fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sábado, janeiro 18, 2014

Contracto de casamento

Período de tempo indefinido; Causas da morte dos candidatos ..., não definidos !Sejam muito bem vidos  aos candidatos que se inscreveram  no nosso  concurso “ Almas  do Fogo do Purgatório “... Se não compreendeu  o que está a fazer   aqui   neste  momento , pense um pouco ...  vou-lhes contar  o que aconteceu a estas almas caridosas depois de se terem instalado  aqui . Que merda , nem se quer dão  lugar  aos outros , infiltram-se nunca mais  de cá saem , julgam que isto é a Santa Casa  da Misericórdia ! Chamo-me  Lilit , sim , sim , já entenderam , Vêm  como são espertos ?!

Fui expulsa do Paraíso , porque o Adão me traiu por uma rapariguinha  mais nova , aliás o problema da pedofilia nem foi estatuto do século XX , muito  antes eu era uma mulher fiel ...Hoje em dia uma pessoa  da minha estirpe  não pode mostrar  as suas rugas , e se alguém lhe oferecer  flores , até pode ser que alguém lhe entre por um restaurante  a dentro !Pronto sabem que  eu sou a Lilit , a mulher demónio , que foi casada com Adão, sou  dama   de companhia   de um mocho   e  de um leão ! Que belo  par ! – pensam vocês ...  Mas comparando com mas  minhas colegas do futuro que  substituem  a minha capacidade regeneradora , que são as Santinhas , aquelas figurinhas enjoadas  muito bem comportadas  que estão nos altares  das igrejinhas , são na  maioria dos casos  restauradas com purpurina ! Agora deixemo-nos de santidades , porque para  isso , existem entidades competentes  , como o Vaticano !Venham daí , porque vamos  visitar  um amigo meu que está enclausurado numa  das salas do British Museum ....

-         Olá , Assur-nar-sir-pal II  ! – digo eu
-         Olá , Li.  Trata-me só por  Assur - responde-me ele .
-         Ah !  O teu símbolo de poder está a cair...
-          Deve ter sido  algum estagiário português  com notas altas ... é que  sabes o  conservador – chefe mandou restaurar um quadro  renascentista com uma substância  sulfurosa ...Como dizem os teenagers agora , tá se bem , porque não ligamos e eles também não ...

 Mas essa cola que te puseram não é a mesma que fez cair Oliveira Salazar ....aquele governante português ! Em matéria de política externa era um ingénuo , não sei como a história do século XX tem para lhes oferecer ...Talvez estudos comparativos sobre Salazar e Macdonald”s , Salazar e a Coca -  Cola , isso é que era !

 Salazar e a moda feminina sobre o vitrinismo nos jornais portugueses  dos anos trinta...Ambos riam-se .
-         Ao menos tu moves-te moinhos e rios de sangue ...
-         Pelo andar  da carruagem , o Deus  dos isrelitas aparece-lhe como o Espírito do  Natal  Passado ..
-         Com uma garrafa   de Coca –cola !
-         Pelo menos tu mandavas  empilhar  corpos...
-         Ao menos não eras como  os turistas japoneses que tiravam fotografias  a tudo !Mas depois ninguém via os seus rostos e... já nem existe na Terra   a pena de morte ...
-         Mas os seres vivos  chamam por ele !
-         Se em muitos países que deixou  de existir ...Imagina-os a entrar nos reality- shows !
-         Onde   é que aquela gente fazia sexo oral ?-perguntou Lilit com um sorriso malicioso .
-         Só tu !Tu és terrível  !- disse o monarca  a  rir . Não há dúvida que estás mesmo decadente !