fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, janeiro 21, 2014

O Contrato de casamento

Pensem agora  nos antiquários sem escrúpulos  que procuram a queda das grandes  famílias para se apropriarem  dos seus bens.  É como ter a tipografia aberta para lerem  os jornais antes de saírem  para venda. Poupasse no dinheiro e está –se sempre à  frente dos outros. Isto é que serviço público!
-         É como ires a uma loja de  conveniência sem pagar  o jornal...
-         Parece-me brilhante ! Quando é que o antiquário cai?
- Quem, o ladrão? Não, o Demónio fixasse aí a partir do momento em que a vítima destrói o contracto com a sua vítima... Isto jamais será teu  se prostrado  me venderes!
Então a vítima vira-se para o Demónio e pergunta-lhe:
 -         Acha vossa majestade  fidelíssima que necessita de rodapé?
-         Não necessito minha linda, quanto mais de notas! Não é você que deve de tentar os outros?  Mas sim eu mesma!
-         O quê? Virou? Então não é o que dizem os folhetos da igreja católica? Que todas aquelas árvores de Natal fazem parte do Demónio?
Lilit largou-se a rir:
-         Coitados, aqueles não têm  metade dos grelos de uma mulher! Quem é que vai querer andar com aquela mistura  de gente, o José castelo Branco?
-         Tu também  estás  sempre num pedestal, Lilit... se cais é uma tragédia!
-         Eu cá vou continuar de barriga ao léu... pode ser que  se lembrem de inventar um novo doce... em vez de chamar barrigas de freira, pode ser que se chame barrigas de cegonha...
-         Ou de puta !
-         Achamos  então que certas visões são  anunciadoras   das grandes verdades , as verdadeiras linguagens  proféticas ...Como dizia  Ludwig Wignstein” Os limites  da minha linguagem   significa os limites  do meu mundo”. Ah, como  somos um país de elites ...sempre à procura de provas públicas ...Até podias escrever uma... Como enganar  o Zé Povinho através do Conde de Abranhos ao Alexandrino Estrela d’Alva!
O demónio soltou uma gargalhada.
-    Compreendi que a época contemporânea  é demasiado  quente  para si, pobre  e simples  diabo que come o pão que ele  próprio amassa ...
-   Como é que Deus  pode conceber criaturas demasiado cruéis? Não entendeu ? É que  Deus  com a fluência de seitas  tinha  de ir buscar restos de esperma  que estavam guardados  num reservatório do Vaticano...
- Hum! Como é grande  a maldade dos homens   entre a Terra !Vou tentar  destruir  as classes sociais...
-         Não é necessário, disse Lilit com  um sorriso maldoso nos lábios, Já existe o Brasil e existe filme e livre com o nome de Cidade de Deus.
-         Ah! Ah! Santo Agostinho que te  passaram a terra !- riu o Demónio.
Pai Nosso, não queiras  isso! Olha que ainda crias um problema muito maior do que aquele que já tens!
-         Pois é – diz Salazar. Estou  aqui  desde os princípios dos anos setenta à espera  de uma grande oportunidade... ainda não viram o mal que fizeram!?
-         Como?- perguntou a Virgem.
-         Deixaram-me  a encubar!
-         Não acredito, disse  a Virgem farta daquela conversa.
-         Tu vais  dar à luz um rapaz que se irá chamar Durão...
Sim , tu Maria de Belém...
Não é necessário  disparatar sobre  estes  discursos sobre a Ordem e o Progresso, para compreendermos como o rei vai  nu... Afinal, os alfaiates não passam de simples  farsantes. Por isso, a nossa memória já não é mesma quando nos surge Mosquino numa passagem de modelos de óculos de sol a gritar:
-         Tenha a bondade  de me auxiliar!
 Que Isabel Drumond Braga lhe telefone para reescrever a História da  Etiqueta em Portugal no jetset Português no final do século XX entre a Corte de Carlos V e a sociedade portuguesa cor de rosa nos anais portugueses na Torre  do Tombo... Ao que soubemos em primeira mão que o Pai Natal foi assaltado pelos bolcheviques...
Mas isso não parece um filme do David Linch?
Não , quero telefonar  para aquela territa onde a personagem era morta no início  e ninguém sabia  de nada , pois eu digo-vos o que levou  a desaparecer a pequena ...Então ?Foi para   Helsínquia fazer  um estudo  de Assiriologia, com o suave título : Quem  matou Senaqueribe ? Mas a rapariga não se especializou em história  de Arte  com  aquele  que estava  metido na briga dos Painéis ?
-O Vitor  Serrão ?-perguntou o Demónio .
- Sim !Sim ! Esse mesmo  e um outro de Louvaina  a Nova: Iqare  varrdevine , Entre o Leite   materno  e o Leite   Paterno – Influências  entre as Virgens do Leite  dos  quadros Luso Flamengas às imagens das Caldas da Rainha ?
-         Afinal é  Assiriologia  ou História de  Arte ? –perguntou Vírginia Rau de quico nas mãos,  perguntou :
Não viram  o meu boule em forma  de quico ? Ah , frei  ! Apanhei-o !Foi você que me  comeu a bola de  Berlim !
