fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Projecto Sarazade : Capítulo Terceiro

Depois da tempestade a bonança, neste caso a candonga. Por onde quer que andasse Verucha, ou no pior dos casos Primavera Marcelista assim constava no bilhete identidade. A pequena era filha de uma devota do antigo regime que é assim que a populaça chama ao Estado Novo.
Tudo a bem da nação, nada contra a nação dizia um quadro na casa sua humilde mãe. Na verdade Dona Maria Gomes da Costa definia-se como uma espécie de Santa Madre Igreja ao qual a Nossa Senhora lhe aparecera usando os óculos que Amália Rodrigues usara e segundo dizia ela estavam as contas do terço de treze Maio que mais tarde iriam dar aos óculos de Ana Salazar…

Como se Ana Salazar em pequena os usasse , mas Dona Maria Gomes da Costa imaginava evidentemente que os nomes pertenciam ao mesmo núcleo familiar .Esta lenga lenga fora ouvida tantas vezes que esta pequena vendia umas bijuterias , óculos e outros objectos falsificados que mais tarde não tardaria a vender em formato contrabando … através da astúcia .

Verucha dizia que era nada mais nada mais nada menos descendente do D. Nuno Álvares Pereira e amiga intima do Papa Bento XVI , dizia ela que tinha um onstensório só para ela com sabor a framboesa e baunilha e que no Vaticano tinha uma reserva na maior gelataria a receita do gelado Ostia . Coisa primorosa para os espanhóis ! Até em Espanha as putas rezam em Serviço … diziam as más línguas …

A maior das putas estaria em todo lado e não era certamente Santa , era pura e simplesmente ela , a famosa, a impúdica, a colunável , a criminável , Verucha !

-Olá Kida! Tá boa? O que tem para me dar?
- Olhe, Kida, dar não dou, que isto foram os últimos pares de óculos usados pela nossa Grande Amália…
- A sério kida , é que não fazia a mais piquena ideia?
- Sabe , ela mostrou-se-me assim que eu os coloquei e foi uma daqualas pobrezinhas da Roménia que mo disse porque elas têm um faro incrivel para estas coisas dos espíritos , então com um conde daqueles que está supe vivo e que é supe chique que é Conde Dácule!
_ Olhe é que nem fazia a mais piquena ideia? O Conde Drácula e a nossa Amália? ! Mas que filme, mas você escreve guiões para as ficções científicas é que essa foi de morte! Está me a correr o sangue pelo pescoço , não quer beber um pouco deste vinho do Porto? Ë que sabe é que com a Crise que está a Nossa Senhora agora aparece no Norte a chorar lágrimas de Vinho do Porto!


Os Dons de Vidência da Irmã Verucha começaram por ser conhecidos por todo o lado e Prima Vera que queria que a tratassem por Vera ou simplesmente Verucha intitulava-se Vidente dos Iluminados , aqueles que nasceram sob o Sol de Mosquino , do Mochinho como diziam os Pobrezinhos . Vera como a iremos conhecer agora dizia-se descendente dos Pastorinhos de Fátima e que por linha colateral era ainda parente de Santa Teresa D’Avila …

A sua fama era tanta que começou por ter companhia de grandes damas da sociedade portuguesa que a queriam ter por perto só para que ela lhe visse as mão, as cartas. Ai Puta Madre que terei que rezar o terço 69 vezes!
Lá dizia ela que iria fazer uma discoteca fantástica cheia de cânticos de igreja, com imensos rappers com DJ Francisco Marto que iria fazer uma versão housemusic do 13 de Maio e de outras músicas… assim todas as mães poderiam colocar ali os seus filhos. No lugar de comungarem , iriam fazer outro género decoisas , porque isto hoje o pecado é ser virgem , e porque o mundo foi feito em sete dias e o homem foi feito num sopro diria ela. O melhor da viagem é que a mulher era mais consistente!
ACostela de onde ela ter sido tirada era ser um osso muito duro de roer, por isso Hansel e Gretel quando se agarraram a um osso , não era mais nem menos que o osso de Eva.

E se ela fosse bispa ou sacerdote de igreja o que faria? o que mudaria dentro da Igreja ? Mudaria tudo , para além de já ser permitido o uso do preservativo que era óptimo para a ecologia , porque no perservar é que estava no ganho , dar-se-ia lugar trazer para junto da comunidade cristã as grandes viagens alucinógeneas , porque assim nem se quer era preciso gastar dinheiro nas passagens áreas , ia tudo na companhia área LSD , limpavam-lhe o pó das mesas e das comodas , porque as funcionárias já não trabalham sem ordenado e ganham mais que muitos mestres e doutores ou qualquer trabalhador a recibo verde . Assim sendo esta atitude humanitária rende-lhe ficar com a casa vazia pronta a ser ocupada por uma agente imobiliária da Remax é claro .

