fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, junho 04, 2008

A decisão de criar uma tertúlia nasceu aqui... numa tertúlia sobre agricultura biológica



Notícia publicada no dia 20 de Setembro de 2001, em "Gazeta do Interior", sobre uma tertúlia realizada a pretexto dum livro.
Depois da tertúlia sobre o anarquismo outra iniciativa sobre outro tema, a agricultura biológica, ou se quiserem sobre agricultura selvagem.
Conhecemos através Eduardo Trindade a tradução francesa da publicação do japonês Masanobu Fukuoka, "A Revolução de Uma Palha: Uma Introdução à Agricultura Selvagem", cuja  tradução em português foi publicada pela Via Óptima.
O título era sugestivo e a temática intrigante: agricultura "selvagem".
Convidámos dois agricultores biológicos para abordar a temática do livro em tertúlia, Eduardo Trindade e Luís Coutinho.
Tertúlia agendada para um sábado à tarde, aconteceu a 8 de Setembro de 2001, no Bar Mordilho, em Castelo Branco.
A decisão de criar formalmente uma tertúlia nasceu aqui.
A reflexão pós-tertuliana, sobre a ideia de criar uma tertúlia formal, sobre a validade deste modelo de organização e de participação dos cidadãos, resultaria no apoio à sua criação.
Nem um mês depois, a 5 de Outubro de 2001, reunia no Clube de Castelo Branco, a "Tertúlia", para debater a qualidade da nossa República, comemorando a Implantação da República. Tertúlia que a 1 de Janeiro de 2004 passava a chamar-se "Casa Comum das Tertúlias".
Aos que resolveram seguir as nossa pisadas tertulianas apenas AGORA... alguns deles nossos críticos, só podemos dizer que a causa tertuliana é uma grande casa que acolhe todos os que vierem por bem... sem ironia! O nome "Casa Comum das Tertúlias" não é por acaso.

NOTA:
Voltaremos ao assunto, ainda sobre esta iniciativa.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,