fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, setembro 22, 2022

História sob  Investigação : O estranho caso de onze anos de enjoo  que não deram nem árvore , nem livro  , nem  filho !  Há  mar e mar , há ir  e não conseguir voltar , ou será  que  o gênio   da lâmpada se perdeu  na ilha de Circe ou se apaixonou pelas Sereias ? 



Vindo das  areias do  deserto quente , das  tempestades  criadas por  uma série de acontecimentos nos últimos anos fui obrigado a afastar-me , não por motivo algum , mas por que  achava que  não tinha assunto algum . Escrevi aqui algumas histórias , outros ensaios escritos por mim , e dei-me  conta que  andava em círculos  tentando  escavar nas areias  como os  primeiros  arqueólogos no Iraque , Egipto diante de  uma série de grupos  coloniais franceses , ingleses , alemães , só não haviam  portugueses , como nas anedotas que aqui circulam pela  internet . Uns dizem e muito bem que  andamos entretidos  com a  guerra  civil , outros  esqueceram-se de  dizer que nem ligamos e que só fomos pedir  batatinhas  a Constantinopla por causa do  Canal do Suez e seguir para a  nossa  Goa , a nossa querida Goa que ainda  nos pertencia , depois  de termos perdido  o Brasil , só nos restava evidentemente África  e dela  queríamos salvar algo que  já havia pouco a  perder . Durante   tanto tempo  que  até quem  ousou  criar uma  Israel em  Angola . Sim , mas esse projeto não levou luz do dia , porque no dia  seguinte o governo em questão ruiu . Há pouco mais de dez anos eu decidi  pegar nessa  história e  fazer dela a minha  cruzada académica  a partir de um artigo de João Medina  editado  numa  história de Portugal nos ditos anos 90 . 
Pois  é  , meus caros , há   coisas que nos  surpreendem quando  falo nisto , as pessoas  olham-me que  se vissem um extraterrestre a pousar no nosso  quintal tal qual a música que a Amália  cantou " O senhor extraterrestre ". 


Parece que assim sendo  os extraterrestres que existem são tentados  a pousar na  sala  da nossa  casa e fazer infrações em pesquisas académicas , tais como estas  que começam em Angola e no período que estudamos estas  coisas estaríamos pela primeira  república , não ? Diz alguém com cérebro sem antes ter sido degustado pelo Hanibal Letter no final do  filme , para compreenderem  melhor esta demanda teremos que recuar  um pouco .  Afinal Angola é ou não é África , como diriam alguns anos do ensino básico ..  É ou não é ? Mais parece  um daqueles debates da RTP ....Esta Angola não é em África  ?pergunta  o locutor . - O que  isto quer  dizer ? Quer dizer que  alguns anos  antes  tivemos não só uma  batalha  enorme  com a  Inglaterra  com o mapa cor de rosa , e agora queríamos destruir o maravilhoso plano deles  , os nossos mais antigos aliados ingleses perderem  o seu maravilhoso potentado na  Palestina que antes havia sido  otomana . A Palestina Otomana  foi sempre  muito mais tolerante , pluricultural   com todos   os estrangeiros , e bastou os ingleses lá  chegarem  já firmados  e assinalando  os seus objetivos   com a Ação Sionista  Internacional que não deixou o pano avançar . Fixou-se  então a ideia peregrina que deveria  ser a Palestina  por lugar de direito e por  herança histórica .  Por essa razão quando  iniciava estes estudos  procurava  todos  os judeus portugueses  que teriam saído de Portugal em pleno século XVI e  teriam ido para  o império otomano e  nas suas  regiões em Tessalónica , e foi assim que eu  comecei a minha jornada  pelo império otomano , nas  viagens , nas buscas das relações de diplomatas portugueses em pleno século XIX . Pois é meus senhores , nem Getrude Bell teria tido tanta  chatice , nas suas  andanças pelo deserto e encontros  com Lawrence  da  Arábia , pouco mais de dez anos de escavar pesquisas ,  contactar  investigadores  estrangeiros , fossem eles  brasileiros ou não , espanhóis , alguns deles  que haviam  escritos livros e terem sido  diretores do Instituto Cervantes na Síria e publicar um  artigo numa revista académica quando um grupo de arqueólogos portugueses terem feito uma jornada na Síria procurando a rainha do Sabá , mas que  pouco   tempo depois a escavação teria  ido pelo  ralo ,qual  jiin   do filme recém estreado nas salas do cinema "Três Mil anos de desejo"  (  Que vos deixo umas pinceladas da  história através do trailer que ainda poderão assistir ao  filme  com direito a pipocas , porque depois se  vai falar em império otomano ....

