fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, dezembro 24, 2008

La porta dei sogni - Interpreti e sognatori dei sogni .

Edda Brescianni é uma egiptóloga italiana que se tem dedicado à arqueologia e filologia egípcia . Talvez por isso não seja de estranhar a obra que agora comento convosco: La porta dei sogni - Interpreti e sognatori dei sogni. Este é um livro de rara beleza que não só descreve os costumes daqueles que interpretavam os sonhos , mas também dos que os sonhavam . Será que eram assim tão diferentes de nós ? Bem para começar a própria palavra, e as revelações feitas a partir da literatura egípcia já que são poucos os documentos que nos permitam descrever essa tarefa fácil . Brescianni envolve esta obra em duas partes no mundo egípcio e no período de colonização grega e romana. São descritas as mais variadas formas de sonhos ao longo de quase cinco mil anos de história. Quase me atreveria a dizer que o Natal de Mister Scroogde poderia estar aqui enuciado porque as suas visões com fantasmas são aquelas que anunciam os diferentes tipos de sonhos (cativos ) quando o fantasma nos aproximava e fica diante de nós feito assombração como que a dizer: Meu Deus, como ele está vivo! E como se veste! Como trata os outros!
Mas não estamos perante outros géneros literários: instruções, autobiografias, estelas da carestia e outros como não poderiam deixar de ser estar ligados à magia negra e às suas principais funções. De outra forma são indicados outros tipos de sonhos aqueles de que nos devemos libertar de determinadas aflições como já nos referimos . È que este livro bem pode servir para quem queira conhecer o mundo das mentalidades egípcias e fazer um paralelo com os seus vizinhos do médio oriente antigo tal como os assírios ( em Mari e em Israel ) Desta forma esta obra torna-se um objecto de culto , de leitura e de lazer para quem queira penetrar por estas andanças . E já agora porque não tomarmos o rumo a Setúbal a 10 de Janeiro? É que em Setúbal ir-se-á dar uma palestra sobre os sonhos no Antigo Egipto, onde mortos e vivos entraram em contacto uns com os outros e propõem-se desvendar segredos mais recônditos dos sonhos dos convivas. Digam lá se não é um bom programa? Esperamos por vós .