fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, novembro 06, 2008

Quinzena cultural de homenagem a Aristides de Sousa Mendes






A iniciativa é da mais elementar justiça. Parabéns ao "Jornal do Fundão" e a todos os que apoiaram a iniciativa.
Quando alguns me perguntaram sobre o porquê da proposta da edificação de uma estátua, em homenagem a este grande homem ou a atribuição do seu nome duma Avenida em Castelo Branco...* eis que não só a autarquia de Castelo Branco, como Covilhã, Fundão e Belmonte apadrinham a iniciativa.
Porquê?
Estejam presentes na iniciativa organizada pelo "Jornal do Fundão", estudem este homem e talvez percebam!

Mais:
http://mvasm.sapo.pt

*Em Outubro de 1998, enviámos uma carta que teve como destinatários: Joaquim Morão, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Manuel João Vieira, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco e Clemente Mouro, enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
A 6 de Novembro de 1998 o semanário "Reconquista" publicava carta aberta da nossa autoria sobre o assunto.
Poucos dias depois levávamos à Assembleia Municipal de Castelo Branco, enquanto cidadão eleitor, no período aberto a questões e sugestões do público, a questão a debate... foi bem acolhida a nossa proposta. Passaram 10 anos! Não há fundos para a estátua? E o tal nome duma Avenida? Para tal haja vontade política. E agora?

Etiquetas: ,

3 Comments:

  • At 11:29 da tarde, Blogger Paulo Pedroso said…

    Apenas por mera curiosidade, gostaria de saber que razões motivaram a apresentação dessa proposta em Outubro de 1998.

    Coloco esta questão apenas para saber se a proposta resultou de outros factos ocorridos Nessa altura ou se foi uma mera coincidência.

    Obrigado!

     
  • At 2:10 da manhã, Blogger Luís Norberto Lourenço said…

    Agradeço ao Sr. Paulo Pedroso o comentário e a pergunta.
    O contexto foi o seguinte, vi uma reportagem na RTP sobre Aristides Sousa Mendes, visitei uma exposição sobre ASM na Biblioteca-Museu República e Resistência em Lisboa, tentei saber mais sobre ele, comprei um dos dois livros que o Rui Afinso publicou sobre ele, investiguei na Torre do Tombo, alguns artigos da revista "História" (Lisboa) também ajudaram. Resolvi então publicar um artigo na revista "Raia" (Castelo Branco) e fazer a proposta aos eleitos municipais, publicando uma carta-aberta tendo os mesmos como destinatários. Isto ainda como estudante universitário, já como professor de História, faço questão de levar os meus alunos a elaborar trabalhos sobre este Homem, este Português.

    Espero ter respondido!

    P.S.
    A propósito, a que factos se referia?

     
  • At 12:35 da tarde, Blogger isabel victor said…

    Vou passando ...

    Muito bom.


    iv

     

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home