 . Ora , os nossos  arqueólogos  coitados , tipo jiin de  uma  fantástica  história das mil e uma noites  ou de um  daqueles  romances  " Harun e um mar de bugigangas " de Salman  Rushdie daria para  dar  uma pincelada  nas  buscas quando  havia um reitor  de uma  dita universidade pública portuguesa ,  um outro arqueólogo   espanhol que  teria uma Bolsa Santander e um  outro professor  português  que já não está cá para contar a sua  história , paz à sua alma  , com alguns alunos de doutoramento .   E pouco tempo  depois , o que  foi feito desta  jornada , pois é veio a Primavera árabe  e acabou-se com o sonho mesopotâmico , mais parecia uma daquelas novelas globais com temas exóticos a lembrar as mil e uma noites . Mas  muito antes disso , houve uma menina  que achava  que era a  Alice no País das Maravilhas a pensar  que se houvesse um mundo tão cheio de deuses  haveria um natal todos os dias e com tantos presentes , o que não dizer das caras que  a menina  iria  encontrar no lugar de um inspetor de antiguidades e do chefe de  gabinete das antiguidades egípcias seria a própria rainha de Copas  a  cortar  cabeças ....E tudo isto me  faz lembrar  numa manhã na Gulbenkian quando se realizou o  grande congresso de Egiptologia " Os faraós  e a elite dirigente "  Ou seria melhor chamar " Os faraós e  a elite  decadente ? "  E algum tempo depois  era na  realidade o Chá das Cinco com  o Chapeleiro  Louco numa versão RTP num acontecimento  verdadeiramente único , o que é de fato muitas das pessoas que participaram nessa escavação perderam-se no caminho como Doroty diante  um furacão e lá se  foram os  sapatinhos que talvez tenham ido parar  à Rainha má do Oeste ....

Pois é meus  caros senhores é que as aventuras portuguesas  pelo médio oriente , têm  sol de pouca dura , alguém se lembra de Mênfis , a primeira escavação portuguesa no Egipto . Recordamos  aqueles que  ousarem chamar a  essa  Mênfis a terra de Elvis Presley pode sofrer  uma das maiores pragas do Egipto e passar  o Hallowen  na  futura  sala do faraó  Tutankamon . Tudo isto  para vos dizer senhores  que o médio oriente antigo só existe a bem  d averdade graças aos impérios  coloniais ingleses , franceses quando se lançaram há mais de  duzentos anos nestas aventuras arqueológicas , e agora um grupo de crianças mimadas querem  fazer -se à estrada , quando ninguém lhes leva  a sério a não ser que escrevam em inglês , porque ninguém acredita  no Egito sério e académico , mas nas maldições das múmias , nos demónios  dos filmes dos  Exorcistas , sem saberem que essas  figuras  eram na realidade amuletos de proteção . Pazuzu  devia processar Holywood  e nós as mentes mais tacanhas que  nos dizem que nos temos delírios de grandeza . Além da  grandeza que temos ou do desconhecimento  é que esses senhores  que hoje se  exibem feitos pavões nas salas de aula ou em revistas e congressos internacionais gritam e alguns deles parecem elefantes em lojas de cristais perderam o  foco ao tentarem escrever romances históricos  que ninguém entende. Nós também não entendemos  porque razão é que em Portugal se fala  tanto do Egipto Antigo , quando as pessoas não entendem  no que se passa atualmente .  Gostam  de uma  boa história das mil e uma noites , e acham que o harém  era um lugar de perdição  e continuam a achar que o iogurte é grego por causa dos anúncios de televisão e nem sequer sabem que ele tem origem turca . 

