fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, agosto 17, 2018

Conclusões

Mário-Henrique Leiria foi aluno da Escola Superior de Belas Artes,participou nas actividades do Grupo Surrealista de Lisboa, entre 1949 e 1951 e em 1961, depois de ser preso pela PIDE, instala-se no Brasil onde desenvolve várias actividades, como a de encenador e de director literário da Editora Samambaia. Voltou a Portugal em 1970. Publicou Contos do Gin-Tonic (1973), Novos Contos do Gin (1974), Imagem Devolvida, Conto de Natal para Crianças (1975) Casos de Direito Galáctico (1975), O Mundo Inquietante de Josela - fragmentos (1975) e Lisboa ao Voo do Pássaro (1979). Chefiou a redacção de O Coiso, suplemento semanal do diário A República. Aderiu em 1976 ao PRP - Partido Revolucionário do Proletariado. Alguns textos seus, escritos em colaboração, foram recolhidos na Antologia Surrealista do Cadáver Esquisito (1961), organizada por Mário Cesariny.
Mário Henrique Leiria é a visão aberta de alguém que não se conforma com aquilo que é estabelecido.
Desta forma compreendemos que é muito difícil estabelecer um manual , uma síntese deste escritor ditando que ele teve várias actividades desde publicitário a operário fabril em diversos movimento surrealista , abandonou-o , foi comunista ,mas acabou por sair do partido por se incompatibilizar com as mesmas ideias, voltando à política nos anos setenta pelo rescaldo da revolução dos cravos .

O Género Leiriniano

Podemos falar aqui que em Portugal surge um surrealismo tardio , e que o humor negro é um dos seus campos privilegiados , convivendo com outros aspectos da escrita surrealista : a ironia23 . Este movimento impõe uma subversão formal através dos contos e textos . Estes textos não ultrapassam as quatro linhas . Estão muito próximos da oralidade , muito próximos à anedota ou ao trocadilho que tantas vezes acompanha o quotidiano . O género leiriniano distingue-se por ser um texto curto trazendo o efeito surpresa mais explosivo ou outros através do conto . Mas será nos anos oitenta , após a sua morte que este autor será imortalizado por Mário Viegas , junto do público através da televisâo e rádio onde imortalizou estes Contos do Gin Tónico , Novos Contos do Gin Tónico .
A análise do autor em relação à sua religião judaica , a crítica mordal face a Deus e Moisés através de uma crítica ao serviço militar obrigatório adoptando-o quer para israelitas , quer para portugueses. Vejamos então o que ele diz :

“ Jeová achou que era altura de pôr as coisas no seu devido lugar. Lá de cima acenou a Moisés. Moisés foi logo, tropeçando por vezes nas lajes e evitando o mais possível a sarça ardente. Quando chegou ao cimo, tiveram os dois uma conferência, cimeira, claro. A primeira, se não estou em erro. No dia seguinte Moisés desceu. Trazia umas tábuas debaixo do braço. Eram a Lei. Olhou em volta, viu o seu povo aglomerado, atento, e disse para todos os que estavam à espera: - Está aqui tudo escrito. Tudo. É assim mesmo e não há qualquer dúvida. Quem não quiser, que se vá embora. Já. Alguns foram. Então começou o serviço militar obrigatório e fez-se o primeiro discurso patriótico. Depois disso, é o que se vê”.
Conclusões


A ficção científica tendo como tema a politica e a suas mudanças radicais,nas páginas anteriores analisamos alguns desses contos tidos como o expoente máximo da literatura surrealista portuguesa . Curta ,cáustica , satírica . Mário Henrique Leiria usou o trocadilho para nos servir um bom gintónico e levar-nos a um universo psicadélico . Como afirmaram alguns teórricos como João Barreiros na revista Ler a ficção científica usa mais o fantástico e o horror do que universos paralelos e viagens no tempo 25.
Como todos os grandes génios Mário Henrique Leiria teve diversos empregos como tradutor , encenador , temido por uns , amado por outros . Este autor ficará para sempre conhecido pela sua excentricidade , a sua fidelidade à ousadia que muito bem soube trazer num novo género literário . A pequena biografia que aqui apresentamos faz parte daquilo que registamos durante o período da nossa investigação , daqui conseguimos obter a estrutura do edifício leirianiano com todas as suas influências , fossem elas surrealistas, subversivas ou não.

