fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

domingo, janeiro 26, 2014

Co-adapção ou co-orientação ?

Quando todos se degladiavam  na terra  por causa dessas modernices, dos seres humanos por causa das modernices, no céu ou no inferno nós seres do além, também nos espantamos com essas idiotices... Muitos dos governantes que passavam pelos jardins do Olimpo tentavam falar com o grande Zeus, o senhor de todos os deuses. E nisto a irritante Hera ou Juno, a senhora do  casamento , agora  pintara o cabelo de madeixas brancas a imitar Cruella de Vile ou aquela personagem irritante da novela Pecado Mortal. Irritada por ver os rapazes com bébes a tiracolo, ou a princesa  Europa a fugir para  outro local com uma  rapariga, nesse caso Zeus, passou a fazer espectáculos de transformismo como a Vaca irritada gritava  pelo microfone do Olimpo:

- como  isto pode ser possível? Co-adopção? Ai Zeus ao que tu chegaste  a fazer com que esses pindéricos prefirem homens, ou mulheres a criar crianças... Um dia destes vamos ver as criancinhas pervertidas... tipo ...ai Zeus! Nem quero pensar. Vocês
 esquecem-se pois somos nós que lhes temos que cuidar   das coisas! Quando algisn dos homens ...ai Olimpo nem quero repertir ...Alguns deles  até se vestem de mulher, são  travestis!
-         Ai que  horror !Ao  que isto chegou, como se não bastasse eles até brigam com as mulheres por causa  das roupas, olha  os seios...

-         E tu fazes cá com cada figura?

-         Oh mãe , o que é que quer diizer drac  queen ? O Manel disse que o pai se veste de drac quuen !
Já sabemos que  o homem  não é dado a pensamentos espirituais ,nem se quer está para ali virado  a ler livros   de Paulo Coelho , mas a ler outras coisas mais científicas “como  engatar  uma virgem em três tempos”, “Piropos húmidos “.
Estava  à uns tempos  atrás no Fruto Proibido ,  com a minha amiga taberneira , quando assistimos  a uma cena de engate ou melhor  de goto !

-         Você é tão  bonito !
-         Que horror  !- dissemos nós as duas . Mais valia irem para o deserto  beber  coca –colas !
-         O ser humano  tem tudo nas mãos ... um  copo e uma garrafa de whisky !  Que mais  quer ?
De súbito , faltou a luz . Quando a  taberneira me avisou :
- Mau Maria !Já  cá me faltava  o João  de César   Monteiro  e as  suas fezes !Não te lembras de que ele ofereceu uma jantarada ..Algum tempo atrás ...estava  na casa  de  banho das  mulheres  para  levar os pelos púbicos  para a  sua gelataria ...
-         Como é que  se chama ? Gelado à  procura de gelada – Técnicas de acasalamento .
-         Ainda dizem que o mundo é perfeito , com tanta  ameaça no Vaticano .  Olha se o papa  aceitasse  o casamento entre homossexuais e lésbicas !
-         Isso é algo que não podemos aceitar !-disse Salazar

-         Eles ainda aceitam duas mulheres  a beijar-se  à  frente deles ... Mas eles a beijarem-se à frente das mulheres ?

Lilith   e  a taberneira  deram um beijo à  frente de Oliveira Salazar.
-         Então  Senhor Professor , o que vai beber hoje ?  Não quer assinar  este livrinho .
-         O que é , filha ? – pergunta o estadista.
-         Descanse  que não é o ”Além  com Salazar”, de Bernardete Comichão
-         É para  saber  se aceita o casamento  entre homossexuais e lésbicas .
-         Quê? Paixào Limónica ?
-         Sim , filha , dá-me um bacardi .Isto é tão chato como em Belém .Vocês ainda são piores que  a Mariazinha ...O que é são homossexuais e bichas ?
Nesse instante , Salazar desequilibrou-se . A cadeira partiu-se . Lilit  e a taberneira  olharam-se  com alegria :
-          Eu não  te disse  que ele  morria outra vez ? Até assinou ... Vê lá tu ... agora , podemos  enviar  isto para o arquivo  nacional  da Torre  do Tombo ...
Pouco depois , Salazar levantou-se com a cara  avermelhada , perguntando :
-         Quem  é  que vai assinar o quê ?
  Salazar agarra  no papel  , engole-o . Num acto de pura aflição , grita :

 -         Bom dia , camarada . Como tem passado ? Um vodka Estaline , por favor para engolir bem esta fufice  machona . Quem é que  ia achar ? Aquele  fulano do Cachimbo ia dar  pulos de alegria , para a igualdade dos direitos  deles e delas . Vão lá para as vossas terras , para  Amsterdão . Onde podem fazer essas coisas .. .Essas  coisas que são contrárias  a lei natural do Universo ! O Espírito de  Deus repousa sobre mim ...

