fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sexta-feira, agosto 22, 2014

Soneto de Itabuna, de Cyro de Mattos

Soneto de Itabuna*


Encontro-me no verde de teus anos,
Como sonho menino nos outeiros,
Afoitas minhas mãos de cata-ventos
Desfraldando estandartes nessas ruas.

São meus todos esses frutos maduros:
Jaca, cacau, mamão, sapoti, manga.
E esta canção que trago na capanga
É o vento soprando nos quintais.

Quem me fez estilingue tão certeiro
Nos verões das caçadas ideais?
Quem nesse chão me plantou com raízes

Fundas até que me dispersem ventos
Da saudade e solidão? Ó poema!
Ó recantos! Ó águas do meu rio!


*Cyro de Mattos 


Nota editorial:
Cyro de Mattos é baiano de Itabuna. Poeta, contista, romancista e autor de livros para crianças. Premiado no Brasil e exterior. Publicado com livros pessoais em Portugal, Itália, Alemanha e França. Participou como convidado do Terceiro Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra, em 1998, Feira do Livro de Frankfurt em 2009 e XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos da Fundação Cultural de Salamanca, na Espanha, em 2013. É membro do Pen Clube do Brasil, Ordem do Mérito da Bahia e Academia de Letras da Bahia.
Autor de vários livros entre eles "O que eu vi por aí", com ilustrações vivas e coloridas da polaca Marta Ignerska, uma publicação da Editora Biruta e do romance "Os ventos gemedores", editado pela Letra Selvagem, as suas obras mais recentes.

Etiquetas: , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home