fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, janeiro 21, 2014

Quem matou Senaqueribe ?

-     Olá – disse  Lilith .
-  Laura  Palmer  ?-disse ela com um sorriso enorme de felicidade . Ah , quanto  tempo .
-       A própria !
-       O que é  que estás   aqui a fazer  ?
-       Vim  encontrar-me  com David   Linch .
-       Mas tu foste criada  por ele !-disse  Lilith .
-       O discípulo supera o mestre .
-        Por onde andas-te  ? –perguntaram-lhe  as outras  que a rodeavam com um misto de satisfação  e inveja .
-   Bem , fiz  mestrado  e doutoramento  em Assiriologia ,  sob  a orientação  do Professor Doutor Simo Parpola.
-       Que é isto ? –perguntava David Linch do outro lado  da linha .
-      Estou David ? Sou a Laura  . Não gostas dos génios alados  presentes   no  crime ?
-      Tem anões ? Tem coisas estranhas  ? –perguntou  David Linch .
-     A chamada caiu ! O cabrão desligou-me o telefone na cara. Ë  preciso ter mesmo lata .  Uma brisa paira  no ar , algo surgia naquele momento , talvez o  ba egípcio saindo do corpo do ser humano , ou algo muito mais antigo . Como de noite todos os gatos  são pardos , vêem-nos através dos seus olhos . Tornam-se faróis , perigosas lareiras acesas , incendiários queimando todos os nossos Faranheits  451 . Decoramos as nossas  vidas em etiquetas  para  que os outros jamais  nos esqueçam . temos papéis para  tudo . Papelada   para tudo ... IRS , ingressos para inscrições para  trabalhos temporários  , provas de selecção , tudo e mais o que não se imagina possível nesta terra  do raio que nos parta . Tudo isso  para quê ? Ninguém se lembra de nós  quando estamos  metidos  em lápides . Existe  na arte qualquer coisa  de estranho , e em cada  cabeça  uma foram de a contemplar .  Foi o que fiz primeiro em  Lisboa , todos  me achavam um ponto . Até que  um dia assisti a uma conferência  no Instituto Oriental sobre  os Profetas de  Israel ,  sua  função  social ,  e do episódio  sobre  os ratados  de aliança (adê )  e que  os aspectos espirituais  que procuramos hoje , já os assírios procuravam  um sentido da vida , a recusa da mortalidade , a descoberta  do amor , escreveram-se os mais  belos  versos da humanidade . Registamos  as coisas nas placas  de argila, contamos  cereais , mas procuravamos aos mesmo  tempo um espaço  para comunicarmos  com o divino , daí o sentido da fertilidade  terrestre .  Especialmente  sempre gostei  dos  Assírios e   dos  Hititas , na figura de hatusilis III , o código de leis mais avançado para o seu tempo .  Os relatos mitológicos de ausência evocam particularmente  uma espécie de decifração , quase  como se fossemos detectives . Há  por exemplo  o romance  Um assassino literário . O mesmo de Um assassínio  num sábado  de manhã ?
A investigação  científica não é mais  do que um longo caso policial  por resolver , longas hipóteses , tentativas  de várias abordagens  que se envolveram os autores que  estudaram esse assunto. Todos sabemos que temos um dom . O David deu-me um . Ser protagonista  de uma série policial americana , mas muito mais  do que isso foi ter descoberto  um sentido para a vida .  Daí que o trabalho de historiador é idêntico, ao do  policia, do padre , tem que  se  ter dom . Dom não se aprende . Tem-se . Tem que se procurar. Descer aos infernos . Ir ao lugar mais miserável para se saber de onde se vai e para onde se quer seguir . É o que os contos infantis nos dizem , os provérbios populares , dizem-nos os livros bíblicos ,  especialmente  no Antigo Testamento , Salomão  é um dos meus favoritos , a sua poesia , os seus ensinamentos  fizeram-me ver a  dimensão  de um outro universo . Por vezes conseguimos encontrar essa mesma  visão nas pessoas mais simples e que pensamos  que têm menos  cultura   e que  nos conseguem surpreender ,mas também nos fazem deliciar  com as birras , especialmente porque têm mais doenças que  as suas vizinhas . Pouco tempo  depois um rapaz de cabelo eriçado , Lilith e  a taberneira observavam a situação  com um veneno apurado prestes a deitar no copo , ele cortou-lhes as asas antes delas   se transformarem em animais  domésticos prestes a marcar  território .
- Olá , eu sou o Mat , porque todos me chamam Matemático .  Estou a estudar a  símbolos e os números na decifração da     árvore da vida .
 -Mat , meu querido , gritou Laura  num tom que quase se insinuaria  uma cena de engate .
-     Meu deus ela estará aluada ? Os  livros deram-lhe  volta à cabeça .  Para vocês falar a verdade  foi sempre um trauma .  Sempre preferi as questões às  respostas . de que é que estavam a falar ?
- Todas se começaram a rir . Apenas responderam em coro :
- Nada   , coisas   de mulher ! O que é existe dentro  da mala de Laura Palmer ?
-       Estava a falar da minha área de especialização .- respondeu  Laura .
