fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, junho 21, 2011

Quem conta um conto

Todos nós acreditamos em números , de que eles nos falam e que pela via das dúvidas são acima de tudo exactos. O que hoje vos proponho são duas leituras completamente diferentes através do cinema e da literatura.
Sejam eles as fórmulas ditadas pelos flocoristas no século XIX, ou mais recentemente 2005 e 2009 duas novas versões dos irmãos Grimm e da famosa História da Princesa e o Sapo. Há quem tenha olhos rasgados ou preentóriamente fechados a outras visões, agarrados aos seus cordões umbilicais nacionalistas.

Olhamos para as histórias infantis como fórmulas de entreter as crianças, mas nem sempre temos a vocação para olhar para dentro,nem queremos ver o obvio, seja a actividade sexual, a morte, o regresso da mãe morta transformada em ossos. Que o diga Francisco Vaz da Silva em Gata Borralheira Quantos de nós não gostaríamos que a nossa vida fosse um conto de fadas?

Aqui fica uma dica... e um apelo... para que possamos reconstruir o nosso imaginário infantil... quem não nos quer enviar um conto tradicional da sua zona?
Aqui fica o mail :

almeida.antonio00@gmail.com