fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, março 22, 2013

Debate sobre o racismo, ontem...

Aconteceu ontem, dia 21 de março de 2013 - Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial -  uma tertúlia sobre "El Racismo, hoy", a qual reuniu oito tertulianos, com algumas caras novas, tendo-se realizado em La Casa del Mezquite, em Atemajac del Valle (Zapopan, ZMG, Jalisco, México), sob mais uma organização da "Tertulia Tapatía - Casa Comum das Tertúlias/México", a qual é coordenada por Luís Norberto Lourenço (Portugal) e Beatriz Mayor Serrano (México). A tertúlia decorreu entre as 21h e as 23h 30. Entre os presentes estiveram seis cidadãos mexicanos e 2 cidadãos portugueses. A formação e experiência dos vários intervenientes é diversa e rica: o estilismo, a docência, um estudante, a paleontologia,  dois grandes xadrezistas, um deles Mestre e treinador de xadrez, um médico-veterinário, a terapia e dois tertulianos são autores de livros!
Depois da iniciativa do passado dia 8 de março, sobre o Dia da Mulher, a CCT consolida a presença em Jalisco, reafirmando a nossa vontade de promover o debate franco e aberto, divulgando a cultura nas suas várias vertentes. 
O debate sobre o racismo foi vivo e acalorado em alguns momentos... colocaram-se em cima da mesa questões que se julgariam fechadas, mas por mais que pensemos que determinado facto é óbvio para todos, assim se verifica uma vez mais que assim não é... mas não houve mortos nem feridos!
Já que o debate foi no México, falou-se do racismo no México... para alguns não existe racismo, mas sim uma discriminação em função da classe social... já para outros existe racismo no México como nos outros países... conclusões não houve, mais que concluir, é importante abrir espaços para o debate, a riqueza da diversidade de opiniões... 
Encontro marcado já para o próximo dia 13 de Abril, em local e horário a divulgar no início da semana do evento.    

  
Ao fundo os coordenadores da iniciativa tapatia: Beatriz Mayor Serrano e Luís Norberto Lourenço.

  

  

 

Fotografias da noite tertuliana de ontem...

Sigam/façam-se amigos/gostem da página da CCT, aqui:
 http://www.facebook.com/casa.dastertulias 
Sigam/façam-se amigos/gostem da "Tertulia Tapatía - CCT/México", aqui: http://www.facebook.com/pages/Tertulia-Tapat%C3%ADa-CCTM%C3%A9xico/342583332525185?ref=hl

Mais: 
http://fanzinetertuliando.blogspot.mx/2013/03/cct-celebra-dia-da-mulher-no-mexico.html
http://casacomumdastertulias.blogspot.mx/2013/03/cct-realiza-tertulia-sobre-racismo-no.html
http://www.twitter.com/luisnlourenco

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home