fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

domingo, abril 06, 2008

Sarzedas vila condal, por João Marinho dos Santos


Capa de "Sarzedas: vila condal", João Marinho dos Santos, Coimbra: Palimage, 2008
(Col. Raiz do Tempo, dir. Margarida Sobral Neto).
ISBN: 978-972-8999-46-9.
A obra reúne em livro 99 crónicas (sobre história e antropologia) publicadas durante dois anos, semanalmente nas páginas do jornal "Reconquista", pelo autor do livro, natural das Sarzedas e que contou com o apoio da Junta de Freguesia local e com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. Às crónicas junta-se um 100.º texto sobre fontes escritas para a história de Sarzedas.
A obra foi apresentada ontem, pelas 17h, no sede da Junta de Freguesia das Sarzedas.
Perto de duas centenas de sarzedenses, não poucos albicastrenses e alguns "forasteiros" não quiseram deixar de marcar presença.
O Professor Doutor João Marinho dos Santos, docente na Universidade de Coimbra, autor do livro, contou com a presença do 
apresentador, o Professor Doutor João Lourenço Roque, também ele um sarzedense, o Professor Doutor José Manuel Azevedo e Silva, a Professora Doutora Maria Helena da Cruz Coelho, o Mestre Mohammed Nadir, o fotógrafo Diamantino Gonçalves (que semanalmente nos delicia nas páginas do JF), o poeta e albicastrense Francisco Silva Amaro, o poeta e editor da Palimage Jorge Fragoso, o Mestre Pedro Salvado, o historiador da educação Helder Henriques, historiador Joaquim Moreira, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco Joaquim Morão, a Vereadora Cristina Granada, o Vereador Arnaldo Brás, o Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco Jorge Neves, o alcainense e secretário da Assembleia Municipal de Castelo Branco pelo PS Carlos Mingacho, o Presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas Anselmo Levita, a única jornalista presente Cristina Mota Saraiva, do semanário Reconquista e muitos outros não quiseram deixar de se associar ao momento.

A fanzine Tertuliando esteve lá!

Etiquetas: , , ,