo erva de novo , foi ? Ou esteve com a ovelha universal , ein ?
Pouco depois Arlete “cai na real “ e não admite mudar de nome :
- Mas porquê ? Arlete sempre foi o meu nome !

Do outro lado alguém aponta um revólver na direcção de Arlete e seguidamente para Amon .
“ Não vais levar a minha discípula mais dotada” diz alguém escondido entre as folhagens das árvores .
Quem será o atirador ? O teletuby que queria levar Arlete para os caminhos da Luz e revelar-lhe os segredos dos Arbustos Dilectos ? Ou será A ovelha universal , a pastora lésbica que ama Arlete e a quer transformar na sua sucessora ? Ou será o Chupa carneirinhas , o famoso proxeneta que dava erva a Arlete para que ele andasse perdida nos caminhos sem eira nem beira ? Quem será a próxima vítima ? Amon ?Para quem se destina essa bala ?
Não perca o emocionante episódio que irá revolucionar e desvendar toda a história da apaixonante telenovela “ As aventuras da Carneirinha Arlete? “ Esta novela é patrocinada por “Sabaão dá com tudo “ e “ Delícias de Cacau “ .

E é assim até ao próximo episódio os espectadores ficam presos ao écran . Imaginando quem será o misterioso atirador que quer matar Amon .Mas qualquer história que se prese tem que dar sempre a volta por cima , inventar novos ingredintes. Não é por acaso que todos os dias milhares de pessoas se sentam no sofá para torcerem pelas suas personagens favoritas e as vezes os maus até conseguem escapar como mostra a realidade . A realidade das novelas é um universo quase rocambolesco , pode apelar para pensar sobre os problemas sociais, sobre a ética , o bem e o mal , a forma como agimos com os outros . Mas não deixa de ser também uma obra de ficção , o regrsso ao universo encantado em que os maus pagam no fim e os bons são recompensados. A telenovela é algo que faz as pessoas sonhar com aquela personagem,ou a garra que gostariam de ter para enfrentar tudo isso . Esta história mirabulando não foi mais que um exemplo disso que as pessoas continuam a ter a novela como sobremesa do seu jantar . Até que surja um novo tipo de entretenimento para regozijo dos seus fiéis mais dilectos.