fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sábado, novembro 09, 2013

PARTIDA DE MORTOS



Dizem que o mundo está louco , mesmo e que ele vive uma  contradição larga  em que hoje o que vale é brincar aos pobrezinhos ... isto depois de passar pela Vila NOva de Nossa  Senhora da Morte  que vi os mandantes  comunistas  na Discoteca Morte Liberal . Marx DJ , dança ao som de house music enquanto reinventa o estilo rap : - Oh , Ie  , corta a troika ! Vamos fazer a revolução e curtir até  cair !!O Diabo sorri feliz e diz-lhes : _ Isso , aqui está o contrário daquilo que vocês apregoam ! Enquanto dançam e gozam a vida ! Ah , outros que  usam e abusam do vosso nome ! Comunistas !Sabem o que está a acontecer por outros lados , o que acontece ao Deus da História ?
Materialismo Histórico ?
 - Não vocês . não sabem mesmo nada - disse-lhes um jovem de cabelos compridos , barba ao mais puro estilo marxista . Entre surf e o trabalho e as leituras Jacinto falecera a 21 de  Dezembro de  1975 . Marxista comunista de craveira , um jovem de 17 anos , passara naquela semana para o sétimo ano de escolaridade e iria ser um homem grande . A luta . A reforma  agrária , os grandes ideiais . A luta pelo trabalho . O jovem envergonhava-se de que o seu mentor ali estivesse de copo na mão. Jacinto tivera um acidente de moto quando regressava  do liceu no horário pós laboral . Furioso, o jovem não podia acreditar  que Marx o pudesse  desiludir daquela maneira . A sua alma estava pasma . Marx estava a viajar através do Chamon ...Mas como é que ele falava português ?
 Mas ele falaria português ? Sim , porque no mundo dos mortos  falam  todos a mesma língua... mas naquele dia diante todas as provações das gentes daquela terra oprimida , entre a penúria e a injustiça , tudo lhes fazia crer  que tudo não mais faria sentido . 
 Jonas , aspirante a historiador  que estudava as  greves  durante o século XX . Era um jovem promissor . Todo ele respirava Marx , sonhava  com os velhos ideiais de igualdade , a nacionalização das terras e da reforma agrária . No Consultório do Doutor Bruno Carochinha estava assustada  com a insegurança do seu público , do seu povo . Carochina não via com bons olhos a ascenção de Joaninha a Voa a Voa na política como primeira dama quando se apresentara na  campanha política  do  seu ex-marido João Ratão .
 -  Ai , Senhor  Doutor , o que me  falta  fazer agora  ? Não tenho vontade mais  nada ...
Eis que naquele  instante  surge uma senhora de cigarro na mão , falando alemão caindo encima da Carochina esborrachando-a :. O médico suspirou  de tristeza :
- Caramba , Hannah , você matou a minha paciente !
- Não , Bruno . Muito pelo contrário ! Curei-a ! Cortei o mal pelo insecto ! Ou você não acha que este era o momento de eu poder cair aqui neste aldeia para me inspirar e escrever o meu novo artigo ! Venho provar o contrário de Francis Fukiuma  ? Bitte ???