-       E... dizias que ...
-       O meu marido é numerólogo ...
-     Coisa fina...  essa a do ólogo , tudo agora leva essa coisa importante . No nosso tempo eram , ou estudavam , ou eram sacerdotes ou rei , ou outras coisas do exército ou matar dava muito prestígio , dizia a taberneira. Quando um desses brutamontes me entrava pela taberna a  dentro , grunhiam  logo :“Que é que  queres ? “, perguntavam a eles a cheirar a suor e a cavalo . Pensando bem hoje em dia fazer mal tem as suas compensações , porque  no fim o  criminoso volta  sempre ao local do crime .Mas nem sequer são presos até são convertidos em heróis ! Mas nem sempre eles  foram educados da devida maneira ... É  verdade  que hoje até a Branca  de Neve mataria a sua madrasta  com uma G 3 . Os tempos  são  outros , meus  caros , quando nos dizem  : Atenção  ... Escola Perto ..mais poderiam dizer ...  Atenção , monstros à solta , no caso de se ir estagiar para a escola S+ M do  Monte da Caparica ..As escolas de hoje são na verdade verdadeiras  fábricas de cromos  da bola, mas que sugestivas  que elas são . Quando  chega aquela quadra deprimente , O Natal  só dá vontade de cantar “É  Natal , É natal saudações e cadeia .  Perguntam-me as  horas e sabem qual é vontade de lhes dizer ? Comprem um supositório Telecel , se a sua filha se quiser vestir vista-a como uma  múmia , para  aqueles fedelhos  fiquem presos  aos pais . Mande-as então  para o Vale das Rainhas, preparar-se-ia para ver teses  de mestrado em Pré –Clássicas  em Egiptologia “A Passagem de  modelos  no Vale das Rainhas  durante  o intervalo dos cultos de fertilidade“.
- O que é lhe deram ? Ela costumava ser tão atinada  !-perguntou Inana  surpreendida .
-   Muito obrigado . Os amigos são para as ocasiões ! Lembre-se que quando  se vê um cão a ladrar...
-   Chegou o dono ,isso não é impulse , é reflexo condicionado é porque o animal  quer  um carro . Os mortais  Não podem passar sem  a merda do carro ! Vão de carro para todo o lado ... Um dia até vão com ele para a cama !
-  Mas quem manda calar esta mulher  ? Porra como dizem os espanhóis um churillo   de disparates.
-   O Alberto  Bernabé escreveu um livro que fala  da tradução  de Gilgamesh em Hattusa  .Carlos  Sobral  Casanova fez uma tradução  sobre  a  história do reizinnho que à semelhança de  Gilgamesh  teve outros moldes  sobre a noção do pecado
-     Basta  !Tu estás mal ! O que é se passa com vocês  que se armam  em especialistas das pré-clássicas Têm a mania que são catedráticos e que  estão num intervalo  de conferências que se pavoneiam  com os vossos temas de interesses.
 Foi a vez de    Laura  Palmer continuar a sua  conversa :
-       Como eu estava a falar ... A mudança  do dia  teve sempre alterações à meia noite . Nunca se soube porquê . Talvez assim se expliquem as lendas entre o bem e o mal  das antigas civilizações.
-       Porra , mais uma que tem a mania  de que é  historiadora - disse a taberneira .
Lilith olhou-a perplexa ,  comentando :
- Devias ter vergonha ! O que tu gostas é de te  exibires ,   foste estrela de uma  epopeia pelos conselhos que  deste a um  homem quando ele teve algumas dúvidas . O que se passa contigo ? Querem dar-nos o quê ? Lições de  Assiriologia ?
 -      Sim , quem é que me chamou  ?
-       Quem é você ? –perguntou a taberneira.
-  Coronel Valdez dos santos , um criado às suas ordens. Escrevi as Lições de Gramática Assíria .
-      Quem é aquela ? –perguntou   o militar.
-     Uma morta qualquer  com a mania  de que é  historiadora .
-    Ah , tenho uma  familiar minha que é mestranda em História  Pré – Clássica  e tem um artigo publicado na revista de História das Religiões  da Universidade  Lusófona .
- -   Porra  que só me aparecem só   duques...Laura  continuava a sua palestra  sobre  mitos .
-      Se é de noite que os mortos procuram os vivos e eles se assustam conosco, de dia é o  contrário !
-   Laura, já acabas-te ?Parece que teres sido aluna do Simo Parpola  não foi lá muito boa ideia .
-      Eh ,pá ! Esta gaja  deve ter apanhado um choque eléctrico !
 A taberneira decidiu  levar um envelope  dirigido a Laura  pedindo-lhe que se calasse .
-  Porra , taberneira – gritou Laura . pensava que fosses o supra –sumo  da sabedoria. Desde que li o Gilgamesh  e te vi  pensei  em escrever uma biografia sobre  ti.
-      Vai lá vai , reflectiu  a taberneira. Até a barraca abana.
Naquele instante surgia  David Linch confuso . Numa das mãos trazia  a tese de doutoramento de  Laura Palmer .
-       Não percebi  uma coisa  Laura , afinal  quem matou Senaqueribe ?