fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sábado, dezembro 05, 2009

Projecto Sherazade - Mil e um dias (Façam as vossas apostas ) Criem

Lembram-se ontem de termos falado da história das mil e uma noites? A capacidade de prender a atenção por mil e um dias vai começar dentro de alguns dias. Estamos preparando os próximos guionistas, escritores. Nos últimos temos fiz uma pesquisa sobre os jornais dos anos vinte e ali estava escarrapachado um folhetim. Como acham que surgiiram as grandes obras da litertura universal? Em livro, não. Só uma minoria é que lia, mas nessa altura a opinião pública começava a ser formada e ali escritores. Há cerca de três anos atrás a empresa de criação de Rui Vilhena lançou um concurso para novelas e mini-séries... Calculo que muitos o tenham ficado pelo caminho... eu também. Pois mandei uma sinopse para uma novela. Hoje dar-vos -ei pistas para que possam fazer as vossas ou se preferirem... aqui vai a sinopse de uma história bem portuguesa.


Sinopse

"Saudade " Inspira-se na música de Cesária Évora . ESte folhetim centra-se na história de Dona Maria Gomes da Costa. Racista, é dona de uma pensão chamada Estado Novo. Tem três filhos legítimos, duas gémeas, Neutralidade Beligerantee Primavera Marcelista e ainda António de Oliveira Salazar ( mais conhecido por Pastilha ) . Os dois últimos filhos fugiram de casa pois não aguentavam uma mãe castradora, vingativa e religiosa e forreta . Neutralidade Beligerante desapreceu misteriosamnete na maternidade. Por isso Dona Maria procura a sua menina , sem desconfiar que ela é hoje em dia a "super-tia " Totta Mendes Botelho de Sousa . Por outro lado Dona Maria vive atormentada por um passado obscuro , cheio de excessos . Viveu uma paixão proibida com um negro. Quando a criança nasceu Maria abandonou a criança . Trinta e seis anos volvidos vive cheia de remorsos, ter abandonado o filho, acreditando de que o desaparecimento de Neutralidade Beligerante é um castigo de Deus.

Nos próximos dias daremos mais informações sobre esta história ou sobre outras que optarem Ou recuperar aquelas que iniciamos no início deste ano. Até breve.