fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

sábado, janeiro 26, 2008

Luíz Oosterbeek fala da ARKEOS em Castelo Branco (I)

Breve reportagem fotográfica fanzínica...

A qualidade fotográfica não é a melhor, facto pelo qual aqui deixamos as nossas desculpas, seja como for, aqui fica documentada uma iniciativa tertuliana.

Tertúlia
"ARKEOS E CEIPHAR: Arqueologia e Pré-História em debate"
Com: Prof. Doutor Luiz Oosterbeek
(Director do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar)
Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco,
26 de Janeiro de 2008, 15h
Organização:
Casa Comum das Tertúlias



O convidado: Luiz Oosterbeek


Vista parcial da tertúlia: Luís Filipe, Pedro Salvado, José Afonso...


Vista parcial da tertúlia:
José Afonso, Deolinda Bastos (quase totalmente tapada), Manuel Lopes Dias, Celeste Capelo, Maria João Capelo e Luiz Oosterbeek.

A Casa Comum das Tertúlias agradece ao Prof. Dr. Luiz Oosterbeek o facto de ter aceite o nosso desafio, ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior por ter acolhido mais uma iniciativa nossa e a todos os presentes. Em relação a estes últimos, permitam-nos destacar algumas presenças, alguns dos quais tertulianos habituais: o investigador Pedro Miguel Salvado, a nossa colega de História Maria João Capelo, o investigador Luís Filipe (que recentemente defendeu uma tese sobre Francisco Tavares Proença Júnior) e o arquitecto José Afonso.
Ainda os nossos cumprimentos para a nossa tertuliana Deolinda Bastos e para o tertuliano e engenheiro Manuel Lopes Dias.

O projecto editorial da ARKEOS, o trabalho do CEIPHAR, o trabalho da ArqueoJovem, o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, de Mação, o acolhimento que Instituto Politécnico de Tomar em relação às áreas científicas da História, da Pré-História, da Arqueologia, do Património e afins, as "guerras" da arqueologia, a denominação das regiões portuguesas, a leitura sobre a investigação arqueológica em Portugal e o papel que nela teve Francisco Tavares Proença Júnior, a experiência da "Geração Tejo"...

Abordado ainda na tertúlia o Colóquio Internacional "Cem anos de investigação arqueológica no Centro Interior", o qual decorrerá a 17 e 18 de Abril de 2008, em Castelo Branco, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
A organização será do Museu Francisco Tavres Proença Júnior e da sua Sociedade de Amigos, a SAMFTPJ, para já ainda só com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e sendo a coordenação científica do nosso convidado de hoje, o tema veio à baila.

Etiquetas: , , , , , , , ,

2 Comments:

  • At 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Isto não foi lá bem assim como relata. NÃO HOUVE TERTÚLIA NENHUMA. Sabe bem quem proferiu as únicas prestações de jeito. O Luís tem que moderar mais.

     
  • At 9:16 da tarde, Blogger Luís Norberto Lourenço said…

    Muito gostaria eu de debater consigo, não sabendo quem é "A", não vou comentar o seu comentário sobre o meu exercício de moderação, nem sobre o que é uma tertúlia, nem sei se é um(a) dos(as) tertulianos(as) presentes.
    Venha à luta, identifique-se e explique o que entende por tertúlia e como se deveria moderar uma, então eu próprio poderei convidá-lo(a) para moderar uma...
    Assim, ficaremos a ganhar todos com o debate franco e aberto.
    Mais, se esteve mesmo lá, envie-me um comentário devidamente identificado com o BI em anexo para:
    casa_comum_tertulias@portugalmail.pt e nós publicaremos aqui neste blog.

    Atentamente,
    Luís Norberto Lourenço
    (Org. Casa Comum das Tertúlias)

     

Enviar um comentário

<< Home