fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, julho 20, 2012

A EVOLUÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM PORTUGAL


Já que todos nós falamos continuamente nesta entidade jurídica. Coloca-se então a palavra: O que é? Ou o que representa o Ministério Público?
Face ao desconhecimento da noção de Ministério Público  ou o que representará esta mesma entidade, existem vários candidatos ou um só, ora o Estado representa os menores e mesmo até os interesses dos particulares, ao mesmo tempo ele é defensor e aplicador da lei. Surge-nos então uma questão  para investigarmos esta equação com diversas variantes: Como era o Ministério Público em Portugal durante o Estado Novo? Desconhecendo-se quem foi ou forma os servidores da justiça ao longo de 100 anos. Proponho então esta  mesma corrida a diversas entidades. Conclui-se pois a ambição deste mesmo projecto que se quer inovador e muito útil a futuras investigações. Daí que  serão muito úteis as Biblioteca da Procuradoria Geral da República, Biblioteca do Centro de Estudos Judiciários e o Sindicato do Ministério Público. Minhas senhoras e meus senhores, os dados  estão lançados… De que falamos quando  falamos de Ministério Público?