fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

domingo, junho 14, 2009

Passeio à Judiaria de Castelo Branco: breve reportagem



Cartaz do passeio



À partida, em frente ao Tribunal, com presença do Sr. Joaquim Morão,
Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o qual acompanhou todo o passeio







Decorreu esta manhã, por iniciativa da Delegação Distrital da Ordem dos Arquitectos, em colaboração com o Centro Artístico Albicastrense, pelas 9h45m, um passeio cultural à Judiaria de Castelo Branco, na Zona Histórica da cidade.
Segundo os promotores:
A iniciativa surge na sequência da descoberta dos limites, zona de expansão e porta da Judiaria de Castelo Branco. O passeio é guiado e comentado pelo Arquitecto José da Conceição Afonso, que, ultimamente, tem dedicado grande parte do seu tempo à investigação sobre a presença dos judeus em Castelo Branco e na Beira Interior.
O ponto de encontro do passeio é junto à estátua de Amato Lusitano, na Praça do Município, e os participantes irão ter a oportunidade de conhecer a história e vestígios da judiaria nas Ruas D’Ega, Caquelé, Misericórdia, Muro, entre outras.

O Arquitecto José Afonso não se cansou de defender, durante todo o passeio, o muito que está por estudar e que é necessário mais trabalho arqueológico.
Aqui fica o sublinhado, no entanto ficámos sem perceber a quem apelava o ex-responsável regional pelo IPPAR.

Mais:
http://oa-castelobranco.org/docs/noticias.php?idNoticia=17
http://www.catedra-alberto-benveniste.org/_fich/15/Castelo_Branco-_Mapa_da_Judiaria-Correspondencia_ao_Duarte-dArmas.jpg

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

  • At 10:18 da tarde, Anonymous AD said…

    Esta última foto é no mínimo com piada, tendo em conta que o próprio José Afonso me disse acerca de um atrás que não existiam quaisquer provas ou evidências concretas de que aquele portal estejam associado a judeus ou uma eventual sinagoga.
    Ainda não se tinham reformado, mas já só vi judeus à frente dele...


    AD

     

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home