Acham-se tão cultos e continuam a chamar  ao   império otomano , império turco otomano sem entenderem que o turco otomano era a língua e não , não era, era apenas o  império otomano . Estais  errados , senhores , não só eram  Rosas , como poderia dizer a Rainha Santa Isabel , mas as  Rosas aquilo ali estão nem isso  adiantam  porque para a historiografia portuguesa contemporânea tudo se resume a uma  única   coisa a Portugal da Primeira  República , Estado Novo e  Segunda República . Ao que esta  Rosa da Santa Isabel disse num dos seus livros que  " O Estado Novo não é uma república . " Às  vezes as Rosas também têm espinhos basta para isso , verem " A Branca  de Neves  e os Sapatos  mágicos.... Voltemos então ao tema central ao bravíssimo império otomano e que se  calhar a  famosa Rosa deveria achar que o período em questão seria a um de um paizinho , ou  certamente num universo mais distópico  tipo Jogos da Fome , estilo estado novo em que os  jovens  teriam que  concorrer de  cada  distrito seria 18 ? Seria  o Estado Novo ? Ou seriam os  Jogos da Fome ? E seria  a rapariga com um vestido de  fogo de artilharia a reverenciar o  Orgulhosamente  Sós ? 
Pasme-se mas o  próprio  império otomano  como eu escrevi há alguns anos atrás era uma espécie de estado  distópico e para isso  terão que  ler  e  ver obviamente  a série e o  filme   citados atrás , mas há mais ... A razão porque se chama Otomano e não Turco Otomano , porque  a nossa literatura académica teima em chamar ...  Turco Otomano , como  se de um animal de estimação se  tratasse , mas não , não é . Nem eles achariam piada , e enviariam o pirata Barba Ruiva . 
Para já ficam  a saber que o seu fundador Osman Bey. Sim , um   rapazito que um dia  sonhou  que haveria de ter um império tão grande  como a árvore que nasceu do seu peito . Não acreditam então assistam à novela  Kourulus Osman  que teve três temporadas . Podem assistir pelo Youtube . Algumas séries  turcas estão na  Netflix  como " Ascenção  do Império Otomano " que foi transmitido depois pela Sic Mulher .... e há pouco mais de dois meses  foi publicado em português da Book Builders ,um livro   chamado  " Os séculos Otomanos " Ascenção e Queda de um império Turco .   Podem ir  comprar que não é nenhuma  biografia da Cristina  Ferreira ....

 Pois é  , depois de tudo isto não acham que existem semelhanças entre Portugal e  a Turquia ?  Na biografia mais recente sobre  Gulbekian , em  conversa com o seu autor descobri que  o  próprio Gulbenkian não escolheu Lisboa por acaso ,  mas porque  Lisboa lhe  fazia lembrar a  cidade de Constantinopla e depois Istambul !  Há talvez  vossas excelências teriam usado as vossas  celulazinhas cinzentas , como diria Poirot no  final de um  dos seus  romances policiais , cujo o primeiro  começou por ser escrito no Hotel Pera Palace , como vimos no  filme  " Três Mil anos de Desejo " , porque não foi escolhido ao acaso , foi aí que Agatha Cristie escreveu  um dos seus romances mais notáveis " Crime no Expresso do Oriente "  , primeiro  recusado  e mais tarde com direito a  dois filmes um de 1974  e outro mais recente de 2017 , e que vemos Hercule Poirot a sair de Istambul em pleno período de pós guerra  e  talvez um pouco antes da  sua  viagem que se  dá o crime . Talvez , Poirot   resolve-se esse mistério como escritor  fantasma já pensaram que se ele nos dissesse que na realidade , Azeredo Perdigão tenha  tido astúcia brilhante de  colocar aqui a Fundação em Lisboa , por ordem de  Gulbenkian ....  Talvez  por isso  a pedido  de Gulbenkian , porque o arménio tenha visto na   cidade de Lisboa  a cidade de Istambul , a sua  Constantinopla que um dia  viu ao  chegar e recordou os  tempos de um império em glória antes de  chacinar o povo arménio   . Também nós pensamos um dia   em sonhar  num Erasmus sem saber que nesse mesmo ano teria que ser adiada essa mesma  viagem por motivos  pessoais  e familiares . O que também sei para vos  deixar hoje que o vosso amado  e querido  Bram  Stoker que  criou o Drácula não inventou nada de novo , também no   império otomano haviam caçadores de vampiros , e hoje eles andam  por aí em escolas secundárias a repetir de ano  e chama-se Eduardos . Pobre  Drácula má sorte   em ter nascido  nesta  época e viria  para  uma escola secundária  de  telemóvel vampírico e  claro que óculos preparados para o novos tempos  e que se apaixonaria por uma  portuguesinha e  chamar-lhe-ia "  Meu chouricinho de sangue , meu amor "o que daria uma  espécie de "Morangos  com açúcar e vodka  negro " ou chamar-se -ia " Hotel da   Transilvânia do  Bairro Alto "

