fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

História Maya

História Maya, Ed. Nuestra América,

Este é um livro bíblico escrito por um "mamute maysta. Quando afirmo isto, falo-o com uma verdadeira venração, porque Tatiana Proskouriakov escreveu-o como um verdadeiro testamento arqueológico e artístico da história pré colombina. Aviso desde já que este não é um livro fácil, já que a autora tem um vasto conhecimento da língua epigrafia e métodos de datação implica quase a fazermos uma investigação purae dura sobre estas matérias. A autora não só dá pistas de investigação paratodos aqueles que queiram tomar esta área de investigação como a sua própria vida. O seu biografo indica os principais pontos dasua vida e como ela chegou à descoberta dos glifos mayas. Os leitores destelivro vêem-se então com uma pesquisa rica de um livro escrito por uma mulher fabulosa que descreve com a certeza de um renascimento cultural para esta área. Aspedras não só são os seus maiores confidentes, como serão extremamente utéis face a uma área que Portugal descobriu à reltivamente pouco tempo.

Aztec World,

Estecatálogo de exposição sobre o mundo azteca dá-nos uma visão apaixonante do quotidiano e da vidaazteca antes da chegada dos Espanhóis.As 252 páginas deste livro não podiam ser mais revigorantes perante as suas imagens . Editado por Elisabeth M. Brefiel e Gari M. Feinman os artigos primam por vários temas , são cuidados e ainda contém abundante bibliografia o que convém para quem se quer debruçar sobre estes temas que vão desde a saúde , os sacrifícios humanos à economia ao artesanato e aos artistas da época pré colonial . Este catálogo teve uma colaboração do Field museum de Chicago e mostra a pujança desta área nos Estados Unidos . Após a sua apresentação destes autores e ainda dos vários autores todos eles da Universidade Nacional do México , bem como os respectivos conservadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (México ) bem como os responsáveis de projectos arqueólogicos . Seguimos todo o seu contexto histórico , político , económico , bem como a representação e aforma como as mulheres eram apresentadas neste país . Esperemos que POrtugal e Museu de Arqueologia , ou a Gulbenkian e estaexpoisção passe por cá , só paraver se não temos que pegar na nossa ttrouxa e partirmos paraestes países em busca de um passado comum .

Etiquetas: