fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, março 25, 2010

Ovelha Negra da História antiga - Hititologia

Em todas as famílias existem pelo menos uma ovelha negra, seja por ter um estilo mais ousado, por dizer aquilo que pensa ou por passar à margem. Na família de história antiga a hititologia é aquela que traz à memória menos adeptos,enquanto os Egípcios, Assírios, Gregos, Romanos ou mesmo até Israel têm os seus adeptos, a Anatólia Hitita é preticamente desconhecida. Talvez por isso quando escrevi o folhetim regresso a casa que em breve voltará tenta trazer um grupo de académicos que se debruçam sobre algumas matérias, embora algumas teorias pertençam ao foro da ficção científica. SE os Hititas levaram a cultura oriental aos Gregos isso poderá ser matéria para um futuro debate quem sabe em Castelo Branco?

Mas por onde começar? Como sabemos se existe Hititologia em Portugal? Bem, eles ainda não mostraram o rosto, não são apelativos como os Egípcios, onde as cores e os seus mortos se transformam, ou não tenham o tom tão fanatasmagórico dos cruéis assírios, mas os hititas têm contos e lendas de pasmar capazes de fazer roer de inveja a vassoura de Harry Potter. Nesse sentido convido-vos a pegarem no novo livro de José Nunes Carreira, Mitos e lendas dos Hititas, ed. Colibri, Temas Pré- Clássicos. NUm pequeno livro o autor desvenda os mais fantásticos contos desde um jovem que desaparece numa festa, adormece e é acordado por uma abelha, exietem pactos e lutas com dragões, ou seja qualquer coisa como quem se fosse melhor um historiador começar a escrever um romance deste género. Quem sabe se os hititas não tinham melhor sorte? Ou então pedirmos ajuda à deusa de HatusilisIII para abençoar esta área. Porque até agora só o Professor José Nunes Carreira e o Mestre Carlos Casanova dão cartas por aqui. Esperemos então pelo próximo nível e até lá aguardem pela próxima temporada de Regresso a casa.