Porque  como uma  vez alguém disse  " Tudo , nasce  e corre  a  partir do império otomano . Primeira  guerra mundial , guerra da Jugoslávia , Guerra Israel- Palestina , Primavera árabe, tudo  corre  de  um  único lado  império otomano ,por favor parem  apenas de olhar para o passado , quando  temos as coisas aqui mesmo bem presentes e deixem de pensar nas coisas como se fossem gavetas . O mundo é muito mais do que um simples closet de  gavetas de  roupas acabadinhas de  comprar .  Muito obrigado pela vossa  atenção . O génio da lâmpada  precisa de se deitar porque  hoje já viu muita coisa depois de dez anos enquanto esteve engarrafado . 

  Por  isso , agora o Génio da  Lâmpada  das Mil e Uma  noites enfiado numa garrafa  teve  vários anos de enjoo  foram  tantos os balanços da sua  história que  nem uma sinopse ou uma logline dariam para  contar , talvez porque ele  não foi Osman  Bey o  fundador  do império otomano, nem sequer lhe nasceu uma  árvore mágica  nos seus peitos , tal como uma  personagem  da Marvel  com super poderes , nem ter  capacidade de  mandar  em escavações arqueológicas  quer no Egipto ou na  Síria e mandar de volta os   pseudo  arqueólogos  num tapete  voador , ou mandar de  volta  a  Alice  Lusófona   num tapete enroaldinho  para as  ruínas de Troia e procurar  os elementos mágicos  dos  Queen    na casa da Princesa  , onde possivelmente  poderia  tomar chá com a sua rainha Isabel , com Padinton   e todo o imaginário infantil  inglês  ... Ou não lhe aparecessem  também os  Teletubies incluídos numa  das suas aulas " De que  falamos  quando  falamos do império Otomano ? "
Depois disso  tudo o nosso  jinn , ou génio que não era alado ,  nem estava  em relevos neo-assírios  andou de um lado para o outro   pelo mar de areia  e descoberto talvez  por um desses  arqueólogos   ou pela antropóloga  do filme  " Três mil anos de Desejos " interpretada pela  Tilda Swinton .   Não , também o  génio não  mudou de rosto  nem aportou em Lisboa para fundar uma  cidade  chamada  Olissipo que  hoje  se   poderia  chamar Lisboa , onde todos nós gostamos de ver  a arte islâmica  e  todas as  coisas que  conseguimos  contemplar    as  belezas orientais  , e talvez  terminar com aquele verso  dos Lusíadas quando Pedro  colocou a  coroa  à sua  bem amada e  diz "  Estavas linda Inês , posta em sossego " . Digo-vos isto  , eu não sou o génio , nem alado  , nem demónio árabe , mas  esta demanda  preciosa , mais parece esse magnífico canto   dos  Lusíadas , talvez as Tágides do  Tejo condem ou absolvam   ou condem os   conspiradores  da morte dessa  bela história de amor   que se trata  desse de uma  Inês  de  Castro  vista no norte de África , numa  Síria com Agatha  Christie   ou assistindo  qualquer novela turca   à espera do  Apocalipse onde   todos aqueles que  a  condenaram um dia sejam  julgados  por  toda a eternidade . Assim  também eu espero que certas pessoas  sejam  julgadas não só por  aquilo que eram  , mas  pela sua arrogância e cegueira  intelectual e das suas  vaidades ,    só me  recordo  agora  do famoso  trecho do livro de Eclesiastes 1 :2 -18 " Oh  , vaidade das vaidades , tudo é vaidades. Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele  faz debaixo  do sol , uma geração vai e outra vem ...." Não basta  descrever o  texto  todo , apenas  que  senti necessidade  de  descrever  esta história de  onze ou  doze anos de enjoo  de um génio  que não conseguiu sair  do pequeno frasco para   escrever a sua  história , apenas eu  decidi descrever-lhes esta mesma  história que me  contaram a mim " Porque afinal , há génios e génios , lâmpadas e frascos , e  mercadores  de onde os  ir buscar "  Obrigado , Génio , porque tiveste  a coragem de  rebelar contra  os teus  augozes !