Heresias à parte toda a alta sociedade só falava da Irmã Eter que era sem mais nem menos ela ,a Primavera Marcelista . Uma antiga Religiosa muito Fashion com óculos Prada ia a lojas de Lingerie com enormes Burcas para lhes mostrar que o sinal da sensualidade estava no oculto das curvas das pernas, e que a verdadeira metralhadora e terrorista estava numa noite onde o seu Kalifa e o seu anjo demolidor viria anunciar que elas seraim as líderes do Grande Mapa Mundi .

Toda esta família Gomes da Costa, Marcelista, Salazar, Colaborante eram verdadeiros cromos para troca entre psicólogos coleccionadores que s eentretinham a arranjar problemas aos seus pacientes para que eles nunca mais saíssem da terapia, maquiavélicos mas eficazes, muito idênticos à Irmã Eter.

Irmã Eter do Raio Solar era da Congregação do Convento das Irmãs Ocupadoras de Um Solar Abandonado, nas horas vagas eram anarquistas, liam textos iconoclstas de toda a esquerda, François Furet , Saint Simon e mais do que tudo. Primavera Marcelista era sem dúvida uma vigarista nata muitissímo inteligente. Tão inteligente ou mais que o seu próprio irmão Pastilha, de Oliveira Salazar. No entanto a única coisa que todas as pessoas ainda deixavam passar er aa sua semelhança física com a colunável Carlota de Mendonça e Sá benevides de Sousa mais conhecida por Totta.


Verucha também fugira de casa a piquena.Detestava o nome já se vê , porque ninguém gosta de ter um nome Primavera Marcelista.Como é que era possível? Perguntam vocês.Lá ser possível ela era, porque Dona Germana Paciência , não a tinha, mas fanatismo sim.Dona Geramana,mais conheciada por Dona Maria Gomes da Costa era a mãe de três cromos António de Oliveira Salazar,ou Pastilha, Primavera Marcelista, em honra ao período de Marcelo Caeteno e ainda o seu tesouro perdido Neutralidade Colaborante.Só faltava um daqueles cromos para compor a caderneta do Estado Novo. Tão feliz aquela família portuguesa, concerteza mas que só era admitivel hoje em dia num prato d eum restaurante chinês: Família Feliz .
Se não veja –se, enquanto o irmão procurava por todas as formas ser mulher, esta também o que queria ser ,mas de uma forma mais fina e estável , convivendo com a nata da sociedade. Nas revistas cor de rosa ,ela não era a famosa Primavera Marcelista,era simplesmente Vera ou Verucha. A Verucha era uma espécie de Vento de mudança,também gritava pela sua independência,queria a sua autonomia,mas não fora fundada na Casa dos Estudantes do Império, fora sim criada numa pensão onde o esforço pela limpesa,miséria,castidade e catecismo eram sem dúvida a melhor das virtudes,mas Vera,Verucha era um monstro em construção, era pior e mais próxima da peregrinação à Santa Jezbell, à mulher que de tão má se tornou no primeiro talho de carne para animais lá naquele país de Israel. A erva venenosa contamina todos os outros espaços verdes, tudo o parasita que se preze não morre mais com inseticidas,porque até se espande ou pura e simplesmente fica com o cio como certos animais mamíferos com a morte dos seus filhotes.Verucha era uma potencial criminosa de colarinho branco.
- Olá , quida como está ? Chamo-me Verucha , com dois cc .
As outras riam –se e diziam baixinho : C C de cabra e de Cobra !
Ai , os maus não têm paz , a todas as horas têm que inventar novos cozinhados , porque se alguém conhece os ingredientes , não há como escapar . Verucha era manipuladora e uma espeécie de psicopata em potência . Engrachadora, ela conhecia bem o alvo de que necessitava atingir . Usava as meias verdades, rasgava todas as sedas , do mais fino estirpe , vendia roupas em feiras ,nas lojas onde ia ver as roupas usava a tesoura para sacar as etiquetas , ou no melhor nos casos ela usava as etiquetas verdadeiras nas roupas que vendia . Foi assim que deu o primeiro golpe Soaraia de Mont Blanc , ah , minha querida , como está ? perguntou ela .
- Mas , de onde a conheço ? Quem é ?
- Verucha Silvestre Amêndoa .
-Ah , deve ser da Família de Don Algodon – disse a ridiculariZÁ-LA .
- Quem diria, você não trabalha naquele call-center onde se vendem muitas panelas de pressão , dizem as más línguas que é para receber uma enorme quantidade de panelas, mas como são todos unidos acabam por cantar a Internacional junto da Estátua do Camões aos sábados à noite no Bairro Alto...