fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, março 03, 2011

À Boleia pelo Egipto *

Introdução

A tragetória da presente área de investigação sobre a jovem história das civilizações pré – clássicas englobam as ditas civilizações do médio oriente antigo (egipto, mesopotâmia, israel, o corredor siro palestiniano e os indo-europeus ).

A recente revitalização dos cursos de história das universidades portuguesas nas universidades públicas e privadas passaram a ter especialistas nestas áreas. Assim sendo nos últimos anos têm se vindo a publicar trabalhos de mérito e defendido teses de mestrado e doutoramento com cuidado rigor científico. Isto quer dizer que o recente congresso sobre a sexualidade no mundo antigo e no ano passado o segundo congresso de jovens egiptólogos deu a conhecer um grupo competente dentro desta áreas das diversas universidades portuguesas (2006, Outubro, Museu da Farmácia ) Algum tempo atrás em conversa com uma colega chegou-se à conclusão que existe uma lacuna existente no mercado editorial português sobre o Antigo Egipto para os jovens portugueses que estudam estas matérias nos liceus. Assim sendo optámos por dar um fórum Projecto Hórus com o (Tertuliando )com o título provisório: As mil faces do Egipto por António Almeida .Mas acreditem que Projecto Hórus seria o seu título definitivo...O nome aqui não é despropositado ,muito pelo contrário... Quem não se lembra do falcão que junto ao jardim da Gulbenkian protege o fundador da Fundação Calouste Gulbenkian? Quem não se lembra da história de Hórus e Seth? Quem é este Deus que decide vingar a honra e morte de seu pai Osíris? Mas Hórus não é só uma figura apagada da mitologia egípcia que faz ainda parte da ideologia real( está presente na capa do livro do Professor Doutor José das Candeias Sales ( A ideologia real acádica e egípcia, Editorial Estampa, nº33, 1997) .
Mas há mais . A obra de Enki Bilal O imortal ( deu origem a um filme francês em 2004 que sintetisa a trilogia deste autor sérvio ) Hórus é um anti –herói , vilão , cruel aos nossos olhos tem menos de uma semana para procurar um corpo para habitar ( um ser humano que não tenha sido vítima da engenharia genética ) e arranjar uma mulher para procriar. Basta-lhes esses dois elementos essenciais para dar luz ao Projecto Hórus.
Deste modo tencionamos dar luz a um projecto em que haja um prole bem informada sobre esta e outras matérias . Optamos por isso dar juz ao nome de Hórus ao criarmos este curso livre. Fora dos contornos habituais dos manuais de religião, filosofia, economia e outras matérias. Durante os próximos meses propomo-vos uma visita guiada a esse maravilhoso país através de Alice a que a professora Maria Helena Trindade Lopes ( expôs na abertura do Congresso Internacional de Egiptologia em 2001 na Fundação Calouste Gulbenkian ( 4 de Abril de 2001 ).

O curso em questão centra-se em 8 módulos diferentes concentrando-se na arte, literatura, religião, morte, política, economia e as intrigantes mentalidades que nos fazem crer que estamos perante uma civilização exotérica. Procuremos dar a voz também a especialistas na área da jovem egiptologia portuguesa que tenham desenvolvido trabalhos nesta área. Desta forma possibilitamos dar uma outra visão às velhas questões: Havia escravatura no Egipto? Eram os deuses astronautas?
Para desmtificar estas questões pensamos que a sessão inaugural: À boleia pelo Egipto – uma análise pelos filmes e séries sobre o Antigo Egipto.
*Estão abertas as inscruições para quem quiser participar no nosso fórum de discussão. Até breve