 Inana chegou ao bar enviando beijinhos e abraços , ou não fosse ela  a deusa do amor e da guerra , porque quando queria  armar confusão, virando-se para Salazar enviou-lhe um olhar de luxúria .
-         Põe tua mão , na mão do teu Senhor da Galileia !Que acalma o mar...
Inana  tocava-o , apalpava-o . Salazar  envergonhado dizia  :
-         Ai filha , não faças isso !

-       Querido, queres fazer  amor comigo ? É   à confiança !

Ao que este rezava baixinho para Deus , cantando Frei Hermano da Câmara.
-         Pai , perdoai-lhes , porque  elas não sabem o que fazem !
Sorria excitado com as ternuras que a deusa  lhe fazia .
De súbito , ouve-se uma voz :
-         Salazar, quem te mandou  cortar com os votos de castidade? Porco , nojento  ! És um ímpio . Indigno  de entrares na casa do Senhor .
Cerejeira junto de  Deus , disse-lhe :
-         salazar , és uma vergonha  ! Envergonhaste  o sacerdócio ! Casto, mas digno !
-         Mas não posso dar nem um esticão na corda ?
-         Onde é que ela está ?- perguntou Cerejeira .

Devias ter vergonha . Os homens santos não se  deitam com as rameiras
-         Querido, venho-te pedir o divórcio ! Depois de ter  convivido todos aqueles anos em férias...
-  Não me manadaste uma coroa de flores do teu funeral . Sempre que bebo Dão , lembro-me de quando estivemos entre as Caves o Vinho do Porto ... Demos aquele beijo terno e marquei-te o  encontro com Pétain ...
As duas mulheres sorriam com o insólito  da situação , de um lado o exército do bem que o condenava , e do outro a Deusa do  Amor e da Guerra , ria-se subtilmente .
-         Portugal  é mesmo dado a escândalos , chama lá  aquela enfermeira , escritora de policiais  que  o irrita sempre e que o chama de criancinha mimada . ..
-         Salazar , escolhe o quê ? Times ou RTL ?
-         Pode ser os dois é sempre bom estar dos dois lados , não vá o Franco tecê-las  ...

De súbito, Salazar olhava para outros aspectos mais intelectuais da Deusa, estava  interessado na administração do colégio sacerdotal De Inana, quem eram as proprietárias, quem movia os bens das sacerdotisas e como eram distinguidas hierarquicamente . Era uma tese de doutoramento em  Assiriologia, a orientação era feita pelo Professor José Nunes carreira, António Ramos dos santos ou Emanuel Bouzon? Mas para ser um destes dois teria que ser na Babilónia recente, num período quase  final do império assírio  entre  Dario, após a  entrada de Alexandre o Grande .
- O Emanuel Bouzon, está cá, vou já chamá-lo, senhor professor. Já que nesas coisas de hierarquias economicistas e historiadores de economia é sempre melhor juntá-los ,pode ser que os dois se juntem e dêem para aqui... olha... deixa lá... vou também chamar aquele historiador do ISCTE, o César de Oliveira, que fez trabalhos  sobre  as greves, e agora que está na moda estudar isso tudo... há e para compor o ramalhete, chama também a Maria Agusta Alves Barbosa , a primeira musicóloga  a fazer doutoramento, essa sim, essa é que se ia  dar com o Bouzon , ela sabia de tudo desses países, podia fazer um estudo comparativo entre a Porta de Berlim e a economia regente mais a banda sonora Vertigo  de Alfred...  E nesse momento surge um homem careca , mais ou menos corpolento que diz : Boa  noite , senhoras e senhoras, esta é a voz e a história  que  vos queremos contar segue dentro de momentos não percam os anúncios comerciais .
-