fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, agosto 12, 2011

O que fizemos nós para merecer isto ?

Doutoramento : Carrapeta(Assiriologia)

Autora da Dissertação:Casuleta Dente ´Ouro

Título da dissertação:A hiena e o leão nos cilindros - selos de Walt Disney no período aqueménida na fábrica de loiça de Sacavém
Data da defesa : Tempo dos Mais Novos , RTp1 , 1800 , 1983
Júri: Professora Doutora Zuleica Cinderela e Professora Doutora Boa noite Cinderela

Nos últimos anos Casuleta Dente de Ouro bateu a Cassuleta e descobriu junto da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém , alguns objectos plásticos da Disney do filme " Rei Leão " onde surgiam duas personagens a hiena e o leão que faziam parte duma campanha da MacDonald´s . Numa segunda parte foram encontrados folhetos do período persa aqueménida . Teria a fábrica de loiça de Sacavém sido fundada durante o período aqueménida ? Esta foi o tema da dissertação da tese . A tese será publicada em fascículos através do happy-meal durante 90 anos .

Doutoramento: História Clássica



Autor da dissertação: Tulicreme Barrado Com Pão



Título daTese: A abelha maia na cerâmica de Ceca com massada de peixe



Data da defesa :Ida para o Jardim de Infância Estrela Vermelha (1980)



Júri : Professora Doutora Jogar à Sueca (Universidade Vai para o Inferno-Hotel California) e Professora Doutora Bisca Lambida (A time goes by- EUA )


Ao contrário dos desenhos animados a abelha Maia não teve a sorte da sua mãe e decidiu fazer o mesmo que a sua congénere Abelha que trabalhava numa fábrica de pólen . Apesar de ser uma abelha anarquista que decidiu opor-se à morte e exploração de milhares de plantas . A abelha sofre de renite alérgica e acabou por sofrer um acidente de aviação num prato de massada de peixe . É de salientar que a junção de história de arte , arqueologia e política é uma mais valia para a resolução dos problemas actuais .

Doutoramento: História Medieval
Autora da Dissertação : Prantelhana do Enfartio do Miocárdio

Título da Tese: A peregrinação da ideia peregrina a Santiago de Combustela em busca do milagre da aceitação uso do preservativo pelo papa Bento XVI nos livros secretos do Vaticano

Data da defesa : 15 de Agosto de 2011

Orientação Professora Doutora Pé de cabra (Rien Personne) e Come Facas (Cova da Moura)

O grupo de estudantes que se reuniu junto do Santo Papa em ESpanha apelou para o grito do Ipiranga . Prantelhanta apresenta-se como uma espécie de interlocutora dos jovens e do catecismo . Ao longo mais de noventa décadas Prantelhana foi uma mulher dedicada ao Estado Novo e que uso do preservativo deve ser prevertido para não se preverter . A ideia peregrina foi uma viagem humanitária para que não hajam mais pobrezinhos pelas ruas , pois diz ela " Tal como os cãezinhos , adopteum pobrezinho. Eles são como nós . Apenas não têem é sobrenome , nem nome de família . Nem comungam , como nós . Vejam o Japão , depois de vários acontecimentos traumáticos eles conseguem sobreviver . Até os pobrezinhos têm um salão de chá ao ar livre e vendem peças de arte . Por isso Prantelhana representa a última das guerreiras que desejam o regresso do SAlvador da Pátria e do respeito . "Todos aqueles que aparecerem na minha catequese de havianas e camisas do Benfica são excluídos das minhas aulas . Nada de voluntariados que dêem aos pobrezinhos mais do que um preservativo.Estamos em contensão de despesas e é uma vergonha , uma senhora como eu , "pedir preservativos por dá aquela palha". Resta saber onde será publicada a tese , possivelmente nos sacos de uma associação humanitária ...



Autor da Dissertação: Chaparro Alentejano




Título da Dissertação: A invenção do Buddy - Jumping à designação de defenestração para a Guerra dos Trinta anos (1618-1638) à Restauração portuguesas (1640)




Data da defesa : Intervalo dos folhetins das novelas




Júri: Professor Doutor Jerupiga Pingas Tortas (Universidade Tá se Bem) e Professor Há que dizê-lo com tranquilidade




Chaparro Alentejano descobriu a prova para a origem da defenestração . Ao longo do século XVII foi uma prática de desporto iniciou-se com a defenestração durante a guerra dos TRinta Anos . Diz Chaparro Alentejano "È a mema coisa que o Werstling , só que no lugar da pessoa se levantar e ofender quem o atira pela janela , não se levanta .Seria muito bom ainda hoje resolverem.seas coisas assim . Já viu no Alentejo ... só se atirar alguém na barragem da antiga aldeia da Luz . Mas nâ faz nada , é só água ."