fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, abril 17, 2008

Exposição "25 de Abril: memória e projecto de um tempo recente"*



Exposição "25 de Abril: memória e projecto de um tempo recente", Da Campanha Presidencial de Humberto Delgado à tomada de posse do I Governo Constitucional.
Patente no Museu do Canteiro de 19 de Abril a 25 de Maio de 2008.
Exposição em parceria com o Centro de Documento do Instituto 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

Com esta exposição alusiva ao 25 de Abril de 1974, procura-se evocar de forma cronológica os eventos mais significativos das décadas de 60 e 70 até 1976 e dar uma imagem, quer da iconografia, quer da imprensa que marcou essa época.
A exposição é, assim, composta por uma cronologia ilustrada que se desenvolve de 1958 a 1976 e por uma selecção de jornais, revistas, cartazes, um documentário e documentos originais (panfletos, autocolantes e manuscritos).

Centro de Documentação 25 de Abril | Universidade de Coimbra
O Centro de Documentação 25 de Abril, criado por Despacho Reitoral nº 9/R/84,visa reunir materiais únicos, actualmente nas mãos daqueles que estiveram no centro das grandes e pequenas iniciativas que marcaram este período. O acervo do Centro de Documentação é já hoje importante e indispensável para o estudo do 25 de Abril de 1974, e mais importante irá sendo, à medida que a generosidade dos doadores contagie e provoque a de muitos outros. O Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra apela a todos quantos tenham em seu poder dados e documentos sobre o 25 de Abril, muitas vezes sujeitos a contínua deterioração para que os doem ao Centro na certeza que serão preservados nas melhores condições e garantindo-lhes uma função social relevante.

* Informação enviada pelo Museu do Canteiro, imagem incluída.

Etiquetas: , , ,