fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

domingo, dezembro 22, 2013

Natal económico

 
 
 
 EStamos mais uma vez no Natal ... e que Natal ! Uns diem que estamos melhor da economia , outros dizem  que não ! Afinal em que ficamos? Todos os  dias sentimos na pele  cortes e mais cortes . Não compreendemos  o que passamos , mas os anos e anos de  esmolas da  CEE , despesas,gastos  em  empreendimentos  agrícolas só podia dar nisto.
 
Portugal pensara encontrar o EL Dourado  doze anos depois  da descolonização . Alguns dizem que  Portugal  fez a descolonização que podia . Afinal o Pai Natal não entregou notas nem uma excelente economia no ano que passou . O dia 1 de Janeiro é um  dia de mudanças , sempre e para pior ... todos os anos acordamos com um aumento de preços nos transportes , na luz e´a seguir vêm todas as coisas possíveis e imaginárias . Daí que este ano seja estranho haver gastos com presentes e comidas , tudo pela família . Ainda por cima nos entregam um talão de troca . Será possível mudarmos de primeiro ministro e outras figuras ? Imaginemos o que seria a Jerusalém do século I ? Olhemos  para a imagem acima ... o que  restaria do presépio ? Onde estariam os reis magos  ? O ouro , insendo e mirra ? Maria e José onde estariam ? E O menino Jesus ? Como seria  o presépio da Crise  ? Para esse contexto bastaria criar também o Happy Meal Crise , a barbie Desempregada , com todos os apetrechos subsídio de desemprego , com  as  casinhas centro de emprego , segurana social , eainda por cima os rapazes teriam jogos de estratégia  ligados ao  governo quem conseguisse despedir mais amigos recebia um bonús. E os animais que seriam ? Cães de loiça , daí que  o melhor exemplo da nossa arte , seja a nossa querida  Joana Vasconcelos ... que criou um candieiro  à base de pensos higiénicos ? Será possível colocar pensos higiénicos nas partes íntimas da  República  ? Ou será possível a política estar  doente ?  Que receita é possível dar a esta  Europa miserável ? Será que a  Europa está numa crise natalícia pela falta de amor dos homens . Israel  continua espera do Messias , um deus de esperança , forte... será que temos  que olhar para os antigos como forma de desgrança ? Será que temos  que abandonar os velhos valores para retomar as lembranças de orgulho e vontade do passado ? Ou será que temos que procurar as armas  para lutar  por aquilo que é nosso ? Ou será que devemos sonhar com um mundo de esperança  criado por um senhor teórico ? Hoje estamos à porta do Instituto de Emprego e Formação Profissional  e encontramos aqui os pastores , José o Carpinteiro, o marido de Maria , mãe de Jesus .
- Diga-nos senhor José, o que faz aqui ?
- Olhe , acabou mesmo ontem o subsídio de desemprego e vim aqui pedir um curso de carpintaria ...
- Mas o senhor não era carpinteiro ?  Não sabia daquilo que fazia ? -perguntou o jornalista .
- Sabe que hoje em dia é tudo feito a partir do facebook , e eu estou a pensar escrever o Novo Testamento a partir do facebook . Sigam-nos por favor em www.  Nascer Cristão . facebook . pt
 
 - Obrigado  , pelas suas palavras , José , o Carpinteiro . Boas festas e bom Natal .
- Bom Natal ? Tiram-nos tudo ,até a gruta do menino tiraram-nos  , porque querem transformar aquilo num Centro Comercial Sagrada  Família .