Ainda é muito cedo para se construir uma biografia sobre este escritor surrealista . Além de termos poucas visões sobre o autor , onde encontramos dispersos publicados recentemente pela Estampa ,também selecionamos peças de teatro , críticas , pensamentos e ao mesmo tempo números de sócio , cartas de militante do aprtido comunista , fotografia do autor quando esteve preso.
países europeu , foi editor literário e encenador de teatro enquanto viveu no Brasil . Fundador da ficção científica em Portugal onde se pauta com características humorísticas onde reinam a ironia e o humor negro . Aderiu ao partido  comunista após uma viagem a Moscovo,onde se incompatibilizou com ideais do regime , dizendo que não era qualquer espécie de boneco.
No íncio dos anos cinquenta , Henriques Leiria foi preso pela PIDE na operação Papagaio
Durante uma década Mário Henrique Leiria partiu para a América Latina onde permaneceu pela Argentina( desconhecendo-se o que se passou durante este mesmo período) e Brasil ( onde foi director literário da editora brasileira Samandaia  e encenador de teatro).

A sua escrita ficará para sempre marcada pelos dois livros publicados os Contos do Gin Tónico e Novos Contos do Gin Tónico . No final da sua vida Mário Henrique foi homenageado numa exposição de arte retornando a entrar em contacto com o moviumento surrealista . Em 1976 adere ao Movimento Operário e quatro anos mais tarde virá a morrer deixando uma obra riquíssima de humor muito próprio. Talvez um dia possamos construir um manual onde poderemos construir um modelo mais consistente da obra leiriniana .


BIBLIOGRAFIA


FONTES


RESERVADOS ( BN – E. 22)
ANTT- PROCESSO 104


Idle , Eric, O Caminho para Marte , um romance pós –modem, Ed. Gradiva, 1 ªed , 2004, Produções Fictícias

Leiria , Mário Henrique , Contos do Gin Tónico , Ed. Estampa , 2007, 5 ªed.

Idem , Novos Contos do Gin Tónico ,5 Ed,Ed. Estampa 1999

Leiria , Mário Henrique, Casos de Direito Galático,1ªed,1975


ARTIGOS

Barreiros , João, “A edição em Portugal “in Ler , n.57,Inverno 2002, Francisco José Viegas (dir. de ) , ed. Circ.Leitores , p.68

Candeias , Jorge “Ficção Científica Portuguesa -filha de pais incógnitos”” in Ler n. 57 Inverno 2002, Francisco José Viegas (dir. de ) , ed. Circ.Leitores, pp59-60

Carmo , Carina Infante do “Tensão recreativa e subversão do poder no conto verbíssimo de Mário Henrique Leiria”universidade do Algarve , publicação on –line , 2005 , pp1-10

Seixas, João, “O realismo Fantástico “in Ler n. 57, Inverno 2002, Francisco José Viegas (dir. de ) , ed. Circ.Leitores , pp.50-55


ESTUDOS

Belcari , Agnese, Contos do Gin Tónico e Novos Contos do Gin di Mario Henrique Leiria : La satira come resistenza (2002/2003 ) , Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa , Universidade La Sapienza

Duarte , Lia Cupertino , Homem Risibilis , O humor de Monteiro Lobato na literatura infanto-juvenil , Dissertação de Doutoramento em Literatura Brasileira apresentada à Universidade de Assis , departamento de Ciências Humanas , 2006 ,

Kriller , Maria Manuela Pardal, Humor negro e surrealismo na obra de Mário Henrique Leiria ( Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa ) , 1994

Tchen , Adelaide Ginga, A aventura Surrealista ( Dissertação de Mestrado em História Contemporânea ) , FSCH .  1999