Lilit e  o Demónio  olharam-se:
-         Bem , isto aqui está  a ser mais  concorrido  que  as festas  da Caras  !
-         Então , não o tem o quico   nas  mãos ?
-         Ah , pois é está bem visto , estava a ver se ainda sabem apanhar os pecadores  !
O Demónio  e Lilit continuaram a  conversa venenosa , entre  sorrisos maliciosos e piadas negras . A Virgem veio buscar a Senhora Reitora , depois de uma longa espera ...Isto é mesmo um inferno ,agora que inventaram  as senhas nas salas de espera das urgência  dos hospitais , nos correios , nas lojas de frangos , e aqui no Inferno ...
Os Mortais  é que  Têm a culpa ... não se querem ver livres dos mortos nem por nada deste  mundo ! A Virgem que ouvira a conversa dos dois , afinal também era mulher , num tom  de mexeriquice  perguntou :
-         Afinal ela fez o Doutoramento em quê? História de  Arte ou Assiriologia ? Assim , alguém  contaria  o meu percurso  teológico  desde  o fim das deusas mães às sacerdotisas ...
-         Oh, mãe   de  Deus  , não estarás a pedir demais ? Nem fazes parte  do nosso grupo de amigos . Salazar concordou  com o grupo   demoníaco :
-         Devemos  ser humildes  e tu já estás a querer pôr as manguinhas  de fora ... Lembra-te porque  eu instaurei  o teu culto !
-         Para teres o apoio da Igreja , assim já queres fazer o mesmo que os Evangélicos !Pobre e  Mal Agradecido !
-         Pobrezinho,   mas feliz ! – disse Salazar muito ofendido .
-         Não , isso não é muito católico , Deus meu filho , não permitas  uma coisa destas  !
O Demónio  e a mulher  riam-se com aquele  quadro de humor . A Virgem julgava Salazar  o seu filhinho nas palhas deitado , palhas chorando.O que não falta fazer neste mundinho regional ? Elogiar  a mentira ?
-         Oh, Oh , sim , porque é dela  que o mundo vende a sua imagem , enquanto se esconde  em exemplar de etiquetas  e boas  maneiras , para que os outros não tenham acesso aos seus códigos secretos da sua confraria .Bastará terminar este brilhante  discurso concluindo que o mundo continuará sempre a girar.Daqui por cinquenta anos teremos académicos brilhantes como o Joaquim Veríssimo Serrão  e os outros os justos sérios ...bem como eu que ainda o sou , professor Doutor , pois muito bem  vim de Coimbra !Acho que estou perante Deus , tirei as sandálias  e ajoelho-me diante Dele . Não reconheces ?
-         Então e os  profetas  que envias-te  a dizer que virias ao  mundo ? Sacrificar-me por Portugal ?
 -        Bastará apenas fazer o sinal da cruz !
-         Ao contrário !
-         Então ?
-         Eu sou o Demónio !
 -        Custa-me  acreditar que já não trago contractos dentro da pasta , mas exijo obediência , mas não admito jogos duplos !Eu sou   o amigo sincero! Afinal , a razão tem razões  que a razão desconhece . Se a conhecesse jamais a revelaria porque , omune vivum  ex ovo.
Ainal  posso afirmar que uma mosca  tentar através de uma sessào espírita ao pé de  um exemplar de um génio alado  representando uma águia  dizendo-lhe :
-         Sic transmit gloria mundi !
-         Porque não escreves em acádico  ?
-         Não posso  dizer nem  escrever , isso é o mesmo que ser uma prova de doutoramento , citar Virgílio Ferreira (Pensar )  “Mudar de língua já é mudar de pensamento  ou da tonalidade   desse pensar “ depois  falar-se-ia na necessidade  de traduzir nos textos para português ...Num futuro muito distante  existirão  outras edubas  em que nos centros de estudos as pessoas tentarão  descobrir aquilo que tivemos  aqui a falar , para isso  os portugueses terão que ir lá para  fora primeiro à procura dos outros  depois,  depois deles mesmos ...
A mosca fica surpresa :
-       Eu que  meto o bedelho em  tudo !
-         Tu mosca ? Tu não  és problema , tu és uma grande chata. Ninguém te quer representada nesta imagem , porque não poderás provar nada .
-         Provarei aquilo  que tu queres  provar neste  baixo relevo
-         Quero dar  o Quê ? Não  é com vinagre  que se apanham as moscas ! Não como vocês  fazem ó assírios ! Argumentum  baculinum ! Que horror  ! Pareces aquelas  teses publicadas  na Colibri !Aquelas de  cultura clássica , onde  os canditados se pavoneiam em citar latim e traduzir aquilo que escreveram em notas para  um público ignorante  que pergunta “Isto é o  quê ? “”Então , isto é isto !
- Como dirá Corneille  “As vitórias   fáceis não dão glória ao vencedor! Meu caro , a censura poupa os corvos , mas persegue as pombas  !
O Génio riu-se :
-         Ah , minha  cara  mosca , finis  coronat  opus  ,  homo  homini  lupus .
-         Bem , disse a mosca . Homi  soit   qui mal y pense !
-         Hic et  nunc , diz o génio . Mosca ,queres casar comigo ?
Ao que  a mosca responde :
-         Porque  não ? Os fins justificam os meios !